Acre
Moradores tem casa invadida por lama de obra de hospital em Brasiléia
Alexandre Lima
Os moradores do Bairro Alberto Castro, localizado na parte da cidade de Brasiléia, estão tendo problemas nos dias chuvosos. Cerca de 40 residências estão sendo invadidas pelas águas, devido o sistema de drenagem feitos pelo projeto Ruas do Povo, não oferecer a drenagem adequada.
Estes problemas que se arrastam a mais de três anos e os moradores passaram a ter outro. Nos dias de chuva, o barro usado no aterro atrás da obra do novo hospital regional construído pelo governo do Acre, está descendo e invadindo ruas e casas.
Se aglomera aí, o entupimento dos bueiros, que por suas vez, a água e a lama sem ter pra onde ir, está passando para os quintais e invadindo as residências, deixando os moradores sem ter o que fazer, a não ser retirar seus pertences de dentro nos dias de chuva.
O caso já foi denunciado no Ministério Público pelo moradores que pedem providencias em relação ao problema. A Prefeitura vem tentando desobstruir os bueiros que estão sendo invadidos pela lama do aterro do hospital nos dias de chuvas.
“As ruas foram feitas acima do nível das casas, e quando chove, é esse problema de não ter pra onde escoar. Para piorar, essa obra do hospital que está levando a lama para dentro de nossas casas e dando prejuízo pra nós”, reclamou um dos moradores.
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale















Você precisa fazer login para comentar.