Acre
Moradores de Assis Brasil tapam buracos deixados pelo Programa Ruas do Povo
O Programa Ruas do Povo, foi criado pelo Governo do Estado para “melhorar” as condições de trafegabilidade nos municípios do interior, mas na realidade não acontece assim, porque o asfalto feito foi de péssima qualidade e mais fino do que uma folha de alumínio.
Todos os municípios aonde foram colocados o asfalto do povo estão passando pelo mesmo problema: grandes crateras no meio das ruas e moradores insatisfeitos. E como se não bastasse quem leva a culpa do trabalho mal feito do Governo são os Prefeitos que com pouco recurso e enfrentando a maior crise econômica que o país já enfrentou nos últimos tempos, não podem fazer muito pela cidade.
Em Assis Brasil moradores indignados foram para a rua tapar os buracos, “Estamos tapando pra podermos passar com carros porque senão acaba com os veículos, ” disseram.
Vale destacar que, de acordo com informações, o convênio firmado pelo Governo do Estado com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) asseguraria a manutenção das ruas pelo período de cinco anos e somente depois desse tempo seria entregue para as Prefeituras e a partir daí que a responsabilidade passaria para os gestores municipais, partindo desse pressuposto, pode-se observar que está acontecendo o contrário, o Governo mesmo sendo o responsável e detentor dos recursos para manutenção das vias, joga a responsabilidade para os municípios que não tem como fazer as devidas recuperações.
Em entrevista o Prefeito de Assis Brasil, Humberto Gonçalves, o Dr. Betinho (PR), disse que apesar da falta de condições e problemas enfrentados com a Maromba do município, está mandando fazer uma grande quantidade de tijolos para fazer uma operação tapa buracos em todas as ruas da cidade e assim suprir a ausência do Estado que não cumpre com o seu dever.
Por Antonia Nascimento
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale






Você precisa fazer login para comentar.