Geral
Moradora perde tudo após temporal arrancar telhado e derrubar paredes de casa no AC
Maria da Conceição, de 61 anos, estava dentro de casa quando viu o vento arrancar telhado por inteiro e três paredes da casa dela desabarem. Ela não se feriu e está abrigada na residência de um vizinho.

A autônoma Maria da Conceição Nascimento de Morais, de 61 anos, viu a casa que construiu ao longo de três anos ser destruída em questão de minutos durante o temporal que atingiu a capital acreana, Rio Branco, nessa segunda-feira (5). O telhado da casa foi arrancado por inteiro e três das quatro paredes caíram atingido móveis e objetos da moradora.
Da residência, que fica na Estrada do Quixadá, Maria da Conceição conseguiu recuperar algumas roupas, utensílios e objetos pequenos que não foram danificados pela água da chuva ou pelos escombros. Ainda muito assustada com o que aconteceu, a moradora conversou com o g1 e falou do alívio de não ter se ferido durante o temporal e lamentou ter perdido a casa.
“Eu estava dentro de casa, quando o vento veio foi de uma vez e arrancou o telhado e jogou para trás. Arrancou todo o telhado, a parede da frente caiu toda também. Quando arrancou o telhado, fiquei na porta do banheiro. Quando caiu a porta do lado que eu estava, pulei por cima do resto que ficou e sai correndo”, relembrou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/X/x/UvSyA6RSaTbLIyqBZlvA/whatsapp-image-2022-12-06-at-17.08.56.jpeg)
Amigos, filhos e conhecidos da moradora ajudaram a retirar os escombros — Foto: Arquivo pessoal
Maria da Conceição mudou para a casa no dia 18 de dezembro do ano passado. A residência foi construída com as economias que juntou ao longo da vida. “Molhou tudo. Acabou com tudo, o guarda-roupa quebrou todo, minha cama. Não sei o que esperar, não tenho como fazer outra casa, passei muito tempo fazendo economias para a casa e aconteceu isso”, lamentou.
A moradora disse que o que sobrou foi levado para a casa de um vizinho. Nesta terça (6), os filhos, amigos e conhecidos ajudaram a retirar os pertences da moradora dos escombros. “Tenho só fé de vencer mesmo, mas não sei quando. Ontem [segunda, 5] não dormi. A gente vê tudo se acabar, as coisas que tanto lutei, a gente economiza até na comida para construir e acontece uma coisa dessa”, disse emocionada.
Ocorrências
A Defesa Civil de Rio Branco atendeu 52 ocorrências de quedas de árvores, destelhamentos e queda de torre de telefonia durante o temporal. Órgão monitora alguns bairros atingidos.
Com a queda de árvores, vários bairros de Rio Branco ficaram sem energia elétrica. Segundo a Energisa, a tempestade provocou um aumento de 600% no volume de ocorrência se comparado a um dia normal.
A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros do Acre informaram que os ventos atingiram a velocidade de 77 km em alguns momentos durante a chuva. Em 24 horas choveu quase 50 milímetros na capital.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/c/L/3ivi0YRha9xJ6cOmm4bQ/whatsapp-image-2022-12-05-at-18.27.46.jpeg)
Torre de telefonia desabou em cima do prédio da delegacia — Foto: Arquivo/Polícia Civil
Uma torre de telefonia caiu em cima do prédio da Delegacia da 3ª Regional, no bairro Adalberto Sena, em Rio Branco. Conforme a Polícia Civil, o acidente deixou vários estragos no local, como danos em equipamentos e parte da estrutura. Ninguém ficou ferido.
Entre os bairros mais afetados pelo temporal estão:
- Apolônio Sales
- Jarbas Passarinho
- Xavier Maia
- Adalberto Senna
- Tucumã
- Volta Seca
- Vila Albert Sampaio
- Vila Acre
- Benfica
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/l/s/iPnD3ZRxyOCqZJokj3lg/alertatempestade.jpg)
Dois avisos do Inmet alertam para temporais no Acre nesta terça-feira (6) — Foto: Reprodução/Inmet
Novos alertas de temporal
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para novas tempestades entre esta terça e quarta-feira (7). Os dois alertas, um amarelo e outro laranja, foram divulgados nesta terça.
São esperadas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros no dia, com ventos intensos, que podem chegar de 60 a 100 quilômetros por hora.
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Os avisos são para todas as regiões do estado.
Comentários
Geral
Ação integrada da PCAC resulta na prisão de suspeitos de tortura e na apreensão de adolescente
A Polícia Civil do Acre (PCAC), em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu nesta sexta-feira, 5, três homens e apreendeu um adolescente suspeitos de envolvimento em crimes de tortura em Marechal Thaumaturgo, violação de domicílio, ameaça e associação criminosa. A operação ocorreu logo após a vítima conseguir escapar e pedir socorro.

Polícias Civil e Militar prendem três homens e apreendem adolescente por tortura e associação criminosa no interior do Acre. Foto: cedida
De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, que coordenou a ação juntamente com o tenente João Oliveira, o grupo teria invadido a residência de um usuário de drogas, onde passou a espancá-lo enquanto proferia ameaças de morte. “Eles afirmaram que iriam matar a vítima. Ele conseguiu se desvencilhar e procurar ajuda da irmã, que veio até a delegacia pedir apoio”, explicou o delegado.
A partir do pedido de socorro, as equipes policiais iniciaram diligências imediatas e localizaram todos os envolvidos. Entre os detidos está um indivíduo apontado como “frente” de uma facção criminosa que atua no município. Segundo o delegado Marcílio, durante a condução ao cárcere, o suspeito chegou a ameaçá-lo de morte: “Ele disse que, ao sair da cadeia, iria me matar caso eu o prendesse”, relatou.
Os três adultos detidos passarão por audiência de custódia, enquanto o adolescente permanecerá apreendido à disposição da Justiça, aguardando decisão judicial posterior.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Você precisa fazer login para comentar.