Conecte-se conosco

Acre

Ministra Simone Tebet anuncia recuperação de 200 km da BR-364 e investimentos para valorização do Acre como rota de comércio para a China

Publicado

em

Durante o encontro Rotas de Integração Sul-Americana, realizado pelo governo do Acre na última terça-feira, 9, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ao lado do governador Gladson Cameli, fez uma série de anúncios de grande relevância para o desenvolvimento do estado.

Em sua apresentação, a ministra destacou investimentos voltados para a valorização da região, com ênfase na recuperação de 200 km da BR-364 e na transformação do estado em rota de comércio em direção ao Peru, visando alcançar a China.

No Acre, Simone Tebet apresentou o projeto das cinco Rotas de Integração Sul-Americana. Foto: Diego Gurgel/Secom

O projeto das cinco Rotas de Integração Sul-Americana foi apresentado pela ministra, com destaque para a Quadrante Rondon, que tem como objetivo conectar o Norte do Brasil aos portos do Peru, proporcionando ao Acre uma via estratégica para o Oceano Pacífico. O projeto, concebido após consulta aos 11 estados brasileiros que fazem fronteira com países sul-americanos, visa fortalecer o comércio regional e reduzir os custos de transporte de mercadorias.

O Acre é diretamente beneficiado pela Quadrante Rondon, que oferece uma rota para o Pacífico por meio dos portos do Peru. Como parte integrante dessa iniciativa, o estado contará com nove obras relacionadas à integração, previstas no Novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), envolvendo infraestrutura de transporte, energia e digital.

Durante sua apresentação, a ministra Simone Tebet reforçou o compromisso do governo federal com a integração regional e anunciou que todas as obras necessárias para as cinco rotas de integração estão em andamento.

Entre as principais obras que beneficiam o Acre incluídas na Quadrante Rondon, estão a Ponte de Guajará-Mirim (RO) e a finalização do Anel Viário de Brasileia, que está sob responsabilidade do governo federal. Esses investimentos históricos têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento do estado, tornando-o uma peça-chave no cenário de integração regional e na rota de comércio em direção à China.

Ao lado do governador Gladson Cameli, Simone Tebet destacou a recuperação de 200 km da BR-364 já para maio. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Por que agora é pra valer? A gente sonha com isso há 30 anos e todos os presidentes que passaram, independente de coloração partidária, plantaram uma semente. Naquele momento era uma utopia, mas, quando nós mapeamos as rotas, visando ouvir primeiro os governos dos estados, como fizemos, traçamos as rotas já existentes, e eu mesma me surpreendi que as cinco rotas poderiam sair do papel em 3 ou 4 anos. Nós não estamos vendendo sonhos, mas concretizações”, declarou a ministra.

Além disso, embora não esteja dentro do PAC, ela anunciou a confirmação da manutenção de 200 km da BR-364, com início previsto já para maio deste ano.

Com essa iniciativa, o governo federal demonstra seu compromisso em transformar o Acre em um polo de desenvolvimento e promover a integração regional, contribuindo para o crescimento econômico e a valorização do estado e de toda a região amazônica.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Escola de Música DÓRÉMI leva talentos de Epitaciolândia à TV Amazônia

Publicado

em

TV Amazônia filial da RedeTV no Acre convida talentos de Epitaciolândia para o Sexta Cultural

Alunos da Escola de Música DÓRÉMI, de Epitaciolândia, participaram do programa Patrulha Cidade, exibido pela TV Amazônia, afiliada da RedeTV!, durante o quadro “Sexta Cultural”, O apresentado por Senildo Melo, na última sexta-feira (20).

O programa, que possui audiência nacional, tem como proposta abrir espaço para talentos da capital e do interior do Acre, oferecendo visibilidade a artistas em início de carreira. Nesta edição, o professor Jessé de Oliveira, da DÓRÉMI, foi convidado a levar alunos destaques da escola para se apresentarem ao público.

Durante a participação, os estudantes realizaram apresentações musicais que incluíram repertório variado, com destaque para canções gospel. Também participou do programa a missionária Eldan Araújo, da Igreja Assembleia de Deus Celebração Familiar, que emocionou o público com louvores, acompanhada ao violão pelos músicos Jessé e Elvis.

Além das apresentações, o programa contou com entrevistas conduzidas por Senildo Melo, interação com o público por meio de comentários e elogios, e uma reflexão sobre a importância de incentivar novos artistas — papel desempenhado pelo quadro “Sexta Cultural”.

Entre os depoimentos, a missionária Eldan Araújo destacou que a participação representou a realização de um sonho e a confirmação de promessas em sua vida. Já os alunos Arthur, Dalton e Jaci Kelly agradeceram a oportunidade e falaram sobre o desejo de seguir carreira na música.

O professor Jessé de Oliveira também ressaltou o trabalho desenvolvido pela Escola de Música DÓRÉMI, onde, há quase cinco anos, ministra aulas em seus horários livres.  Com apoio do prefeito Sérgio Lopes, a iniciativa tem contribuído para revelar novos talentos em Epitaciolândia.

Acompanhe a transmissão abaixo:

Comentários

Continue lendo

Acre

Fundhacre participa de mutirão nacional do Ministério da Saúde e realiza cirurgias que ampliam acesso de mulheres pelo SUS no Acre

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza, neste sábado, 21, e domingo, 22, um mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher. A ação integra o programa nacional Mais Especialistas, do Ministério da Saúde, e ocorre em alusão ao Mês da Mulher.

A iniciativa ocorre de forma simultânea em todo o país, envolvendo unidades hospitalares públicas, privadas e filantrópicas. O objetivo central é ampliar o acesso da população a procedimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Equipe médica realiza procedimento cirúrgico durante mutirão. Foto: Gleison Luz/ Fundhacre

Na Fundhacre, os atendimentos foram concentrados no centro cirúrgico da unidade, beneficiando pacientes previamente reguladas. Ao todo, foram executados procedimentos de diversas especialidades, visando garantir agilidade e reduzir as filas de espera.

Durante os dois dias de mobilização, estão sendo executados procedimentos de diversas especialidades, como tireoidectomia total, plástica mamária não estética, reparo de manguito rotador, ressecção de cisto sinovial e tratamento de varizes. A ação contempla também demandas ginecológicas, incluindo histerectomias e curetagens, garantindo agilidade no atendimento e redução das filas de espera.

Antonia Neide, paciente contemplada pela ação relata. “Eu sentia muita dor no ombro e, quando trouxe os meus exames, o médico recomendou a cirurgia imediatamente. Graças a Deus, esse procedimento será realizado hoje. Esses mutirões são muito importantes, porque ampliam o acesso aos atendimentos. No meu caso, como eu trabalhava fazendo movimentos repetitivos, acabei desenvolvendo alguns problemas no ombro”, afirmou.

Antonia Neide é uma das pacientes beneficiadas pelo mutirão de cirurgias. Foto: Gleison Luz/ Fundhacre.

A inclusão da Fundhacre na mobilização nacional foi viabilizada após agenda institucional junto ao Ministério da Saúde, no início de março. O alinhamento reforça o compromisso do Estado com estratégias nacionais de atenção especializada e atendimento humanizado.

The post Fundhacre participa de mutirão nacional do Ministério da Saúde e realiza cirurgias que ampliam acesso de mulheres pelo SUS no Acre appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco avança com 50% das obras do novo Mercado Elias Mansour

Publicado

em

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, realizou uma visita às obras do novo Mercado Elias Mansour, localizado no centro da capital acreana, acompanhado de autoridades municipais, estaduais e equipe de governo. A obra da Prefeitura de Rio Branco já alcança cerca de 50% de execução e é considerada uma das mais importantes intervenções estruturantes da atual gestão.

Foto do Novo Mercado Elias Mansour
Autoridades visitam às obras do novo Mercado Elias Mansour, localizado no centro da capital acreana. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A agenda realizada na manhã deste sábado (21), contou com a presença da primeira-dama e chefe de Gabinete, Kelen Bocalom; do vice-prefeito, Alysson Bestene; do senador, Márcio Bittar; do secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira; do presidente da Câmara Municipal, Joabe Lira; além de outros secretários municipais e autoridades.

Foto do Prefeito Tião Bocalom e do Senador Márcio Bittar
“Já estamos com quase 60% da obra pronta e, se Deus quiser, antes de setembro entregaremos esse mercado à população”, asseerou Tião Bocalom. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O prefeito Tião Bocalom ressaltou a importância da parceria institucional e o impacto da obra para a capital. “Essa é uma grande parceria que viabilizou esse investimento. Já estamos com quase 60% da obra pronta e, se Deus quiser, antes de setembro entregaremos esse mercado à população. Mesmo que não estejamos mais à frente da Prefeitura, nossa equipe e o futuro prefeito, Alysson Bestene, darão continuidade e farão essa entrega tão importante”, asseverou.

Investimentos e revitalização da área

O investimento total gira em torno de R$ 35 milhões, provenientes de emendas parlamentares e de contrapartida da Prefeitura de Rio Branco.

Foto do senador Márcio Bittar
“Além do mercado, também há investimento para a praça em frente, que permitirá que as pessoas voltem a contemplar o rio”, afirmou Bittar. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O senador Márcio Bittar destacou os recursos destinados e a transformação urbana que o projeto irá proporcionar. “Esse recurso foi destinado ainda quando fui relator do orçamento. Além do mercado, também há investimento para a praça em frente, que permitirá que as pessoas voltem a contemplar o rio. É um espaço que beneficiará moradores e visitantes, fortalecendo o turismo e a economia local”, afirmou.

Foo do vice-prefeito, Alysson Bestene
“Esse mercado será um cartão-postal da cidade, um espaço moderno que atrairá visitantes e fortalecerá a tradição local”, frsiou Alysson Bestene. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O vice-prefeito Alysson Bestene enfatizou que o novo mercado será um marco para o desenvolvimento de Rio Branco. “Esse mercado será um cartão-postal da cidade, um espaço moderno que atrairá visitantes e fortalecerá a tradição local. Também será fundamental para os pequenos produtores, que terão um espaço adequado para comercializar seus produtos, gerando renda e oportunidades”, frisou.

Execução da obra

Foto do Cid Ferreira
“A obra está caminhando dentro do cronograma, com aproximadamente 50% executada”, salientou Cid Ferreira. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, explicou o andamento e a complexidade da construção. “A obra está caminhando dentro do cronograma, com aproximadamente 50% executada. Trata-se de uma obra complexa, que exige muitos detalhes, principalmente no acabamento, pois não é apenas um mercado, mas também um ponto turístico. Estamos construindo com alto padrão, envolvendo arquitetura, paisagismo e urbanismo”, salientou.

Previsão de entrega

A expectativa da gestão municipal é que a obra seja concluída nos próximos meses, consolidando o Mercado Elias Mansour como um novo polo turístico, comercial e cultural da capital acreana.

Novo Mercado Elias Mansour Fotos Val Fernandes 1
Novo Mercado Elias Mansour Fotos Val Fernandes 16
Novo Mercado Elias Mansour Fotos Val Fernandes 14
Novo Mercado Elias Mansour Fotos Val Fernandes 12
Novo Mercado Elias Mansour Fotos Val Fernandes 9
Novo Mercado Elias Mansour Fotos Val Fernandes 8
Novo Mercado Elias Mansour Fotos Val Fernandes 7
Novo Mercado Elias Mansour Fotos Val Fernandes 6
Novo Mercado Elias Mansour Fotos Val Fernandes 5
Novo Mercado Elias Mansour Fotos Val Fernandes 3
Novo Mercado Elias Mansour Fotos Val Fernandes 2

<p>The post Prefeitura de Rio Branco avança com 50% das obras do novo Mercado Elias Mansour first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo