Conecte-se conosco

Geral

Ministério da Saúde reconhece três casos suspeitos do novo coronavírus no Acre

Publicado

em

Sesacre informou que exames feitos no morador da capital acreana, Rio Branco, deram negativos. Outros três seguem em investigação.

Iryá Rodrigues

O Ministério da Saúde reconheceu nesta segunda-feira (9) três casos suspeitos do novo coronavírus no Acre.

Os pacientes são dois moradores de Brasileia e uma mulher de Cruzeiro do Sul, cidades do interior do Acre.

Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde.

No sábado (7), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) informou que investigava o caso de um morador da capital acreana, Rio Branco, e das duas pessoas de Brasileia. No domingo (8), a Sesacre divulgou que exames feitos no morador de Rio Branco deram negativo para a doença.

No mesmo dia também foi anunciado, pela Sesacre, que havia um quarto caso em investigação, o da moradora de Cruzeiro do Sul.

“Eram quatro, um foi descartado. Esse outro caso é de Cruzeiro do Sul. Aguardamos ainda os primeiros exames feitos, só saiu o resultado de um. Esperamos em 24 ou 48 horas esses resultados”, explicou o infectologista Thor Dantas.

Os pacientes chegaram dos Estados Unidos e Europa recentemente. Foram coletadas amostras dos pacientes e enviadas ao Laboratório Rodolphe Mérieux, que fica na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), em Rio Branco.

O infectologista acrescentou que os três pacientes estão em quarentena em casa, com acompanhamento da Vigilância Epidemiológica do estado. “Estão bem, sem sintoma de gravidade e em casa, como é o recomendado quando não há sinal de gravidade. Na maioria das vezes é um resfriado comum”, ressaltou.

Casos no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (9) seu mais recente balanço sobre os casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2). O vírus é o responsável pela epidemia da doença batizada de Covid-19. Os números apontam:

  • 930 casos suspeitos, eram 663 casos suspeitos no domingo (9), um aumento de 40%
  • 25 casos confirmados, mesmo número do levantamento anterior
  • 685 descartados

Entre os 25 confirmados, quatro pacientes estão hospitalizados. O ministério apontou que três pacientes têm hipertensão, um tem diabetes e um, doença pulmonar.

Treinamento

Técnicos e condutores de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Acre iniciaram, no último dia 27, a capacitação sobre o coronavírus. A capacitação iniciou um dia depois que o Brasil confirmou o primeiro caso da doença no país.

No dia 27 de janeiro, a Sesacre anunciou que um plano de prevenção e resposta rápida foi montado para atuar, caso ocorram suspeitas de coronavírus no estado do Acre. O Pronto-Socorro de Rio Branco foi destacado como a unidade de saúde do Acre referência em caso de suspeitas do coronavírus. O Brasil ainda não tem nenhum caso confirmado da doença, mas investiga 12 casos suspeitos.

Como evitar o contágio

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Polícia Civil prende integrante de organização criminosa em Rio Branco

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), em ação conjunta com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), realizou na manhã desta sexta-feira, 5, a prisão de um homem identificado pelas iniciais P.H.O.B., de 22 anos. O detido foi capturado no bairro Joafra, em Rio Branco, durante o cumprimento de um mandado de prisão expedido pela Vara Estadual das Garantias.

P.H.O.B. responde pelo crime de integrar organização criminosa e era considerado alvo prioritário das forças de segurança. A operação que resultou na captura do investigado integra as ações contínuas de combate ao crime organizado no estado, reforçando o compromisso da instituição com a redução da violência e a responsabilização de indivíduos envolvidos em atividades ilícitas.

A DRACO e a DHPP destacam que o trabalho conjunto entre as delegacias especializadas tem sido essencial para o avanço das investigações e para a efetivação de prisões de alta relevância. A Polícia Civil reforça que continuará empreendendo ações estratégicas em toda a capital e no interior, visando desarticular organizações criminosas e garantir maior segurança à população acreana.

P.H.O.B. foi encaminhado à delegacia para os procedimentos de praxe e permanecerá à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende condenado por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Polícia Civil realiza prisão de condenado por estupro de vulnerável e o conduz à unidade prisional. Foto: cedida

A Polícia Civil do Estado do Acre, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), em Cruzeiro do Sul, prendeu nesta sexta-feira, 5, o homem com as iniciais R.C.R., de 24 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável. A ação ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão definitiva, expedido pela Vara da Infância e Juventude de Cruzeiro do Sul, após o trânsito em julgado da sentença.

A equipe da DEMPCA realizou a captura do sentenciado de forma rápida e eficiente, garantindo o cumprimento da ordem judicial e reforçando o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento aos crimes praticados contra crianças e adolescentes.

A Polícia Civil destaca que continuará atuando de maneira rigorosa para assegurar a proteção de vítimas vulneráveis e para que autores de crimes dessa natureza sejam responsabilizados conforme a lei.

 

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil captura foragida condenada por integrar organização criminosa

Publicado

em

A Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), realizou nesta sexta-feira, 5, mais uma ação exitosa no enfrentamento às organizações criminosas no estado. Investigadores da Draco, em operação conjunta com equipes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia de Senador Guiomard, cumpriram mandado de prisão contra uma mulher identificada pelas iniciais J.S.L., conhecida no meio criminoso como “Anjinha Venenosa”.

A prisão foi efetuada em cumprimento a mandado expedido pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco, no âmbito do Programa de Repressão Nacional às Organizações Criminosas (Renocrim). A investigada estava foragida da Justiça há 1 ano e 4 meses, após condenação definitiva a 11 anos e 1 mês de prisão em regime fechado.

A sentença que levou à sua prisão é decorrente da conclusão de um inquérito policial instaurado pela própria Draco. No dia 17 de agosto de 2021, a mulher foi indiciada por integrar uma organização criminosa com forte atuação no Acre. Segundo as investigações, “Anjinha Venenosa” atuava principalmente na região do Segundo Distrito de Rio Branco, onde exercia funções ligadas ao grupo criminoso.

A captura ocorreu após uma abordagem e busca pessoal realizadas pelas equipes policiais, que já monitoravam a movimentação da foragida. A ação integrada reforça a eficiência das forças de segurança no combate às facções e no cumprimento de mandados pendentes.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo