Conecte-se conosco

Cotidiano

Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra gripe no Acre e Região Norte

Publicado

em

O Ministério da Saúde alterou a estratégia de imunização, que tradicionalmente acontecia entre abril e maio. Essa mudança visa atender às particularidades climáticas da região

O Ministério da Saúde destaca a importância de manter a caderneta de vacinação em dia e procurar uma unidade de saúde caso os sintomas se agravem. Foto: assessoria

Com assessoria 

O Ministério da Saúde deu início, nesta segunda-feira (2), a uma importante campanha de vacinação contra a gripe em todos os estados da região Norte, incluindo o Acre. Com o objetivo de incentivar a população a atualizar sua caderneta de vacinação, uma ampla campanha publicitária está sendo veiculada através de diferentes mídias, como TV aberta, rádio, outdoor social, e até mesmo carro e barco de som. A meta é vacinar cerca de 6,5 milhões de pessoas nos sete estados que compõem a região: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Este ano, o Ministério da Saúde alterou a estratégia de imunização, que tradicionalmente acontecia entre abril e maio. Essa mudança visa atender às particularidades climáticas da região, que neste período do ano vivencia o chamado “Inverno Amazônico”, quando há um aumento na circulação viral e na transmissão do vírus da gripe.

A vacina utilizada nesta campanha é trivalente, oferecendo proteção contra três cepas principais do vírus em circulação no Brasil. Cada município organizará seu próprio Dia D de mobilização para facilitar o acesso à vacina.

É importante ressaltar que a vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Para crianças que receberão a vacina pela primeira vez, será necessário tomar duas doses com um intervalo de 30 dias.

Os sintomas comuns da gripe incluem coriza, febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dores no corpo. O Ministério da Saúde destaca a importância de manter a caderneta de vacinação em dia e procurar uma unidade de saúde caso os sintomas se agravem.

Quem pode se vacinar?

A vacinação é destinada a diversos grupos prioritários:

  • Crianças de 6 meses até menos de 6 anos
  • Crianças indígenas entre 6 meses e menos de 9 anos
  • Trabalhadores da saúde
  • Gestantes e puérperas
  •  Professores do ensino básico e superior
  • Povos indígenas
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Pessoas em situação de rua
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das Forças Armadas
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade)
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e intermunicipal)
  • Trabalhadores portuários
  • Funcionários do sistema prisional
  • População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)

Microplanejamento para aumentar a cobertura vacinal

Enquanto as campanhas anteriores ocorreram no primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a vacinação contra a gripe na região Norte é realizada no segundo semestre.

Para garantir uma cobertura vacinal eficaz, o Ministério da Saúde implementa uma estratégia chamada microplanejamento. Essa ferramenta é utilizada em conjunto com estados e municípios para planejar ações tanto em campanhas quanto na rotina vacinal.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Publicado

em

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026

Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.

Brasileia

O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.

Quinari

No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.

Dupla de arbitragem

Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo

O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.

Novo momento

Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.

Família Atleticana

Marcelo Avelino-Presidente

Ricardo Lopes-Vice-presidente

Paulo Santana-Tesoureiro

Francisco Brito-Diretor administrativo

Ilson da Silva-Diretor de patrimônio

Antônio Acivaldo-Diretor social

Juliano de Souza-Diretor comercial

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Galvez confirma as contratações de Marcos Júnior e Caíque

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Marcos Júnior chega no Imperador como uma grande contratação

O presidente do Galvez, Igor Oliveira, confirmou nesta sexta, 26, as contratações do meia Marcos Júnior, ex-São Bernardo de São Paulo, e do atacante Caíque, ex-Humaitá. Os dois atletas devem desembarcar em Rio Branco na primeira semana de janeiro e são as últimas contratações antes do início do Campeonato Estadual.

“O Marcos Júnior fez a base no São Paulo e jogou na Ponte Preta. O Caíque vem do Amazonas e atuou no Rio Branco e no Humaitá”, declarou Igor Oliveira.

Dois períodos

O elenco do Galvez trabalha neste sábado, 27, em dois períodos no CT do Imperador. O técnico Maurício Carneiro começa a realizar trabalhos táticos e a meta é a montagem da equipe. O Imperador estreia no Estadual contra o São Francisco, no dia 13 de janeiro, na Arena da Floresta.

Amistoso na terça

Depois de enfrentar o Independência, o Galvez fará o segundo amistoso visando o Campeonato Estadual na terça. 30, contra o Vasco, na Fazendinha.

Comentários

Continue lendo