Conecte-se conosco

Cotidiano

Militares participam de oficina sobre o programa Patrulha Maria da Penha

Publicado

em

Viviane Teixeira

Policiais militares que irão atuar no Patrulha Maria da Penha foram reunidos na manhã desta quinta-feira, 11, para participar da apresentação do aplicativo Botão da Vida. O dispositivo possui um perfil destinado às vítimas de violência doméstica e outro exclusivo para o efetivo da PM, responsável pelo atendimento gerado a partir do acionamento do aplicativo.

O Programa Patrulha Maria da Penha faz parte do conjunto de políticas públicas voltado para vítimas de violência doméstica adotado pela atual gestão, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e do Instituto de Assistência e Inclusão Social (Iais) em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre.

“Por meio da atuação de vocês, as mulheres vítimas de violência doméstica e suas famílias  terão de volta a sensação de segurança, dignidade e convívio social”, enfatizou a primeira-dama durante a apresentação do programa.

O aplicativo vai permitir que alertas sejam enviados para a polícia, em caso de ameaça ou de agressão pelo marido ou companheiro que cumpre algum tipo de medida protetiva.

A medida, que tem eficiência comprovada em vários estados do país, vai proteger as mulheres acreanas que são vítimas de violência doméstica e familiar.

Os dados operacionais do sistema foram apresentados pelo representante da Seict. Ao acionar o aplicativo um sinal de alerta é emitido ao Ciosp que repassa a ocorrência a uma das equipes que atuarão nas cinco regionais de Rio Branco.

A viatura que estiver mais próxima do local fará o atendimento. O perfil destinado aos militares contém informações e a foto do agressor e da vítima, além da localização geográfica.

“O grande diferencial deste aplicativo é que ele irá permitir que nossas equipes cheguem ao local da ocorrência no momento em que o agressor está quebrando a medida protetiva. Será uma resposta rápida”, destacou a major Alexsandra Rocha, que irá coordenar a Patrulha Maria da Penha.

A reunião contou com a presença da primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, da coordenadora Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Isnailda Gondim, da desembargadora Eva Evangelista, da delegada Juliana Del’Angelis e do comandante-geral da PM, coronel Mário César.

Para mostrar aos policiais a importância do trabalho que irão desenvolver duas palestras foram ministradas falando do tratamento humanizado e acolhedor que deve ser prestado às vitimas.

A psicóloga Lenira Pontes falou sobre os mitos e preconceitos relacionados ao tema. “Essa é uma atividade importante. Quem vai atuar diretamente no atendimento desse tipo de ocorrência precisa ter uma base teórica. Estamos alertando para a construção de conceitos sobre os direitos das mulheres”.

Troféu Guardiã da Vida

A primeira-dama recebeu da desembargadora o Troféu Guardiã da Vida. A honraria destina-se às mulheres que no decorrer dos seus trabalhos profissionais, sociais, de cunho ideológico ou religioso, dedicam-se em auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, contribuindo para o rompimento definitivo dos ciclos de violência por elas sofridos.

“A primeira-dama representa as famílias pela construção de uma sociedade de paz que tanto precisamos”, destacou a desembargadora Eva Evangelista.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo