fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Militar do Departamento de Pando é condenado por espancar até a morte jovem listado na Marinha do Departamento

Publicado

em

Corpo do jovem apresentava marcas de espancamento, relatava familiares / Foto: Facebook Noticias Pando

O tribunal misto de Porvir ordenou detenção preventiva na prisão de Villa Busch para o alferes Pedro R.P.V. alegado responsável por espancar no jovem Maurício Apaza Guarani, de 22 anos, Soldado da Marinha do Departamento, que faleceu no posto militar Santa Rosa del Abuná.
Em audiência cautelar realizada nesta ultima quarta-feira, o Ministério Público acreditou com provas consistentes em ata de registro do local do fato, autópsia médica legal do falecido, relatório policial e outros elementos, também referiu a existência de riscos processuais, que foram valorizados pela autoridade jurisdicional e ordenou a reclusão militar de 28 anos, imputado por homicídio.
De acordo com o relatório policial, o alferes declarou que – no último dia 30 de junho – o marinheiro foi posto a exercícios físicos por tentar desertar do seu quartel, mas teria desaparecido. No entanto, o exame forense revela que sofreu um choque hipovolêmico por hemorragia, alegadamente por vários golpes.
Após o fato de sangue, investigadores da polícia e uma comissão da promotoria se deslocaram para a Capitania Porto Menor de Santa Rosa do Abuná, á 167 Km da capital pandina (Cobija), para pegar declaração para conscritos e instrutores, além de Pegar todos os indícios que permitam estabelecer a verdade histórica dos fatos.
Segunda-feira, 5 de julho, após a declaração informativa junto do Ministério Público, o alferes foi imputado por alegado crime de homicídio, então apreendido e transferido para celas da Força Especial de Luta Contra o Crime (Felcc) na capital pandina.
CERTIFICADO DE DEFUNÇÃO REVELA GOLPIZA
Apaza foi a óbito por motivo de sangramento-choque hipovolêmico hemorrágico, tinha o baço lacerado e um trauma abdominal fechado, diz o certificado forense. A polícia e o Ministério Público abriram uma investigação sobre o crime de assassinato contra os que são culpados. Em algumas declarações, foi possível evidenciar contradições.
A família pede uma pesquisa transparente, para esclarecer as condições em que Maurício Apaza faleceu, apontam que há muitas contradições. A mãe diz que seu filho tinha várias feridas, cicatrizes, hematomas em diferentes partes do seu corpo, acredita que ele foi submetido a muitos abusos e duvida que seu filho tente desertar.

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem escapa por pouco de assalto a mão armada em frente à sua casa em Cobija

Publicado

em

Câmeras de segurança flagraram momento em que criminosos (suspeitos de serem brasileiros) se aproximaram da vítima; ação rápida do morador frustrou roubo

De acordo com o relatório apresentado pelas autoridades policiais, dois criminoso tentaram assaltar um jovem que chegava em sua residência de moto, e estaciona em frente a casa da família. Foto: captada 

Um jovem morador de Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia, escapou por pouco de um assalto a mão armada nas proximidades da Avenida Otto Felipe Braun, na área central da cidade. O fato ocorreu quando a vítima chegava de moto em sua residência e estacionava em frente à casa da família, sem perceber a aproximação de dois criminosos.

As imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que um dos assaltantes, suspeito de ser de nacionalidade brasileira, sacou uma arma de fogo e apontou em direção ao jovem.

Câmera de segurança registrou o momento exato em que a vítima estaciona o seu veículo e entra em casa, momento que os agressores (supostamente de nacionalidade brasileira) se aproximam. Foto: captada 

Alertado pelo movimento, o morador conseguiu fechar o portão a tempo, assustando os delinquentes, que fugiram correndo pela rua do bairro. A ação rápida do jovem frustrou mais uma tentativa de roubo na região de fronteira.

As autoridades policiais de Cobija investigam o caso e buscam identificar os criminosos, que, segundo relatos, estariam agindo na área central da cidade. O incidente reforça a preocupação com a segurança na fronteira e a necessidade de maior patrulhamento para coibir esse tipo de crime.

O jovem consegue fechar a tempo o portão salvando sua vida e seu patrimônio dos assaltantes que aparentemente são brasileiros. Foto: captada 

Veja vídeo TVU Pando:

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende mulher por tráfico de drogas em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Condenada a 7 anos de prisão, Maria Ágila dos Santos Gomos, 42, foi detida em casa e enviada ao sistema penitenciário

A Polícia Civil efetuou a prisão de Maria Ágila dos Santos Gomos, de 42 anos, nesta segunda-feira (7), por tráfico de drogas. A detenção ocorreu em sua residência, no bairro Remanso, após a expedição de mandado de prisão. Condenada a sete anos de reclusão em regime fechado, a acusada havia recorrido em liberdade, mas agora será encaminhada à unidade penitenciária para cumprir a pena. A ação reforça o combate ao narcotráfico na região.

Comentários

Continue lendo

Geral

SEE atua para que medidas sejam adotadas após morte de vigilante

Publicado

em

Foto: Mardilson Gomes/SEE

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) emitiu nota pública na manhã desta segunda-feira, 7, para lamentar o trágico episódio ocorrido na Escola Maria Raimunda Balbino, situada no bairro Palheiral, em Rio Branco. Durante uma tentativa de assalto à unidade de ensino, o vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, de 52 anos, morreu.

De acordo com informações preliminares, dois indivíduos armados invadiram a escola com o objetivo de subtrair a arma do profissional.

“A SEE reafirma seu compromisso com a segurança da comunidade escolar e está atuando de forma integrada com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp) e autoridades pertinentes para que todas as medidas cabíveis sejam adotadas com rigor, celeridade e transparência”, diz a nota assinada pelo gestor da SEE, Aberson Carvalho.

O órgão garante estar acompanhando os desdobramentos da ocorrência e contribuindo com as investigações. “Ao mesmo tempo, em que mantemos a prioridade no cuidado com os estudantes, professores e demais profissionais da Educação, reafirmando a escola como um espaço de aprendizado, proteção e cidadania. Neste momento de dor, nos unimos à família, aos amigos e colegas para expressar nossa solidariedade e profundo respeito”, conclui Carvalho.

Comentários

Continue lendo