Conecte-se conosco

Acre

Menor é encontrado morto dentro de pousada; vítima teria sido espancada por colegas de cela

Publicado

em

O adolescente foi encontrado pela equipe de socioseducadores no buraco que eles chama de “boi” dentro do banheiro

Pousada foi isolada pela polícia

Pousada foi isolada pela polícia

Um adolescente infrator morreu na noite desta sexta feira (15) dentro da Unidade Socioeducadora Aquiry, em Rio Branco. Agentes suspeitam que ele foi espancado pelos colegas de cela até a morte causada por traumatismo craniano.

Segundo o presidente do Sindicato do Socioeducadores do Acre, Betho Calixto, afirmou que a vítima foi espancada até a morte e que a cela não suportava cinco menores.

“Foi espancamento, sim, já eram quatro menores e mais a vítima que estavam dentro de um alojamento que comporta apenas quatro. Três menores partiram para cima da vítima. Até onde eu sei todos eram menores. A perícia ainda está examinando a causa da morte”, disse.

Betho negou que os agressores tenham usado objetos perfurantes. Ele acredita que a morte foi causada após a vítima bater a cabeça no chão da cela.

“O menino foi encontrado deformado dentro do banheiro após sofrer agressões física”.

O adolescente foi encontrado pela equipe de socioseducadores no buraco que eles chama de “boi” dentro do banheiro, sem vida.

Uma Unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda chegou a comparecer a unidade, mas nada puderam fazer, pois a vítima já estava morta.

Todos os envolvidos foram separados e serão apresentados no Departamento de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA).

O corpo do jovem foi levado para os Instituto Médico Legal (IML). A reportagem entrou em contato com a assessoria da Segurança Pública, mas até o fechamento desta edição não recebeu retorno sobre o caso.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura e Estado intensificam ações da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência com mutirão de Implanon

Publicado

em

A prevenção começa com o acesso à informação, ao cuidado e às escolhas seguras. Instituída pela Lei nº 13.798/2019, a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência mobiliza ações em todo o país e, em Rio Branco, teve início nesta terça-feira (3), na Policlínica Barral y Barral, com a inserção do contraceptivo Implanon em mais de 200 adolescentes, com idades entre 14 e 19 anos.

Foto de inserção de implante anticoncepcional
As inserções ocorrem de forma contínua, por meio de agendas semanais em todas as Unidades Básicas de Saúde (Foto: Átilas Moura/Secom)

A iniciativa atende adolescentes já inseridas na fila de regulação da rede municipal, conforme a programação definida pela pasta. Vale ressaltar que, embora o mutirão seja focado no público jovem para acelerar a assistência em um curto período, as mulheres de 20 a 49 anos continuam sendo atendidas normalmente. As inserções ocorrem de forma contínua, por meio de agendas semanais em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, enfatizou que a gestão tem trabalhado para fortalecer a rede e intensificar as intervenções, especialmente neste período que antecede o Carnaval.

Foto de Rennan Biths
“O Implanon é uma ferramenta altamente eficaz na prevenção da gravidez na adolescência”, destacou Rennan Biths. (Foto: Átilas Moura/Secom)

“Como gestão, temos fortalecido de forma consistente a rede municipal para garantir orientação qualificada em saúde sexual e reprodutiva. O Implanon é uma ferramenta altamente eficaz na prevenção da gravidez na adolescência, mas sabemos que o cuidado precisa ser integral, considerando também o enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis. Com a proximidade do Carnaval, período de maior exposição, intensificamos as ações educativas, especialmente junto aos adolescentes, reforçando a importância do uso do preservativo como medida fundamental de proteção”, destacou o gestor.

Foto de banners sobre prevenção da Gravidez na Adolescência
Durante o mutirão, as jovens realizam testagem rápida e teste de gravidez, antes da inserção, conforme explica Kathyelly Cordeiro, chefe da Divisão do Adolescente. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Durante o mutirão, as jovens realizam testagem rápida e teste de gravidez, antes da inserção, conforme explica Kathyelly Cordeiro, chefe da Divisão do Adolescente.

Foto de Kathyelly
“A iniciativa contribui para a continuidade dos estudos e a construção de um futuro mais estável”, frisou Kathyelly. (Foto: Átilas Moura/Secom)

“Elas passam a ter mais autonomia para planejar o próprio projeto de vida. A iniciativa contribui para a continuidade dos estudos e a construção de um futuro mais estável”, frisou Kathyelly.

Foto de Yasmin Vitória
Para a estudante Yasmin Vitória Azevedo, de 19 anos, o acesso ao método representa segurança para o seu projeto de vida. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Para a estudante Yasmin Vitória Azevedo, de 19 anos, o acesso ao método representa segurança para o seu projeto de vida. “Agora estou mais tranquila e protegida. Vou conseguir fazer minha faculdade com tranquilidade, sabendo que o risco é mínimo, pois o método é 99% eficaz. Estou muito feliz e agradeço muito ao SUS por isso”, comemorou Yasmin.

Foto de Almira Lopes
Mãe de duas adolescentes, Almira Lopes, de 49 anos, acompanhou as filhas e celebrou o avanço. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Mãe de duas adolescentes, Almira Lopes, de 49 anos, acompanhou as filhas e celebrou o avanço. “Entendo que o Implanon vai além da prevenção da gravidez. Ele também contribui para a orientação sobre saúde sexual. Avaliei de forma muito positiva os testes rápidos, que minhas filhas fizeram pela primeira vez. Muitas meninas engravidam cedo e abandonam os estudos; essa ação ajuda a preservar a juventude e abrir melhores perspectivas”, concluiu.

Foto do Implanon
A ação segue com mutirões ao longo do mês, ampliando o acesso aos métodos contraceptivos e fortalecendo as estratégias de prevenção da gravidez na adolescência. (Foto: Átilas Moura/Secom)

A inserção do Implanon integra o programa Adolescência Primeiro, Gravidez Depois, desenvolvido pela Sesacre. A ação segue com mutirões ao longo do mês, ampliando o acesso aos métodos contraceptivos e fortalecendo as estratégias de prevenção da gravidez na adolescência.

Para Sulamita Guedes, gerente do Departamento de Regulação do Município, a parceria com o Estado permite um direcionamento estratégico.

Foto de enfermeira e da Sulamita mostrado o implante anticoncepcional
Para Sulamita Guedes, gerente do Departamento de Regulação do Município, a parceria com o Estado permite um direcionamento estratégico. Na imagem ao lado direito. (Foto: Átilas Moura)

“Desde o ano passado, intensificamos a inserção desse método entre as mulheres e, em parceria com a Sesacre, direcionamos essa ação especialmente para as adolescentes, para garantir o acesso a métodos eficazes e possibilitar que planejem suas vidas nos próximos anos”, concluiu Sulamita.

<p>The post Prefeitura e Estado intensificam ações da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência com mutirão de Implanon first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Governador Gladson Camelí e vice Mailza Assis participam da abertura do Ano Judiciário de 2026

Publicado

em

O governador do Acre, Gladson Camelí, e a vice-governadora Mailza Assis participaram na manhã desta quarta-feira, 4, da sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2026, realizada no plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), em Rio Branco. A cerimônia marcou o início oficial das atividades do Poder Judiciário acreano neste ano.

Sessão solene reforçou o compromisso do TJAC em colocar o cidadão no centro das ações institucionais. Foto: Neto Lucena/Secom

Conduzido pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, o evento reuniu demais desembargadores, juízes e membros da comunidade jurídica, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo. Autoridades estaduais e imprensa local também acompanharam a solenidade.

Presença do governador e da vice-governadora reforça o compromisso do Estado com o TJAC. Foto: Neto Lucena/Secom

Durante a abertura, o TJ apresentou à sociedade os principais avanços alcançados ao longo de 2025, bem como as diretrizes e prioridades que irão nortear as ações da instituição em 2026. Entre os destaques estão iniciativas voltadas à modernização tecnológica, ao fortalecimento do atendimento em todas as comarcas e à ampliação do acesso à Justiça.

Em seu pronunciamento, o governador Gladson Camelí agradeceu a parceria institucional construída ao longo de seus mandatos e ressaltou ações conjuntas entre o governo do Estado e o Tribunal de Justiça, destacando o Projeto Cidadão, considerado a maior ação social do Acre, além da colaboração do Judiciário em programas de regularização fundiária e na entrega de títulos definitivos de propriedade.

“O meu compromisso sempre foi o de respeitar a independência dos poderes, ao mesmo tempo em que incentivo o trabalho harmônico entre Executivo, Legislativo e Judiciário, pois o objetivo maior é garantir cidadania e dignidade à população acreana”, afirmou.

Ao encerrar seu discurso, o governador do Acre desejou um ano de produtividade à Justiça acreana. Foto: Diego Gurgel/Secom

A vice-governadora Mailza Assis destacou a importância da união e da colaboração entre os poderes constituídos. “O Judiciário é um poder de grande relevância e atua em parceria com o governo do Estado. Temos no Acre uma Justiça eficiente e transparente, e reforçamos a importância da atuação conjunta das instituições públicas em benefício dos cidadãos acreanos”, afirmou.

Como chefe do Executivo estadual, Camelí reforçou ainda que a atuação conjunta entre as instituições é fundamental para enfrentar os desafios sociais e promover políticas públicas mais eficazes. “Quando os poderes caminham em diálogo permanente e com respeito às atribuições constitucionais de cada um, quem ganha é a população, que passa a ter serviços mais eficientes, direitos assegurados e mais oportunidades de desenvolvimento”, ressaltou.

O desembargador Laudivon Nogueira afirmou que 2026 será um ano estratégico para o Judiciário acreano, representando não apenas o início de um novo ciclo, mas também a consolidação de um conjunto de conquistas planejadas pela instituição. O magistrado destacou os investimentos contínuos em tecnologia e na valorização das pessoas, com o objetivo de tornar o Tribunal cada vez mais eficiente e alinhado ao seu papel institucional.

Magistrado ressaltou que trabalho desenvolvido pelo TJAC é voltado ao interesse coletivo, com reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça em 2025. Foto: Diego Gurgel/Secom

Ao fim da cerimônia, o governador desejou que o Judiciário acreano continue cumprindo seu papel social, assegurando a preservação dos direitos constitucionais e contribuindo para um desenvolvimento econômico e social inclusivo no estado.


Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em vazante e se aproxima da cota de transbordo em Rio Branco

Publicado

em

Nível do manancial caiu para 14,14 metros ao meio-dia, mas ainda permanece acima do limite crítico

Foto: Jardy Lopes;/ac24horas

O nível do Rio Acre manteve a tendência de vazante ao longo da manhã desta quarta-feira (4), em Rio Branco. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 12h o manancial marcou 14,14 metros, registrando nova queda em relação às aferições anteriores.

Apesar da redução gradual, o rio ainda permanece acima da cota de transbordo, fixada em 14,00 metros, com uma margem de 14 centímetros acima do limite. Mais cedo, às 9h, o nível era de 14,30 metros, e às 5h havia sido registrado em 14,46 metros, confirmando a continuidade da descida ao longo do dia.

Nas últimas 24 horas, o volume de chuva acumulado na capital foi de 7,40 milímetros, índice considerado moderado pela Defesa Civil. A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros, patamar do qual o nível atual ainda se mantém acima.

Comentários

Continue lendo