Acre
Mais de 800 indígenas participam de ação realizada pela Prefeitura de Assis Brasil
O prefeito Jerry Correia acompanhado das Secretárias de Assistência Social Ynara Holanda, Ruth Oliveira da Secretaria da Mulher, Cultura e Juventude, do Coordenador de Esporte Advan Prado, estiveram na Terra Mamoadate no Rio Iaco, participando da primeira fase do Campeonato Indígena.
Esse é o segundo ano consecutivo que a prefeitura realiza o campeonato na localidade, esse ano com a presença de 21 equipes entre masculinas e femininas.
Paralelo às atividades esportivas, também aconteceram trabalhos de Assistência Social como Bolsa família, aposentadoria, cadastro do BPC e orientações, atividades de beleza, corte de cabelo, manicure e maquiagem.
Segundo levantamento, mais de 800 pessoas marcaram presença na aldeia indígena Jatobá, localizada às margens do Rio Iaco, distante mais de 100 km de Assis Brasil.
Para chegar na aldeia é necessário transporte via terrestre e fluvial pelo Rio Iaco.
Mais de 10 aldeias estiveram presentes nas atividades realizadas pela Prefeitura de Assis Brasil.
O prefeito Jerry Correia fez questão de estar presente nas atividades e compartilhou a alegria em poder levar ações da gestão municipal até lugares antes esquecidos pelo poder público.
“Estamos em mais um ano da nossa gestão realizando o Campeonato Indígena, que integra os povos indígenas Jaminawa e Machineri envolvendo nossas equipes de Esporte, da Assistência Social e da Secretaria da Mulher, Cultura e Juventude, em uma ação conjunta, daqui sai os vencedores que irão disputar a final”, destacou Jerry.
Após essa etapa do campeonato dos povos indígenas do Rio Iaco, acontece a fase das aldeias da Cabeceira do Rio Acre, que deve ocorrer no mês de agosto.
A atleta Fabia Moçabite agradeceu pela realização das atividades. “Estamos contentes com tudo que foi feito, que beneficia todas as aldeias, quero parabenizar o prefeito Jerry Correia pelas atividades”, comentou.
Sandra Jaminawa foi atendida pelos serviços do Bolsa Família e de Beleza e destacou o atendimento. “Gostei que a prefeitura além de trazer o esporte, fui atendida pelo serviço do Bolsa Família evitando da gente ir até a cidade e ainda teve maquiagem, manicure, só agradeço a prefeitura”, disse Sandra em agradecimento à atividade.
Comentários
Acre
Defesa Civil registra nova redução no nível do Rio Acre na capital

Foto: Whidy Melo/ac24horas
O nível do Rio Acre segue em tendência de vazante em Rio Branco. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, às 15h desta sexta-feira, 23, o rio marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordo, que é de 14 metros.
Ao longo do dia, o rio apresentou queda gradual no nível das águas. Pela manhã, às 5h19, o Rio Acre registrava 14,57 metros, recuando para 14,51 metros às 9h e 14,44 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de diminuição do volume.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva acumulado foi de 2 milímetros, considerado baixo, o que contribui para a redução do nível do rio.
A cota de alerta na capital acreana é de 13,50 metros, e, apesar da vazante, o Rio Acre ainda permanece acima desse patamar, mantendo a Defesa Civil em estado de monitoramento.
Comentários
Acre
Justiça do Acre oferece serviço gratuito para reconhecimento de paternidade pelo programa “Pai Presente”
Procedimento não tem custo e pode ser feito por mães, pais ou pelo próprio interessado; processo consensual leva até 45 dias

O programa também contempla o reconhecimento da paternidade socioafetiva, como nos casos de padrastos que assumiram o papel paterno, desde que haja manifestação voluntária. Foto: captada
O Tribunal de Justiça do Acre disponibiliza gratuitamente o serviço de reconhecimento de paternidade por meio do programa Pai Presente, que oferece orientação jurídica e apoio a mães, pais e pessoas sem o nome do pai no registro civil. Em entrevista ao Boletim TJ Acre, a juíza Luana Campos, titular da Vara de Registros Públicos de Rio Branco, explicou que o procedimento não gera custos em nenhuma etapa.
O pedido pode ser feito pela mãe, pelo pai ou pelo próprio interessado. Quando o registro é feito sem o pai, o cartório encaminha o caso ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), onde se inicia uma averiguação pré-processual. Se houver consenso, o prazo médio é de 45 dias; se necessário exame de DNA, o processo pode se estender.
A juíza destacou a importância do reconhecimento para garantir cidadania, identidade e direitos fundamentais. Em 2024, mais de 91 mil crianças no Brasil foram registradas sem o nome do pai, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.
Em Rio Branco, o atendimento ocorre na Cidade da Justiça. Informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (68) 3212-8724 ou no Cejusc pelos telefones (68) 9982-2031 e (68) 9982-2032.
Comentários
Acre
Nota pública sobre o Carnaval da Família
O governo do Estado do Acre informa à população que, em razão da situação atual do Rio Acre, que se encontra acima da cota de transbordamento, não realizará, neste ano, o tradicional Carnaval da Família.
A decisão foi tomada com base na responsabilidade com a segurança da população e na prioridade absoluta às ações de monitoramento, prevenção e atendimento às famílias afetadas ou em risco em decorrência da elevação do nível do rio.
Neste momento, todos os esforços do governo estão concentrados no enfrentamento dos impactos causados pela cheia, garantindo assistência social, logística e suporte às defesas civis municipais.
O governo do Acre agradece a compreensão da sociedade e reforça seu compromisso com a proteção da vida e o bem-estar da população acreana.
Governo do Estado do Acre
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
















Você precisa fazer login para comentar.