Acre
Mailza Assis enfatiza Programa Juntos Pelo Acre na COP30

Vice-governadora Mailza Assis falou sobre o Programa a Juntos Pelo Acre como modelo de atuação de governança conjunta. Foro: Pedro Devani/Secom.
A vice-governadora Mailza Assis participou, nesta terça-feira, 19, do painel prioritário do Acre com a temática Governança Verde Modelo Acreano de Resiliência Climática. O encontro de gestores foi realizado durante a COP30, no Hub Amazônia, do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal (CAL), na Zona Azul, em Belém (PA).
Mailza, que também é secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Acre, evidenciou como exemplo de governança e união entre órgãos de governo o Programa Juntos Pelo Acre
O programa objetiva elevar a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade. Para isso, busca fortalecer a integração das políticas públicas, oferecer suporte técnico aos municípios, realizar busca ativa e garantir o acompanhamento contínuo das famílias vulneráveis. Também estimula a produção de dados e indicadores sobre a realidade social do estado e incentiva a autonomia econômica e social dos beneficiários.
“O programa visa minimizar os problemas que a população do nosso estado sofre com os os impactos causados pelos eventos climáticos. Temos períodos de secas e cheias que levam plantações, casas, roupas e deixam nossas populações em uma situação de vulnerabilidade. O Juntos Pelo Acre é um programa intersetorial, que está entro da Agenda 10 Anos, que é um plano do governo do estado. Ele une diversos órgãos, secretarias de estado e também órgãos federais que se unem em prol do bem estar da população“, enfatizou.

Gestora enfatizou que o Acre é modelo de governança verde. Foto: Pedro Devani/Secom
A gestora acrescentou ainda que todos os 22 municípios do Acre já aderiram espontaneamente ao projeto e que ao todo são 60 parceiros. “Agradecemos muito as doações, todas são bem-vindas e também aos recursos que vieram do governo federal. Levamos importantes serviços aos locais mais afetados com enfoque na parte de saúde, educação, serviços essenciais, jurídicos e outros”, complementou.
Participaram do painel o comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Charles Santos, a secretária adjunta da Sema, Renata Souza, o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura (Seagri), Edivan Azevedo, a secretaria extraordinária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, a assessora técnica para Assuntos Internacionais da Casa Civil (Secc), Aline Albuquerque, a presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC),Jaksilande Araújo, e , como moderador, o procurador do Meio Ambiente do Acre, Rodrigo das Neves.
No primeiro bloco foram abordadas as estratégias de Estado de mitigação na busca de recursos. Logo após foram apresentadas as ações de mitigação contra os impactos das mudanças climáticos, com ênfase nos períodos de cheia e seca.

Comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Charles Santos, reforçou que todos os entes da agenda ambiental atuam unidos para mitigar os impactos das mudanças climáticas e eventos extremos no Acre. Foto: Pedro Devani/Secom
O comandante do Corpo de Bombeiros do Acre (Acre), coronel Charles Santos, enfatizou em sua fala a atuação conjunta de estado frente aos eventos externos.
“Essa é uma equipe que tem trabalhado diuturnamente nesse enfrentamento. Nos últimos sete anos, o Acre teve uma rotina de grandes cheias e secas, enfatizando o ano de 2022, quando tivemos uma grande enchente, pandemia da covid e a crise migratória, e o governo atuou de forma unida, por meio de uma gestão integrada que deu e está dando certo”, afirmou.

Presidente do IMC reforçou que o instituto recentemente realizou o processo de escutas aos povos da floresta. Foto: Pedro Devani/Secom
Na temática Governança Climática, a presidente do IMC reforçou a atuação do instituto que este ano realizou o processo de escutas de comunidades, onde foi feita a redefinição dos percentuais de repartição de benefícios do Programa ISA Carbono, REDD+ Jurisdicional, do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa), que comemorou este ano 15 anos.

Secretária da Sepi, Francisca Arara, falou sobre os povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares e as estratégias de adaptação e capacitação de recursos para o estudo. Foto: Pedro Devani/Secom
Dando seguimento, a secretária da Sepi, Francisca Arara, falou sobre os povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares e as estratégias de adaptação e capacitação de recursos para o estudo. “Os povos da floresta são protagonistas na proteçãodo meio em que vivem. Todos temos compromisso de garantir que a proteção, o território e a sustentabilidade sejam construídos com a participação efetiva das nossas lideranças indígenas.”

Secretária adjunta do Meio Ambiente, Renata Souza, enfatizou que o Cigma subsidia o governo nas tomadas de decisões Foto: Pedro Devani/Secom.
A secretária adjunta do Meio Ambiente, Renata Souza, explicou as ações da Sema e enfatizou o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) na qualificação e quantificação de dados que subsidiam o governo as tomadas de decisões.
“Este ano tivemos uma redução expressiva na taxa estimada de desmatamento de 28% do ano florestal 2024/205, e se focos de queimadas de 75%, então isso é uma resposta aos ilícitos e uma confirmação de que estamos no caminho certo com essa atualização conjunta de governo”, enfatizou a gestora.

Aline Albuquerque, da Casa Civil, reforçou que o Acre pretende transformar o Plano Emergencial de Enfrentamento às Enchentes do Acre em estadual. Foto/Pedro Devani/Secom.
Aline Albuquerque, da Casa Civil, reforçou que o Acre pretende transformar o Plano Emergencial de Enfrentamento às Enchentes do Acre em estadual.

Secretário adjunto da Seagri, Edivan Azevedo, falou sobre os modelos produtivos sustentáveis aplicados no Acre. Foto: Pedro Devani/Secom
O secretário adjunto da Seagri, Edivan Azevedo, falou sobre os modelos produtivos sustentáveis aplicados no Acre.
“Agricultura e a pecuária fazem parte da solução do problema climático e, no estado, nós temos todas as ações e apoio aos produtores rurais. No Acre, temos uma agricultora com práticas sustentáveis obedecendo a legislação ambiental. Temos levado esse apoio com financiamento do Programa Fase II REM, que financia essa práticas, principalmente a pecuária, que é feita com mais de 25 mil produtores que precisam de assistência técnica e nós temos feito isso por meio do Projeto Pecuária Mais Eficiente”, afirmou o secretário que também destacou o cacau, o café e o mel que estão em ascensão no estado.
A vice-governadora deu fim ao painel falando do protagonismo do Acre no cuidado com o meio ambiente e com as pessoas. “Ainda há muita coisa a se fazer, mas gostaria de reforçar que o Acre está pronto, precisamos cuidar do nosso meio ambiente, das nossas florestas, mas, especialmente, precisamos cuidar das nossas pessoas”, finalizou.
Comentários
Acre
Detran publica edital para realização de leilão online
O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), publicou nesta sexta-feira, 6, o edital Nº 003/2026, que autoriza a realização do leilão de sucatas inservíveis, oriundos de veículos retidos, abandonados ou removidos, e que se encontram há mais de 60 dias nos parqueamentos de veículos apreendidos.

Conforme previsto no edital, o certame deve colocar em leilão cerca de 166,4 toneladas de sucata ferrosa, o equivalente a aproximadamente 425 veículos e componentes automotivos organizados em dois lotes.
O leilão será realizado exclusivamente online no endereço www.wrleiloes.com.br, no dia 26 de fevereiro de 2026, às 10h.
A visita ao pátio para inspeção visual dos lotes poderá ser feita pelos representantes legais das empresas habilitadas no período de 23, 24 e 25 de fevereiro de 2026, no horário das 8h às 12h e das 14h às 16h30, endereço Av. Antônio da Rocha Viana, 2005 – Vila Ivonete, Rio Branco.
As visitas serão agendadas, apenas para arrematantes credenciados e legalmente cadastrados. Aqueles que desejarem fazer o agendamento, podem entrar em contato pelo número: (68) 99602-1006 ou 0800-423-0000.
The post Detran publica edital para realização de leilão online appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Polícia Militar do Acre promove formatura de troca de comando do Bope
A Polícia Militar do Acre (PMAC) promoveu nesta quinta-feira, 5, a solenidade de troca de comando do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Realizado na sede da unidade, em Rio Branco, o evento contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares dos integrantes da tropa.
Marcado por tradição e emoção, o ato solene representou o encerramento de um ciclo e o início de uma nova etapa para o ex-comandante do Bope, tenente-coronel Igor Bandeira. “Os resultados que o Bope entregou nos últimos anos são reflexo da bravura e competência de cada militar que compõe esta honrada unidade. Agradeço à comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata [Freitas], pela confiança depositada em mim, para conduzir essa tropa de elite”, disse o oficial.

O novo comandante do Bope, tenente-coronel Felipe Russo, apresentou sua expectativa diante da tarefa: “É com muita honra que assumo esta unidade, com a convicção da imensa responsabilidade que a mim é entregue. O Bope tem uma trajetória de 30 anos de muita história, suor, dedicação e tradição. Durante o meu comando, pretendo honrar o legado daqueles que me antecederam e buscar oferecer um serviço de excelência à sociedade acreana”.

Presente ao evento, a coronel Marta Renata, afirmou: “Para nós é um orgulho dizer que temos um batalhão especializado, que é referência em nosso estado. A troca de comando é um momento muito simbólico, pois prepara o oficial a assumir funções ainda mais específicas na instituição, que exigem competência, preparo e conhecimento”.

Três décadas de operações especiais
A formatura de troca de comando também foi marcada pela alusão aos 30 anos de existência da unidade, cuja história teve início em 28 de março de 1990, com a criação do 1º Batalhão de Polícia Militar, que contemplava em sua estrutura a Companhia de Operações Especiais (COE).

As atividades operacionais especializadas começaram oficialmente em 5 de fevereiro de 1996, quando a unidade foi provisoriamente transferida para o Quartel do Comando-Geral. Em 2010, foi instituído o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que atualmente reúne diversas companhias especializadas e representa um dos pilares estratégicos da segurança pública no Acre.
Honra e legado
Durante a solenidade, o Bope prestou homenagem aos ex-comandantes que contribuíram para a construção e fortalecimento da unidade ao longo das décadas. O momento simbolizou a continuidade da tradição e o reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade acreana.

Um dos agraciados foi o coronel Romário Célio Gonçalves, que expressou sua gratidão: “Hoje vejo no que se tornou o Bope, o quanto cresceu e se qualificou. Este momento nos traz inúmeras lembranças, de muito aprendizado e história, que certamente continuará sendo construída com o atual comandante”.
The post Polícia Militar do Acre promove formatura de troca de comando do Bope appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Educação Física da Ufac é o curso mais concorrido do Acre no Sisu 2026, com 40 candidatos por vaga
Licenciatura na capital recebeu 2.014 inscrições; estado ofertou 990 vagas em 20 cursos, todos preenchidos na chamada regular

Os dados fazem parte de levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) com base no resultado da chamada regular do processo seletivo divulgado publicamente nesta semana. Foto: captada/Ufac
O curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, foi o mais disputado do estado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, com 2.014 inscrições para 50 vagas — uma média de 40 candidatos por vaga. Os dados são do Ministério da Educação (MEC) e consideram a chamada regular do processo seletivo.
No total, o Acre ofertou 990 vagas em 20 cursos, todos de licenciatura, que foram completamente preenchidos. As graduações registraram 13.513 inscrições, contabilizando a possibilidade de cada candidato escolher até duas opções.
Entre os cursos de Letras, Letras Português em Cruzeiro do Sul teve 619 inscrições. Na capital, Letras Espanhol registrou 614, Letras Português 561 e Letras Inglês 552 inscritos. O cenário reforça a atratividade das licenciaturas e a forte demanda por formação superior na rede pública no estado.
Cursos com maior número de inscrições:
-
Educação Física (Rio Branco): 2.014
-
Pedagogia (Rio Branco): 1.536
-
Pedagogia (Cruzeiro do Sul): 1.060
-
Ciências Biológicas (Rio Branco): 960
-
Ciências Biológicas (Cruzeiro do Sul): 814

Ao todo, o estado contabilizou 13.513 inscrições, considerando que cada candidato pôde escolher até duas opções de curso. Foto: captada
Outros destaques:
-
História (Rio Branco): 802
-
Letras Português (Cruzeiro do Sul): 619
-
Letras Espanhol (Rio Branco): 614
-
Letras Português (Rio Branco): 561
-
Letras Inglês (Rio Branco): 552
Aprovados na Ufac
A lista dos aprovados da Ufac em 2026 foi divulgada na última segunda-feira (2), tanto dos cursos de licenciatura pelo Sisu como os de bacharelado e área básica de ingresso (ABI), sendo este último por meio de processo seletivo próprio com base nas notas do Enem, mantendo o bônus regional. No total, foram mais de 1,2 mil vagas para 25 cursos de bacharelado na capital e interior.
De acordo com a Ufac, a matrícula institucional é obrigatória para todos os convocados e segue um cronograma específico. No caso do Sisu, a primeira etapa, que vale para todos os candidatos, ocorre desde quarta (4) até 23h59 desta sexta-feira (6).

O Acre ofertou 990 vagas em 20 cursos, todos de licenciatura, que foram completamente preenchidos. Foto: captada
As inscrições para o Sisu e para o processo seletivo da Ufac ocorreram de forma online, entre os dias 19 e 23 de janeiro. Cada candidato pôde escolher até duas opções de curso, em um único processo seletivo válido para todo o ano letivo.
O Instituto Federal do Acre (Ifac) não aderiu ao Sisu. Contudo, o método de seleção continuou usando como base as notas do Enem para ingresso dos candidatos, por meio de processo seletivo próprio. O resultado da chamada regular foi divulgado individualmente no último dia 29 de janeiro.
Perfil das licenciaturas no estado:
Todos os cursos ofertados pelo Sisu no Acre em 2026 são de formação de professores, refletindo a demanda por qualificação docente em um estado com déficit de profissionais na educação básica, especialmente no interior e em áreas indígenas.
A altíssima concorrência por vagas em licenciatura – em um estado com déficit histórico de professores – mostra o paradoxo acreano: há muita vontade de ser professor, mas poucos permanecem na profissão devido a salários baixos e condições de trabalho precárias na rede pública.

Na sequência dos mais requisitados, aparecem os cursos de Pedagogia, também no campus de Rio Branco, com 1.536 inscritos, e Pedagogia no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, que registrou 1.060 inscrições. Foto: captada

Você precisa fazer login para comentar.