fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Luiz Gonzaga suspende sessão para receber agentes socioeducativos temporários que pedem cumprimento de PEC

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), suspendeu a sessão ordinária após o Grande Expediente desta terça-feira (23), para receber no plenário da casa, os Agentes Socioeducativos que acompanhavam a sessão do Salão Marina Silva.

Os trabalhadores pedem o apoio dos parlamentares para o cumprimento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 1/2022, aprovada ano passado, que os coloca no rol de instituições que fazem parte Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp).

Ao dar início a reunião, o parlamentar reafirmou o apoio da Aleac às reivindicações da categoria. “Esta casa desde sempre tem cumprido o seu papel, tem sido ponte entre os servidores e o governo do Estado, e dessa vez não será diferente. Aprovamos uma PEC nesta casa e a mesma precisa ser cumprida. Enviamos inclusive um ofício semana passada ao governo do Estado solicitando o cumprimento imediato da mesma”, frisou o deputado Luiz Gonzaga.

Em sua fala, o advogado da categoria disse que enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF), não se manifestar, o governo do Estado precisa cumprir o que determina a PEC.

“Dizer para um pai de família que passou meio século trabalhando que ele precisa estudar para fazer um concurso, é demais. Sei que essa casa se solidifica com esses trabalhadores, já existe uma emenda aprovada neste plenário e enquanto o STF não se manifestar se a mesma é ou não inconstitucional, o governo do Estado precisa efetivar a emenda que já está em vigor, e que precisa ser aplicada. É só isso que queremos”, enfatizou.

O representante do Alto Acre falou sobre o misto de alegria pela categoria ser sempre acolhida pelos parlamentares na Aleac, e da tristeza deles ficarem de um lado para o outro e nunca receberem uma resposta definitiva do governo. Também fez um alerta sobre as ameaças de faccionados a servidores que podem ser exonerados a qualquer momento.

“Já conversamos com diversos representantes do governo, que, ao mesmo tempo que alegam estar ao nosso lado, no dia seguinte informam que vamos ser demitidos. A atividade desenvolvida pela Segurança Pública é diferenciada, pois os trabalhadores lidam com gente fora da lei. Na última vez que estivemos aqui, falei sobre dois colegas que estavam fazendo um bico e foram ameaçados. Agora tenho carta de detento ameaçando agente socioeducativo. Será que não entendem que jogando esses trabalhadores na rua, colocam muitos dos colegas no corredor da morte? ” Alertou.

Em seguida, a líder do governo na Aleac, deputada Dra. Michelle Melo (PDT), reafirmou o compromisso do Poder Legislativo com a causa dos servidores. “Tenho solicitado diariamente que a Segov sente com vocês, que dê uma resposta à categoria. Porque eu tenho plena convicção de que essa também é a vontade do nosso governador. Existe uma lei e ela precisa ser cumprida”, pontuou.

Representantes socioeducativos da capital e do Vale do Juruá também participaram da reunião.

Texto: Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil cumpre mandado e prende traficante reincidente condenado a 13 anos em Xapuri

Publicado

em

Ação coordenada pela Delegacia de Xapuri visa coibir o tráfico de drogas no município; outras prisões devem ocorrer nos próximos dias

A Polícia Civil de Xapuri cumpriu, na manhã desta quarta-feira (11), um mandado de prisão preventiva contra R.G., condenado a 13 anos de reclusão em regime fechado por tráfico de drogas. A ordem judicial foi expedida pelo juiz de Direito Dr. Luis Gustavo Pinto, que considerou a reincidência do réu como agravante para a negativa do direito de recorrer em liberdade.

A operação foi coordenada pelo delegado Luccas Viana, com apoio do inspetor Eurico Feitosa e equipe, R.G., já foi preso anteriormente por tráfico, voltou a ser investigado e condenado por envolvimento com o comércio de entorpecentes em Xapuri, município conhecido como “Princesinha do Acre”.

A ordem judicial foi expedida pelo juiz de Direito Dr. Luis Gustavo Pinto, que considerou a reincidência do réu como agravante.

Após o cumprimento do mandado, o condenado foi submetido a exame de corpo de delito e apresentado em audiência de custódia. O Ministério Público, representado pelo promotor Dr. Renan Batista, manifestou-se pela manutenção da prisão preventiva, o que foi acatado pela Justiça. R.G. será transferido, ainda nesta quarta-feira, para o presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, onde começará a cumprir sua pena.

Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam e, nos próximos dias, novas prisões deverão ser efetuadas em Xapuri. “O trabalho é contínuo e tem como objetivo garantir a ordem pública e combater o tráfico de drogas no município”, afirmou o delegado Luccas Viana.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeito Carlinhos do Pelado celebra chegada de veículos destinados por emenda da ex-deputada Vanda Milani

Publicado

em

Por Fernando Oliveira – Assessoria

Em reconhecimento e agradecimentos a ex- deputada federal Vanda Milani a prefeitura de Brasiléia realizou na noite desta quarta-feira (11), grande solenidade para celebrar a entrega de veículos viabilizados por meio de emenda da então parlamentar que foi homenageada.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Carlinhos do Pelado, do vice-prefeito Amaral do Gelo, vereadores, secretários municipais, servidores e a população em geral.

Durante a solenidade, foram oficialmente entregues dois carros modelo Yaris, seis caminhonetes e uma van odontológica, que irão reforçar os atendimentos das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

“Estamos vivendo um momento muito especial para Brasiléia. Esses veículos chegaram em boa hora e representam mais qualidade e agilidade nos serviços públicos até a nossa população. Agradecemos imensamente à ex-deputada Vanda Milani por esse olhar carinhoso com nosso povo”, afirmou o prefeito Carlinhos do Pelado.

Ele também destacou o trabalho da ex-prefeita Fernanda Hassem na elaboração dos projetos: “Esses investimentos começaram a ser articulados ainda na gestão anterior, e agora estamos colhendo os frutos dessa parceria”, lembrou.

Os recursos, que ultrapassam R$ 15 milhões apenas para a área da saúde, foram articulados durante o mandato de Vanda Milani e já começaram a transformar a realidade do município. Além dos veículos, as emendas também possibilitaram a compra de equipamentos como aparelhos de ultrassom e computadores.

O secretário municipal de Saúde, Francélio, destacou a importância dos novos reforços para a pasta.

“Além da van odontológica os equipamentos e os veículos vão nos permitir chegar a locais mais distantes, levando atendimento de qualidade à população que mais precisa e saindo do aluguel ”, enfatizou.

A ex-deputada Vanda Milani, homenageada durante o evento, emocionou-se ao relembrar sua trajetória no município. “Brasiléia tem um lugar especial no meu coração. Aqui iniciei minha carreira como promotora de justiça, e hoje volto com alegria para ver que nosso trabalho em Brasileia está ajudando a transformar vidas. Minha maior honra é ver que os recursos estão chegando onde devem chegar: no atendimento à saúde de quem mais precisa”, enfatizou.

Ao todo, o município será contemplado com mais de R$ 40 milhões em emendas da ex-parlamentar, que incluem ainda obras estruturantes como a revitalização da Orla do Rio Acre, na Rua Marechal Rondon (conhecida como Rua da Goiaba), e a pavimentação de 13 km do Ramal do KM 19.

O presidente da Câmara Municipal, Marquinhos Tibúrcio, e os vereadores Careca Gadelha e Almir Andrade também participaram do evento, reforçando o o compromisso da Câmara de Vereadores com o município.

A solenidade terminou em clima alegria e gratidão marcando mais um passo importante ao fortalecimento dos serviços públicos em Brasiléia.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Moradores da Resex Chico Mendes ameaçam novo bloqueio da BR-317 a partir desta sexta-feira (13)

Publicado

em

Local havia sido liberado na manhã desta terça-feira, dia 10 – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

Manifestação pode ocorrer no entroncamento de Xapuri em protesto contra operação de retirada de gado por órgãos federais

Um novo bloqueio na BR-317, no entroncamento de acesso à cidade de Xapuri, poderá ocorrer a partir da manhã desta sexta-feira (13). A mobilização está sendo convocada por moradores da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, por meio de mensagens e cards que circulam em grupos de WhatsApp e outras redes digitais.

Segundo os conteúdos compartilhados, que não possuem assinatura oficial, a manifestação seria uma resposta a uma operação em andamento realizada pelo ICMBio e pelo Ibama, com apoio de forças policiais federais, voltada à apreensão de gado e desocupação de áreas consideradas irregulares dentro da reserva.

De acordo com o texto divulgado, os manifestantes pretendem iniciar o bloqueio a partir das 8h da manhã desta sexta, mantendo a rodovia interditada por tempo indeterminado. Entre as principais exigências estão:

  • A suspensão imediata das ações do ICMBio consideradas arbitrárias;
  • Concessão de prazo mínimo de 20 a 30 dias para retirada dos animais;
  • Garantia do direito de sobrevivência das famílias que dependem da pecuária;
  • Fim da criminalização do produtor rural.

O site oaltoacre.com tentou contato com órgãos públicos para confirmar a veracidade e oficialização do protesto, mas apenas um respondeu informando que não tinha conhecimento sobre a mobilização.

Até o momento, as autoridades federais envolvidas na operação não se pronunciaram oficialmente sobre o possível bloqueio. A situação segue em alerta, e motoristas que utilizam a BR-317 devem acompanhar atualizações sobre a estrada nos próximos dias.

Comentários

Continue lendo