Cotidiano
Lucas, de 9 anos, emociona ao concluir 5 km na Corrida Pró Autismo em Cruzeiro do Sul
Entre os corredores, Lucas era a única criança autista participando ativamente da prova. Um feito que encheu a família de orgulho e motivou novos sonhos

A 2ª Corrida pró Autismo mostrou, mais uma vez, que promover a inclusão é acreditar na capacidade de cada um, respeitando seus ritmos e celebrações. Foto: cedida
Por Redação Juruá em Tempo
Neste domingo, 27 de abril, Cruzeiro do Sul foi palco da 2ª edição da Corrida pró Autismo, evento que reuniu dezenas de participantes para dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar a importância da inclusão social. Entre as histórias de superação, a de Lucas, de apenas 9 anos, comoveu a todos: ele concluiu seu primeiro percurso de 5 km, acompanhado da mãe, Nathália.
Autista, Lucas decidiu participar ao ouvir os pais comentarem sobre a corrida. Segundo Nathália, foi iniciativa dele: “Ele ouviu a gente falando que ia correr e disse: ‘A corrida é do autismo, eu quero ir!’”. Com o desejo de fazer parte do evento, sua mãe não hesitou em fazer a inscrição, mesmo sem imaginar que o menino completaria todo o percurso.

“Viver esse momento foi como uma resposta de Deus. Tudo que fizemos desde o início valeu a pena.” Foto: cedida
Durante a prova, Lucas demonstrou muita determinação. Mesmo cansado em alguns momentos, insistia em correr: “Ele não queria andar, porque na cabeça dele corrida é para correr. Eu perguntava se ele queria parar, mas ele dizia que não”, contou a mãe emocionada.
Em um dos momentos mais marcantes, já avistando a linha de chegada, Lucas se encheu de energia, disparou na frente da mãe e fez questão de concluir a corrida sozinho. O gesto arrancou aplausos e emocionou quem acompanhava a prova. “Eu fiquei muito emocionada. Segurei a emoção, mas ainda assim chorei um pouquinho”, relembrou Nathália.

Evento que reuniu dezenas de participantes para dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar a importância da inclusão social. Foto: cedida
O momento, vivido em família, representou para Nathália a realização de anos de dedicação. Diagnosticado precocemente, Lucas passou por tratamento intensivo, o que, segundo a mãe, contribuiu para que hoje ele tenha grande autonomia. “Viver esse momento foi como uma resposta de Deus. Tudo que fizemos desde o início valeu a pena.”
Além disso, a participação de sua irmã, Júlia, também incentivada por Lucas, tornou o dia ainda mais especial. “Ele falava para a irmã que ia ser legal correr, e ela foi por causa dele.”
Entre os corredores, Lucas era a única criança autista participando ativamente da prova. Um feito que encheu a família de orgulho e motivou novos sonhos: “Ele já está me cobrando para treinarmos, porque quer participar de outras corridas”, contou Nathália.
Em uma mensagem emocionante, a mãe de Lucas reforçou a importância de aceitar e incentivar as singularidades:
“Diante de tantos obstáculos invisíveis para a sociedade, jamais deixarei de lutar para que você seja quem você é. Superar não é se encaixar – é florescer exatamente como se é. Parabéns a todos os autistas que desafiam o impossível todos os dias. O mundo precisa aprender muito mais com vocês.”
A 2ª Corrida pró Autismo mostrou, mais uma vez, que promover a inclusão é acreditar na capacidade de cada um, respeitando seus ritmos e celebrações.

Em uma mensagem emocionante, a mãe de Lucas reforçou a importância de aceitar e incentivar as singularidades. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.