Extra
Jornal da Bolívia denuncia que 10 grupos de narcotraficantes estão no País. Facções do Brasil são mais atuantes
O jornal El Deber que tem sede principal em Santa Cruz, cidade situada no país vizinho da Bolívia e que faz fronteira com o Brasil, denuncia a infiltração de grupos criminosos que visam principalmente, o tráfico de cocaína.
A matéria denuncia que a Colômbia seria o principal pais, mas, o Brasil é o que está mais atuante seguido do Peru, e consequentemente, o México.
Veja material na íntegra abaixo.
Há dez máfias internacionais do tráfico de drogas com presença na Bolívia
A maioria é da Colômbia, mas as principais são do Brasil. O Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho são as gangues com maior presença em solo nacional. Do Peru está o Caminho Brilhante e do México, o Cartel de Sinaloa.
O negócio do tráfico de drogas na Bolívia atrai máfias. Há pelo menos dez gangues criminosas que têm presença em território nacional com emissários e que vendem cocaína boliviana refinada em várias partes do planeta. Os principais são brasileiros e a maioria é da Colômbia e do México, que têm negócios com máfias europeias e também do Oriente Médio.
El DEBER acessou um relatório de inteligência da polícia colombiana. O documento explica o trabalho da polícia da região e a coordenação que existe com a Administração antidrogas dos EUA (DEA).
O relatório detalha que há dez gangues criminosas operando na Bolívia de suas regiões. Do Brasil estão o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho. Do México é mostrado ao Cartel de Sinaloa e ao Cartel de Los Zetas. Do Peru está o Caminho Brilhante. E o alvo da Colômbia é o Clã del Golfo (também conhecido como Urabeños), o Cartel do Norte del Valle e grupos paramilitares envolvidos com o tráfico de drogas, como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), as Autodefensas Campesinas de Casanare (ACC) e os Rastrojos.
“Essas organizações criminosas tomam decisões estratégicas em seus locais de origem, enquanto na Bolívia apenas questões táticas são decididas. Além disso, sua capacidade econômica permitiu que eles no planalto, penetrassem e cooptassem várias entidades da sociedade civil que contribuíram para sua legitimação”, diz parte do relatório policial colombiano.
Negócio com as máfias
Essas máfias, segundo o documento, transportam a cocaína refinada na Bolívia para diferentes países e são as que fazem negócios com gangues criminosas de outros continentes. Este grupo inclui máfias russas, italianas, espanholas e do Oriente Médio. Além disso, o documento coloca em baixo perfil as máfias nacionais, que, geralmente, diz o documento, são clãs familiares bolivianos com contatos na política, justiça e polícia boliviana.
Nesse sentido, o vice-ministro da Defesa Social, Jaime Mamani, descartou que os cartéis de drogas operem na Bolívia. “Como estado boliviano, exercemos controle soberano sobre todo o território nacional. Relatórios de inteligência da Força Especial de Combate ao Tráfico de Drogas (Felcn) afirmam que não há cartéis de drogas operando em nosso território”, disse ele.
Quando Carlos Romero era ministro do governo, disse que no país havia emissários de cartéis que se estabeleceram na Bolívia para conduzir negócios com narcos locais. “Não há cartéis na Bolívia como no Brasil, Colômbia e México. Embora não haja cartéis, emissários que possam fazer as transações funcionarem, não descartamos isso”, disse Romero.
Comentários
Extra
Jovem de 21 anos morre em colisão entre moto e caminhonete no Ramal 3, em Cruzeiro do Sul
Acidente ocorreu na zona rural; vítima morreu ainda no local antes de ser levada ao hospital
Um grave acidente de trânsito resultou na morte de um jovem de 21 anos na tarde deste sábado (24), no Ramal 3, zona rural do município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. A colisão envolveu uma motocicleta e uma caminhonete que trafegava em sentido contrário pela via.
De acordo com informações preliminares, o impacto foi violento e provocou ferimentos gravíssimos no condutor da motocicleta. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou os primeiros atendimentos ainda no local do acidente, mas, segundo relatos de moradores da região, o jovem não resistiu aos ferimentos e morreu antes de ser encaminhado a uma unidade de saúde.
A vítima foi identificada como Itamar Silva dos Santos, de 21 anos, morador do próprio Ramal 3, onde ocorreu o acidente. A morte causou comoção entre familiares, amigos e moradores da comunidade.
As circunstâncias da colisão ainda não foram oficialmente esclarecidas. O caso será investigado pelas autoridades competentes, que irão apurar as causas do acidente e eventuais responsabilidades.
Comentários
Extra
Homem é esfaqueado três vezes em tentativa de homicídio no Centro de Rio Branco
Vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao pronto-socorro em estado estável; suspeito fugiu
Um homem identificado como Cezar Augusto do Nascimento, de 48 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio no início da noite deste sábado (24), nas proximidades da ponte metálica, no bairro Centro, em Rio Branco.
De acordo com informações preliminares, Cezar foi atingido por três golpes de arma branca após se envolver em uma discussão com um indivíduo ainda não identificado. Após o ataque, o suspeito fugiu do local e não foi localizado até o momento.
Segundo relatos apurados no local, a agressão teria sido motivada por vingança. O autor do crime teria sido agredido anteriormente pela vítima quando ambos estavam no sistema prisional e, ao reencontrá-lo em via pública, teria decidido retaliar, utilizando uma faca de serra.
Populares que presenciaram a ocorrência acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma equipe de suporte básico realizou os primeiros atendimentos ainda no local e, em seguida, encaminhou a vítima ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
No hospital, Cezar foi entregue ao Setor de Traumatologia com três perfurações, sendo duas nas costas e uma na região da clavícula. Apesar da gravidade do ataque, o estado de saúde da vítima foi considerado estável.
A Polícia Militar, por meio de uma guarnição do 2º Batalhão, esteve na área, colheu informações e realizou buscas nas proximidades, porém nenhum suspeito foi preso até o fechamento desta matéria. O caso será investigado pela Polícia Civil, que apura as circunstâncias e a motivação da tentativa de homicídio.
Comentários
Extra
Operação Tempestade apreende mais de 30 quilos de drogas e prende três em Rio Branco
Ações simultâneas do BOPE ocorreram em diferentes bairros da capital e resultaram na captura de foragido da Justiça
Uma operação integrada do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), por meio das companhias ROTAM, CHOQUE, CPCães e GIRO, resultou na apreensão de uma grande quantidade de drogas e na prisão de três pessoas no final da tarde desta quarta-feira (21), em Rio Branco.
Segundo a polícia, as equipes do BOPE deflagraram três ações simultâneas em diferentes regiões da capital como parte da Operação Tempestade, voltada ao combate ao tráfico de drogas e ao reforço da segurança pública.
Na primeira ocorrência, registrada na região conhecida como Sapolândia, no bairro Hélio Melo, os policiais apreenderam aproximadamente 30,695 quilos de entorpecentes, entre maconha do tipo skank e oxidado de cocaína. No local, foi preso Saulo Santos de Menezes, de 27 anos, que, de acordo com a polícia, já possui antecedentes por tráfico de drogas.
Em outra frente da operação, no bairro Santa Inês, no segundo distrito da capital, a guarnição prendeu Edirlei Amora do Carmo, de 39 anos, foragido da Justiça e monitorado pelo sistema judiciário. Contra ele havia mandado de prisão em aberto pelos crimes de roubo e homicídio.
A terceira ocorrência foi registrada no bairro Dom Giocondo, onde equipes do GIRO efetuaram a prisão de Romário Nascimento de Souza, de 28 anos, flagrado com entorpecentes. Conforme a polícia, ele também é monitorado pela Justiça por envolvimento com o tráfico de drogas.
Os suspeitos, juntamente com todo o material apreendido, foram encaminhados à Delegacia Central de Flagrantes (Defla), onde ficaram à disposição da Justiça para as providências cabíveis.
De acordo com o BOPE, as ações da Operação Tempestade, sob o novo comando do tenente-coronel Felipe Russo, reforçam o compromisso das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado e na promoção da segurança pública em Rio Branco.

























Você precisa fazer login para comentar.