Cotidiano
Irmãs têm filhas no mesmo dia e hospital sem saberem uma da outra em Rio Branco: ‘Não estava acreditando’
Luana foi internada antes do previsto por problemas de pressão alta. A família não contou à Joana, que também entrou em trabalho de parto e só descobriu a coincidência já na maternidade

A reportagem conversou com as irmãs que ficaram surpresas ao descobrirem que tinham dado à luz no mesmo dia. Foto: Arquivo pessoal
Por Renato Menezes
Duas irmãs viveram um momento pra lá de especial e improvável: deram à luz no mesmo dia, no mesmo hospital e sem saber que estavam internadas juntas. A coincidência aconteceu na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, no último dia 30 de setembro.
Os partos pegaram de surpresa a família de Luana Yasmim, de 20 anos, e Joana Darc, de 21, e claro, emocionou quem acompanhou a chegada das duas meninas que agora compartilham não só o parentesco, mas também o dia do nascimento.
Ana Laura, filha de Luana, nasceu na madrugada de 30 de setembro, às 2h35, de parto normal. Só que a previsão para ela vir ao mundo era somente no final de outubro.
No entanto, por conta da pressão alta, Luana precisou dar entrada na maternidade no dia 25.
“Como a pressão não melhorava, eles resolveram induzir o parto. Luana já estava com 2 cm antes da indução, aí no dia 29 pro dia 30 ela teve a bebê”, complementou a mãe Karen Cristine, que foi acompanhante das duas.

Irmãs têm parto no mesmo dia e na mesma maternidade em Rio Branco. Foto: Arquivo pessoal
No entanto, por conta da pressão alta, Luana precisou dar entrada na maternidade no dia 25.
“Como a pressão não melhorava, eles resolveram induzir o parto. Luana já estava com 2 cm antes da indução, aí no dia 29 pro dia 30 ela teve a bebê”, complementou a mãe Karen Cristine, que foi acompanhante das duas.
Como Joana também estava no estágio final da gravidez, a família optou por não avisá-la que a irmã já estava internada, para que ela não ficasse preocupada.
No entanto, não teve jeito. Maria Liz veio ao mundo logo depois, por volta das 22h45 do mesmo dia. A previsão de parto de Joana era para o dia 3 de outubro.

Irmãs partilharam experiências de gravidez juntas em Rio Branco. Foto: Arquivo pessoal
Gravidez
A reportagem conversou com as irmãs que ficaram surpresas ao descobrirem que tinham dado à luz no mesmo dia. Porém, diferentemente do parto, elas descobriram a gravidez em momentos diferentes.
“A gente sempre conversava sobre a gravidez. Até brincamos: ‘já imagino a gente ter no mesmo dia'”, disse Luana Yasmim.
“Nós sempre mantínhamos contato para saber como é que estava a gravidez ou para tirar umas dúvidas. Nós sempre criamos expectativas das bebês nascerem em dias diferentes, mas nunca passou pela minha cabeça que elas podiam nascer no mesmo dia”, complementou Joana.
Parto
Sobre o parto, Joana disse que ficou sem acreditar porque ela não sabia que a irmã tinha sido internada antes. Somente quando já estava na maternidade, ela descobriu que Luana já tinha dado à luz mais cedo.
O spoiler foi dado por uma funcionária que conhecia ambas.
“Depois disso, eu mandei mensagem para ela [Luana] perguntando se ela estava na maternidade. Aí só um tempinho depois que ela falou que estava internada e que já tinha ganhado a neném”, relembrou.

Parto ocorreu na manhã e na noite do dia 30 de setembro, na Maternidade Bárbara Heliodora. Foto: Arquivo pessoal
Planos para as meninas
Sobre elas terem vivido todo o processo juntas, ambas compartilharam o mesmo sentimento de felicidade, já com ideias de comemorarem os ‘mesversários’ de Ana Laura e Maria Liz juntas.
Comentários
Cotidiano
Rio Acre marca 9,12 metros em Rio Branco e segue estável, informa Defesa Civil
Nível do manancial permanece mais de quatro metros abaixo da cota de transbordo
Comentários
Cotidiano
Campeonatos Estaduais Sub-11 e 15 com 13 equipes confirmadas

Foto João Valente: Temporada de 2026 vai começar com torneios na base
O departamento de competições da Federação Acreana de Futsal (Fafs), atualizou nesta sexta, 20, o número de equipes confirmadas nos Estaduais Sub-11 e 15, primeiros torneios da temporada de 2026.
“Temos cinco times no 11 e oito no 15. O objetivo da federação é realizar cada competição com 12 participantes”, comentou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.
As inscrições serão encerradas no dia 28 deste mês e os detalhes dos dois torneios vão ser definidos nos congressos técnicos.
Sub-11
AME
Café com Leite
Preventório
Villa
Fluminense da Bahia
Sub-15
AME
Café com Leite
Preventório
Villa
Fluminense da Bahia
PSC
Epitaciolândia
CEC
Comentários
Cotidiano
Câmara dos Deputados reajusta verba de gabinete e cota parlamentar

A direção da Câmara dos Deputadosreajustou nesta sexta-feira (20/2) os valores das verbas destinadas aos parlamentares para financiar despesas do mandato (cota parlamentar) e do escritório de trabalho (verba de gabinete).
Os atos, assinados pelos sete membros da Mesa Diretora da Casa, incluindo o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB), atualizam os valores com base na inflação.
No caso da cota parlamentar, o reajuste será calculado com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre fevereiro de 2023 e dezembro de 2025.
A Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) é destinada ao financiamento de despesas para a atuação do deputado, como passagens aéreas, combustível e atividades de divulgação do mandato.
- O valor da CEAP destinado a cada deputado leva em conta a distância da capital do estado representado pelo parlamentar a Brasília. Parlamentares de Roraima recebem a maior quantia mensal, que, na tabela válida até esta sexta, era de R$ 51,4 mil.
Já a verba de gabinete sofrerá um reajuste pela inflação acumulada entre fevereiro de 2025, última correção feita no valor, até dezembro do ano passado. Esses recursos são utilizados para a contratação de pessoal nos escritórios dos deputados.
Até esta sexta, o valor destinado a cada parlamentar para contratar funcionários era de R$ 133.170,54 por mês. A correção do montante foi oficializada depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar uma lei que reajusta os salários de servidores da Câmara. Com o aumento do gasto com pessoal, a medida já era esperada na Casa.
Ao justificar a medida, a direção da Câmara afirmou que o reajuste recompõe o “desgaste inflacionário verificado até esse marco temporal”.
A Casa também argumentou que, em relação à cota parlamentar, as regras internas estabelecem que a diretoria-geral pode sugerir anualmente uma correção do montante com base no IPCA.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Você precisa fazer login para comentar.