fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Iniciado o Projeto Bombeiro Mirim 2017 em Xapuri

Publicado

em

Marcelo Torres

O governo do Acre, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, realizou a aula inaugural do projeto Bombeiro Mirim, em Xapuri. A solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira, 11, no auditório do Instituto Federal do Acre (IFAC) e contou com representantes da cúpula da segurança e do prefeito da cidade.

Cerca de 140 adolescentes com idade entre 12 e 14 anos e que estão matriculados em escolas públicas, se escreveram e passaram a ser aptos a participar do projeto. Com duração estimada de dez meses, o curso funciona no contraturno da escola – por exemplo, quem estuda pela manhã serve ao Bombeiro Mirim à tarde e vice-versa.

“Nesse período, os bombeiros mirins recebem uniformes, aprendem sobre respeito, conduta, companheirismo, ordem, natação, primeiros socorros, salvamento em altura, educação de trânsito e outras atividades, tudo em ações e linguagem específicas para a juventude”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, Roney Cunha.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, não á uma tarefa fácil conduzir mais de 100 garotos auxiliando na educação e formação de caráter. “Esses meninos e meninas precisam ser tratados com todo cuidado e zelo, pois eles são o futuro da nossa cidade, e isso que estamos fazendo é segurança, mas de forma preventiva com esses jovens”.

Educar para mudar

Segundo o prefeito da cidade de Xapuri, Francisco Ubiracy, em um futuro próximo essas crianças serão as pessoas que irão auxiliar prestando serviços à sociedade.

“Vejo futuros médicos, advogados e professores entre outras profissões que serão ocupadas por esses jovens, esse trabalho de educar, orientar é de fundamental importância na vida dessas crianças. Agradeço ao governador por ter esse olhar diferenciado e investir nesses projetos de formação do cidadão”, declarou o prefeito.

Dona Maria da Conceição, mãe de um aluno que ingressa no projeto, explica a felicidade em ver seu filho participar do projeto. “Esse momento é de muita felicidade em vê-lo empolgado com essa atividade. Ele não queria saber de nada, só de brincadeira, então resolvi escrevê-lo. Antes mesmo de iniciarem as aulas meu filho passou a se empolgar com o que ele irá aprender nesse período”, descreve a mãe.

A estudante Rosangela Soares, de 13 anos, que começou no projeto em 2016, fala de sua expectativa para este ano. “Aprendi várias atividades que influenciaram no meu dia a dia. Hoje sou uma garota mais paciente e espero levar esse conhecimento aos meus colegas que estão começando a partir de agora no projeto”, comenta.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem uma das maiores taxas de casos de malária e registra mais de 5 mil em 2023

Publicado

em

Acre está entre os estados com as maiores taxas de malária e representou 3,9% do total de números de casos da doença registrados na região amazônica

Comentários

Continue lendo

Acre

Caminhão carregado de farinha cai em rio e bombeiros fazem resgate a 15 metros de profundidade

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros realizou na última semana o resgate de um caminhão carregado de farinha que caiu dentro do Rio Juruá, na cidade de Porto Walter.

O veículo, avaliado em cerca de R$ 100 mil estava carregado com 180 sacas de farinha e ao tentar descer a rampa de acesso à balsa, para descarregar a carga, perdeu os freios e caiu dentro do rio.

O veículo ficou a 15 metros de profundidade da superfície/ Foto: Corpo de Bombeiros

Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros realizaram diversos mergulhos para fazer as amarrações necessárias para retirar o caminhão, que ficou a cerca de 15 metros de profundidade da superfície.

Os trabalhos de resgate duraram 14 horas e com o apoio de máquinas pesadas e de moradores da região, a equipe conseguiu retirar o caminhão do fundo do rio.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereador João Marcos Luz rebate críticas a gestão municipal

Publicado

em

Por

Durante a sessão na Câmara Municipal de Rio Branco, realizada na quarta-feira, 24, o vereador João Marcos Luz, líder do prefeito Tião Bocalom, utilizou a tribuna para rebater as declarações feitas pelo vereador Fábio Araújo em relação à gestão municipal.

“No início deste ano, por ser ano eleitoral, obviamente o debate político vai ser prioridade, porque o que nós queremos é alertar o cidadão de Rio Branco das mentiras propagadas durante 20 anos, que hoje o vereador Fábio Araújo representa aqui nesta casa.”

O vereador fez críticas ao partido de Araújo e também refutou a acusação de que o prefeito prometeu asfaltar todas as ruas da cidade, declarando que o programa em questão se chama “Asfalta Rio Branco”, e não teve promessas exageradas. “O prefeito Bocalom criou com o apoio desta casa aqui o programa asfalta Rio Branco, o nome do programa é asfalta Rio Branco, em nenhum momento ele disse vou asfaltar todas as ruas de Rio Branco, o vereador Fábio veio aqui mentir.”

Luz declarou sobre a gravidade dos problemas enfrentados pela cidade, como a insegurança e o desemprego, e criticou a oposição usando como justificativa a falta de conteúdo dela, que, segundo ele, se limita a desgastar a gestão atual. “Já disse aqui que não tem conteúdo, eles querem apenas desgastar, o vereador chamou quatro vezes o prefeito aqui de mentiroso, olha só a oposição, a postura de um opositor, não tem postura, faz oposição de qualquer jeito, atacando, querendo que não aconteça.”

Em relação ao projeto “Mil e Uma Dignidades”, Luz defendeu a atuação do prefeito e destacou os desafios enfrentados, como as enchentes e a burocracia. Ele declarou que as casas serão entregues.

“Então, se não foi possível entregar agora, certamente vai ser possível entregar no momento oportuno, e eu tenho certeza que o Ministério Público jamais será contra um projeto como esse até porque é um projeto magnífico, o prefeito Bocalom é um homem de visão e é isso que tem incomodado a população.”

Por fim, o vereador criticou a tentativa de atribuir todos os problemas ao atual governo municipal, e alegou que muitos deles foram herdados de gestões anteriores

“Querer jogar tudo nas costas da prefeitura, quer dizer que então a prefeitura tem que corrigir a lambança que o governo do estado fez, e é bom que se diga, não foi no governo do governador Gladson Cameli não, foi no governo do PT, e isso é muito grave.”

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo