Acre
Indústria, ciência e tecnologia realçam-se na 50ª edição da Expoacre 2025
O espaço dedicado à indústria gera um alto desenvolvimento e a produção está em expansão com mais tecnologia. É uma forma das empresas expandirem seus negócios e a população se beneficia

Espaço da secretaria de indústria, ciência e tecnologia expõe variedades de segmentos durante feira de agronégocio. Foto: Ingrid Kelly/Secom
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), promove um espaço inovador, voltado à divulgação de tecnologias, estímulo ao empreendedorismo e valorização de iniciativas locais em inovação e economia criativa.
Com foco em inovação, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico, o espaço reúne startups, instituições de ensino técnico, projetos de economia criativa e soluções digitais voltadas para o fortalecimento da indústria local.

Empresa de energia solar expõe seus produtos durante feira. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Para o titular da secretaria de estado de indústria, ciência e tecnologia, Assurbanípal Mesquita, o espaço reúne o que tem de melhor evidenciando o potencial acreano preparado com muito entusiasmo pelo Estado, tendo em vista a importância que os expositores têm a oportunidade de comercializar seus produtos e expandir seus negócios.
“O espaço da indústria nesta edição está dividido em três segmentos. O primeiro é o espaço de expositores, com cerca de 160 indústrias acreanas apresentando seus produtos e serviços. O segundo é o espaço da inovação, ampliado para receber startups e empreendedores da economia criativa. Mantemos também o tradicional espaço de jogos eletrônicos, com torneios e empresas do setor. O terceiro destaque é o espaço internacional, com expositores do Peru, Bolívia e outros países vizinhos. Nele, implantamos uma sala de rodadas de negócios, onde empresas acreanas se reúnem com representantes de supermercados e indústrias estrangeiras para ampliar parcerias e transações comerciais”, disse.

Assur Mesquita: “Desejo que nestes nove dias de feira seja marcado por uma grande concretização de negócios. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Durante todos os dias da feira, o público poderá conhecer de perto ações apoiadas e desenvolvidas, além de iniciativas que aproximam ciência e tecnologia do cotidiano das pessoas. O espaço também oferece oficinas, demonstrações práticas, exposições de produtos tecnológicos e atendimento a empreendedores interessados em acessar crédito, capacitação ou programas de incentivo.

Durante os dias de feira, população poderá conhecer de perto empresas diversas. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Para o visitante, Nonato Dantas, é notável o quanto a feira evoluiu durante as edições. “Esta edição está bastante inovadora. O governador preparou um evento especial este ano. Inclusive, as atrações também estão excelentes. O espaço dedicado à indústria gera um alto desenvolvimento e a produção está em expansão com mais tecnologia. É uma forma das empresas expandirem seus negócios e a população se beneficia, parabéns ao governador”, falou.

Visitante durante feira aproveita espaço da indústria. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Outro visitante, o jovem empreendedor do ramo da borracharia, Kauan Israel Cardoso, ressaltou a importância da Expoacre trazer novidades para todos os ramos: “Esse galpão mostra que o Acre está acompanhando as mudanças do mundo. É um espaço que inspira, tem várias novidades, até para minha área que atuo na área empresarial, a feira está com atrações diversificadas e estou observando uma grande variedade de produtos e serviços, o que torna a feira muito interessante. Considero relevante que, no setor industrial, as empresas apresentem suas inovações durante os dias da feira, aproximando-as do público”, reiterou.

Kauan Israel: “Ao visitar a feira, deparei-me com soluções em plástico solar, algo que não é comum em nosso dia a dia. Foto: Ingrid Kelly/Secom
A feira segue até o dia, 3, com entrada gratuita, programação cultural diversificada e oportunidades de negócios em diversas áreas. O estande da Seict funciona diariamente durante o evento, com atividades abertas ao público.
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.



















































Você precisa fazer login para comentar.