fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Imigrante é isolado após apresentar sintomas de Covid-19 em Assis Brasil

Publicado

em

Duas escolas estão recebendo cerca de 240 imigrantes na pequena cidade de Assis Brasil.

Se encontra isolado até a chegada de exames médicos, um homem natural do Paquistão que se encontra entre os demais imigrantes que estão na pequena cidade de Assis Brasil, localizada no extremo Norte do Estado do Acre, que faz fronteira com o Peru e a Bolívia.

O paquistanês após apresentar problemas de respirar, tosse e febre, se encontra na Unidade Mista de Assis Brasil, onde foi coletado uma amostra para realizarem o teste. Segundo foi dito pelo prefeito Antônio Barbosa de Sousa, o Zum (PSDB), estará esperando os dados do boletim epidemiológico que estará sendo divulgado nesta quarta-feira, dia 01.

Município de Assis Brasil necessita de apoio financeiro e logístico para poder manter os imigrantes na cidade.

Em tempo, a pequena cidade de Assis Brasil vem passando por um problema a mais nos últimos dias. Além de estar com um acréscimo de moradores de várias nacionalidades que tentavam passar para o país vizinho, o Peru, está na eminência de ter um surto de Covid-19, uma vez que estes estão vindo de vários estado do Brasil que tem casos comprovados de infecção.

Sem uma fiscalização rígida em taxis que fazem lotação em tempo de pandemia, esse imigrantes estão chegando e sendo ‘jogados’ nos municípios de Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil que já tem cerca de 240 distribuídos em duas escolas das cidade.

Segundo o prefeito, as despesas do Município aumentaram. “São 900 refeições por dia e um gasto de aproximadamente de R$ 9 mil reais e ainda outras despesas com logística e pessoal que estão sendo ‘sacrificados’ trabalhando acima do permitido e aconteceu uma reunião onde pediram o aumento da insalubridade com forma de compensar o esforço e estou apoiando. As equipes estão trabalhando de domingo a domingo e estão cansando”, desabafou.

Prefeito de Assis Brasil, Antônio Barbosa de Sousa, o Zum (PSDB) – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

Com as fronteiras fechadas por tempo indeterminado, os imigrantes estão sendo ‘represados’ na pequena cidade de Assis Brasil. Até o momento, o município recebeu algumas cestas básicas que deram para apenas quatro dias e 150 colchões do Estado, e outros do Exército e Ibama.

Um valor depositado no Fundo de Saúde de pouco mais de R$ 20 mil reais que duraram cerca de três apenas. Segundo o prefeito, Assis Brasil está precisando de uma atenção a mais por parte do Governo Estadual e Federal, por estar com um problema social que está aumentando a cada dia.

Comentários

Continue lendo

Extra

Dupla é condenada a mais de 50 anos por execução no Recanto dos Buritis

Publicado

em

Alexsander “Mucurão” e Alisson “Pinóquio” foram considerados culpados pelo assassinato de João Luiz Cunha, executado a tiros dentro de casa em 2020.

Em sessão do júri popular realizada nesta segunda-feira (25), no Fórum Criminal de Rio Branco, o Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri condenou Alexsander Pereira de Souza, conhecido como “Mucurão”, e Alisson Batista Alves, apelidado de “Pinóquio”, a penas que somam mais de 50 anos de prisão.

Os dois foram considerados culpados pela execução de João Luiz de Aguiar Cunha, o “Lorim”, morto a tiros em 2 de agosto de 2020, dentro de sua casa, na Rua Juscelino Kubitschek, bairro Recanto dos Buritis, no 2º Distrito da capital acreana.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, os acusados invadiram a residência e dispararam diversas vezes contra a vítima, grande parte dos tiros efetuados a curta distância. A investigação apontou que o crime foi motivado por rivalidade entre facções criminosas.

Por determinação do chamado “tribunal do crime”, João Luiz foi sentenciado à morte por morar em uma área dominada por grupo rival.

Alexsander recebeu a maior pena, 30 anos de reclusão em regime fechado. Já Alisson foi condenado a 21 anos. A defesa ainda pode recorrer da decisão.

Comentários

Continue lendo

Extra

Justiça decreta prisão de assaltante baleado em confronto com a PM em Rio Branco

Publicado

em

Decisão foi tomada em audiência de custódia; comparsa menor de idade morreu durante troca de tiros no Ramal da Judia.

A Justiça do Acre decretou, nesta segunda-feira (25), a prisão preventiva de Elenildo de Oliveira Dantas, de 18 anos, baleado em um confronto com policiais militares do 2º Batalhão, em Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara das Garantias, durante audiência de custódia realizada no Fórum Criminal.

Elenildo, conhecido como “De Menor”, permanece internado no Pronto-Socorro da capital, sob escolta policial, após passar por cirurgia. Assim que receber alta médica, será encaminhado ao presídio.

O acusado foi atingido durante tiroteio ocorrido no último sábado (24), no Ramal da Judia, bairro Belo Jardim, quando ele e um adolescente de 16 anos, identificado como Pablo Renan Alves, trocaram tiros com a polícia. O menor não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Segundo a investigação, a dupla havia invadido uma empresa e rendido uma vítima durante o assalto. Na fuga, foram localizados por militares do 2º BPM, reagiram à abordagem e acabaram alvejados.

Elenildo possui uma ficha criminal extensa, com passagens por tráfico de drogas, roubo, desobediência e posse ilegal de arma de fogo.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ADIAMENTO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE ADIAMENTO

PREGÃO ELETRÔNICO N° 017/2025 – COMPRAS.GOV 90017/2025

OBJETO: Registro de preços para futura e eventual Aquisição de materiais permanentes, visando atender às necessidades das diversas secretarias da Prefeitura Municipal de Brasiléia – AC. 

Data da Abertura: 09 de setembro de 2025, às 09h30min (horário de Brasília).

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 26/08/2025 nos seguintes endereços eletrônicos:  https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/, https://www.gov.br/compras/pt-br e  https://www.brasileia.ac.gov.br/.

Brasiléia/AC, 25 de agosto de 2025.

 

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira

Comentários

Continue lendo