Acre
Ifac começa ofertar primeiro curso de mestrado a partir de 2018
A instituição foi aprovada para ser polo do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
A partir de 2018, o Instituto Federal do Acre (Ifac) passará a ofertar seu primeiro curso de mestrado na área de educação profissional. Nesta semana, o Ifac passou a ser polo do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfPET).
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pró-Graduação (Proinp), Pedro Plese, o credenciamento do Ifac para oferta de mestrado é mais uma conquista para a instituição na área de pesquisa e incentivo à qualificação. O mestrado no Ifac terá como polo central o campus Rio Branco e será coordenado pela professora Josina Maria Pontes Ribeiro, que é mestre em Ciência Política e doutora em Ensino de Biociências e Saúde. A expectativa é de que o edital para inscrições seja lançado até o início de 2018.
“Além dos nossos servidores terem oportunidade de se capacitarem, a comunidade também será beneficiada, já que terão vagas destinadas ao público externo. Outro ponto é a participação de nossos servidores que já possuem grau de doutorado, que poderão ministrar as aulas e também orientar os futuros mestrandos”, destacou Plese.
Criado em 2016, o ProfPET é o primeiro mestrado em rede dos institutos federais do Brasil, sendo coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo. No ano passado, foram ofertadas 401 vagas no país, sendo que 50% destas foram destinadas a servidores das instituições e a outra metade para o público externo. Até esta quarta-feira, o polo de oferta mais próximo do Acre estava localizado no Amazonas.
“A necessidade de capacitar os servidores da Rede Federal sempre foi pauta presente entre os institutos. Porém, somente no ano passado, com a implantação do ProfPET, este anseio foi alcançado. Graças ao trabalho desenvolvido pela Rede Federal, em conjunto com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e de Nível Superior) e o Ministério da Educação (MEC), temos hoje um curso de pós-graduação que visa a educação tecnológica”, explicou o pró-reitor.
De acordo com a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, que também é coordenadora da Câmara Temática de Pesquisa e Inovação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com mais esta conquista, a instituição avança um degrau na área de pesquisa e qualificação.
“O Ifac sendo polo (do ProfEPT) é uma grande vitória. Quando assumi a reitoria do Ifac em 2014, já era uma preocupação trabalhar uma política forte de qualificação para os servidores. De lá para cá fizemos várias ações para fortalecimento desta política. Com a aprovação do Ifac para ser polo do primeiro mestrado em rede em educação profissional, nossa instituição se fortalece ainda mais e passamos a viver um novo momento”, ressaltou Rosana Cavalcante dos Santos.
Para a reitora, a aprovação do Ifac como polo contribui também para suprir a demanda de servidores e membros da comunidade que buscam qualificação. “Quando o edital para o mestrado profissional foi lançado em 2016, a procura pelas vagas foi muito grande no país. Com essa ampliação no número de polos, o Ifac passa a contribuir para que o Acre seja fortalecido na educação profissional, uma vez que formaremos pessoas nesta área. O Ifac ser um dos polos do ProfEPT era um sonho e que agora está concretizado”.
Comentários
Acre
Domingo será de tempo firme e ensolarado com noites amenas e baixa umidade do ar no Acre

Foto: Sérgio Vale
A previsão do tempo para este domingo, 20, aponta para um dia de sol e céu claro em todo o Acre. Influenciado por uma incursão de ar polar, o estado deverá ter tempo firme, seco e ensolarado, sem previsão de chuva. A noite tende a ser fria no leste e sul do estado e amena nas demais regiões.
No leste e sul do Acre que abrange microrregiões como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira o tempo será marcado pela ausência de nuvens e pelo ar seco. Durante a tarde, a umidade relativa do ar deve atingir índices entre 25% e 35%, caracterizando estado de atenção para a saúde, conforme parâmetros da Organização Mundial da Saúde. Pela manhã, a umidade varia entre 65% e 75%. Os ventos sopram entre fracos e moderados, vindos do sudeste.
Já no centro e oeste do estado incluindo Cruzeiro do Sul e Tarauacá as condições são semelhantes: céu limpo, sol forte ao longo do dia e temperaturas mais amenas à noite. A umidade mínima varia entre 30% e 40% à tarde, enquanto a máxima pode chegar a 85% nas primeiras horas da manhã.
Comentários
Acre
Linha com cerol mata mulher e fere motociclista no Acre em menos de uma semana
Dois casos graves envolvendo o uso de linhas com cerol voltaram a expor o perigo dessa prática ilegal no Acre. Em menos de uma semana, uma mulher perdeu a vida e um motociclista escapou por pouco de uma tragédia semelhante. Ambos os episódios reacenderam os debates nas redes sociais para o uso das linhas cortantes, proibidas pela Lei Estadual nº 4.394, de 2024, que veta a fabricação, comercialização e utilização desses materiais no estado.
O caso mais recente ocorreu na tarde deste sábado, 19, em Cruzeiro do Sul. Jéssica Santos, 33 anos, bióloga e esposa de um policial militar, trafegava de moto por uma ladeira no bairro João Alves quando foi atingida no pescoço por uma linha com cerol.
A vítima não resistiu ao corte profundo e morreu antes de receber atendimento médico. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas apenas pôde constatar o óbito. A Polícia Militar isolou a área e acionou o Instituto Médico Legal (IML).
Três dias antes, na quarta-feira, 16, um motociclista foi ferido no pescoço ao ser atingido também por uma linha com cerol no município de Epitaciolândia, interior do Acre. Ele retornava do trabalho com o pai, no bairro Aeroporto, quando foi surpreendido pela linha cortante. Segundo relatos, ele conseguiu desviar instintivamente com a mão e parar a moto, o que evitou ferimentos ainda mais graves. Uma imagem do ferimento circulou em grupos de redes sociais e chamou atenção pela gravidade.
Comentários
Acre
Poluição do ar ultrapassa o limite recomendado em seis municípios do Acre

Foto: IQAir/reprodução
Seis municípios do Acre apresentam índices de partículas finas respiráveis acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na manhã deste domingo (20). As informações da plataforma IQAir, referência em medição de poluição no ar em todo o mundo.
De acordo com a plataforma, Rio Branco tem o pior nível de poluição suspensa no ar entre as cidades acreanas, com 17.8 µg/m³ (microgramas de partículas finas inaláveis por metro cúbico), 3.6 vezes o valor recomendado na diretriz anual da Organização Mundial de Saúde.
Brasiléia tem o segundo pior registro, com 15.7 µg/m³, seguido por Epitaciolândia (10.8 µg/m³). Feijó detectou 11.8 µg/m³, enquanto Cruzeiro do Sul mediu 10.1 µg/m³ e Porto Acre 9.7 µg/m³.
Os municípios do Acre citados nesta matéria recebem a classificação de qualidade do ar “moderada”, cujo a recomendação para a população é que faça o uso de máscaras em atividades externas, que sejam usados purificadores de ar em ambientes fechados, e que sejam evitados exercícios ao ar livre.
As cidades do Acre não citadas estão com classificação de qualidade do ar “boa”, ou não possuem sensores.
*as informações desta reportagem foram consultadas às 8h00, são dinâmicas e podem mudar a qualquer momento.
Você precisa fazer login para comentar.