Acre
Ifac abre mais de 1,4 mil vagas para cursos técnicos em cinco cidades do Acre
Inscrições são gratuitas, começam nesta terça-feira (8) e vão até o dia 26 de dezembro.

O Instituto Federal do Acre (iFAC) está com inscrições abertas para o processo seletivo 2023/1 de cursos técnicos integrados e subsequentes. Ao todo, são 1.425 vagas para os campi Baixada do Sol, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir desta terça-feira (8) até o dia 26 de dezembro pelo site do Ifac.
As vagas para os cursos integrados são destinadas a estudantes que concluíram o ensino fundamental e vão iniciar o ensino médio em 2023. Nesse caso, o estudante aprovado para a vaga, além de cursar as disciplinas previstas para o ensino médio, também tem a oportunidade de realizar um curso técnico de sua escolha. Para concorrer às vagas, o estudante deve ter, no máximo, 17 anos até a data da matrícula.
Já os cursos subsequentes são destinados para as pessoas que já finalizaram o ensino médio, mas desejam fazer um novo curso e se aprimorar para o mercado de trabalho.
Também nesta seletiva, o Ifac oferece vagas para pessoas com idade mínima de 18 anos e que não tenham concluído o ensino médio. Nesse caso, as vagas contemplam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Conforme edital, a seleção dos novos alunos vai ser realizada por meio da análise de notas, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.
Cursos técnicos integrados ofertados:
Campus Baixada do Sol:
- Alimentos (40 vagas)
- Recursos Pesqueiros (40 vagas)
Campus Cruzeiro do Sul:
- Agropecuária (70 vagas – matutino; 35 vagas – vespertino)
- Meio Ambiente (70 vagas – matutino; 35 vagas – vespertino)
Campus Rio Branco:
- Edificações (70 vagas)
- Informática para Internet (70 vagas)
- Redes de Computadores (35 vagas)
Campus Sena Madureira:
- Informática (40 vagas)
- Agropecuária (40 vagas)
- Administração (40 vagas)
Campus Tarauacá:
- Administração (40 vagas)
- Agricultura (40 vagas)
- Florestas (40 vagas)
Campus Xapuri:
- Alimentos (40 vagas)
- Agropecuária (40 vagas)
- Biotecnologia (40 vagas)
- Alimentos – EJA (40 vagas)
Cursos Técnicos Subsequentes ofertados:
Campus Baixada do Sol:
- Agroecologia (40 vagas)
- Agropecuária (40 vagas)
- Zootecnia (40 vagas)
Campus Cruzeiro do Sul:
- Recursos Pesqueiros (40 vagas)
- Zootecnia (40 vagas)
Campus Rio Branco:
- Segurança do Trabalho (40 vagas)
- Administração (80 vagas)
- Recursos Humanos (80 vagas)
Campus Sena Madureira:
- Técnico em Administração (40 vagas)
Campus Tarauacá:
- Administração (40 vagas)
Campus Xapuri:
- Alimentos (40 vagas)
- Agropecuária (40 vagas)
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.

Você precisa fazer login para comentar.