Conecte-se conosco

Acre

Enem 2022 no AC: maioria dos inscritos é do sexo feminino, tem de 21 a 30 anos, é preta e já concluiu o ensino médio

Publicado

em

Ao todo, Acre tem 22.181 inscritos no Enem 2022, sendo 14.140 somente na capital. Primeiro dia do exame ocorre neste domingo (13).

Exame Nacional do Ensino Médio,Enem

Mais de 22,1 mil pessoas estão inscritas para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que acontecem nos dias 13 e 20 de novembro, no Acre. O balanço do perfil dos candidatos aponta que a maioria é do sexo feminino, tem de 21 a 30 anos, é preta e já concluiu o ensino médio.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, somente na capital acreana, Rio Branco, são 14.140 inscritos.

O número de inscrições confirmadas representa um aumento de 9% em comparação com 2021, quando 20.336 pessoas estiveram aptas a fazer o exame no estado.

Do total de 22.181 inscritos este ano, 21.396 optaram por fazer a prova na versão impressa e 785 na versão digital. Tanto a versão impressa quanto a digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias.

Perfil dos candidatos no Acre

 

  • Enem impresso

 

Seguindo uma tendência nacional, as mulheres são a maioria entre os candidatos do exame este ano, com 12.937 inscrições. Outras 8.459 pessoas do sexo masculino se inscreveram para realizar o exame. Os números foram divulgados pelo Inep.

Quanto à raça, 750 candidatos dizem ser de cor amarela, 4.488 de cor branca, 173 indígenas e 2.282 pardos. A maioria é formada por autodeclarados pretos: 13.285. Outros 418 não informaram.

Quase 30,6%, isto é 6.546 candidatos, possuem de 21 a 30 anos. Os demais candidatos têm 18 anos (4.602); 19 anos (3.051); 20 anos (2.412). Segundo os dado, 120 candidatos para a versão impressa são menores de 16 anos e realizam o Enem como treineiros e 23 têm mais de 60 anos.

Do total, 6.419 estão cursando a última série do ensino médio – destes, apenas 4.530 devem concluir este ano. Outros 13.002 concluíram o ensino médio e 86 não concluíram o ensino médio e nem estão cursando.

Ao todo, 6.703 candidatos inscritos no Acre pagaram taxa de inscrição para o Enem na modalidade impressa. Tiveram inscrição gratuita 6.050 pessoas e 8.643 tiveram isenção por declaração de carência aprovada.

  • Enem digital

 

Quando se fala do Enem digital, o público feminino e masculino são semelhantes: 397 mulheres contra 388 homens. Do total, 586 já concluíram o ensino médio e 199 estão cursando o último ano.

A maioria tem idade entre 21 e 30 anos, com um total de 293 candidatos. Outros 187 têm entre 31 e 59 anos e 109 candidatos têm 18 anos.

Ao todo, 199 candidatos inscritos no Acre pagaram taxa de inscrição para o Enem na modalidade impressa. Tiveram inscrição gratuita 199 pessoas e 387 tiveram isenção por declaração de carência aprovada.

Datas do Enem 2022

 

13 de novembro (domingo)

  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas; e redação.

 

20 de novembro (domingo)

  • 45 questões de matemática;
  • 45 questões de ciências da natureza.

 

Veja os horários de aplicação (horário local):

  • Abertura dos portões: 10h
  • Fechamento dos portões: 11h
  • Início das provas: 11h30
  • Término das provas no 1º dia: 17h
  • Término das provas no 2º dia: 16h30

 

candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

Atenção: O Enem digital não é feito de casa, mas no local indicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com os mesmos horários e regras da aplicação tradicional. Leia mais informações sobre o Enem digital aqui.

Locais de prova

 

O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado em https://enem.inep.gov.br/participante/. A orientação do Inep é chegar às 10h no local de prova.

O documento também traz dados como: idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas do exame solicitações de atendimento especializado (como adaptações para pessoas com deficiência).

O Inep recomenda que o candidato imprima o “cartão” e o leve no dia do Enem, mas isso não é obrigatório.

O que levar no dia da prova

 

  • RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
  • Álcool em gel;
  • Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
  • Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Lanche; e
  • Água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).

 

Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:

  • e-Título,
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
  • RG Digital.

 

Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

O que não pode levar no dia prova

 

  • Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
  • Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
  • Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
  • Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.

 

Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

A partir das 11h (horário do Acre), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.

Comentários

Acre

Viatura capota na estrada com dois PMs que saiam do plantão

Publicado

em

Na manhã deste sábado, 26, dois policiais militares acabaram se envolvendo em um acidente na rodovia AC-40 em Senador Guiomard.

De acordo com informações repassadas à reportagem do ac24horas, os dois estavam de plantão na barreira entre a divisa de Plácido de Castro com a Bolívia, desde às 19 horas da noite de sexta-feira, 25. Após o plantão, os PMs voltavam para o município de Senador Guiomard quando acabaram capotando a viatura na estrada.

Uma outra equipe da Polícia Militar prestou socorro e encaminhou os militares – sargento Nunes e soldado Freitas ao hospital de Senador Guiomard, no interior do Acre, onde passam por exames de imagem.

Contudo, apesar do susto, os militares se encontram em estado de saúde estável.

Comentários

Continue lendo

Acre

Saúde do Estado realizou mais de 10 mil procedimentos voltados às pessoas com autismo no Acre

Publicado

em

A marca superior a 10 mil procedimentos voltados à pessoa com deficiência intelectual, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA), é mais uma conquista do governo do Acre. O projeto inovador da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) levou assistência médica especializada para menores como Luiz Miguel da Silva, de 5 anos. O jovem foi acompanhado, na manhã desta sexta-feira, 25, em Cruzeiro do Sul, na edição que marca o encerramento do empreendimento que trouxe dignidade e mais qualidade de vida aos acreanos.

Mais de 10 mil procedimentos voltados à pessoa com autismo foram realizados no Acre, em 2022. Foto: Marcos Santos/Secom

“A falta de conhecimento nos leva a não saber lidar com esse transtorno. Essa porta que o governo abriu nos enche de esperança. Creio que, a partir de agora, o nosso dia a dia vai melhorar”, pontuou a mãe de Luiz Miguel, Ana Carolina Silva, ao ouvir do especialista o diagnóstico sobre os transtornos que afetam o desenvolvimento e o comportamento do filho.

De abril a novembro deste ano, a equipe multiprofissional, formada por pediatra, neuropediatra, geneticista especialista em saúde da família, neuropsicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, enfermeiro e assistente social realizou 1.617 consultas médicas, 2.017 avaliações e 10.880 procedimentos em dez dos vinte e dois municípios do estado.

O projeto levou dignidade a crianças de dez dos vinte e dois municípios acreanos. Foto: Marcos Santos/Secom

Os números refletem a dedicação e o compromisso da gestão estadual em melhorar a vida dos acreanos. “A população é grata e sempre elogia o projeto, fruto de muito esforço da equipe da Sesacre, da secretária Paula Mariano e do governador Gladson Cameli.  Atendemos in loco e, com isso, facilitamos a vida de pessoas que teriam que se deslocar para outra região em busca de ajuda. Para que o benefício contemple mais pessoas, o governo planeja dar continuidade aos serviços nos próximos anos”, informou Catiana Rodrigues, coordenadora regional da Sesacre.

Parte da equipe que compõe o Saúde Itinerante Especializado. O programa possibilita aos acreanos assistência médica gratuita e bem pertinho de casa. Foto: Marcos Santos/Secom

A iniciativa contou com parceria das prefeituras municipais.

Comentários

Continue lendo

Acre

Saúde realiza encontro de encerramento da programação do Novembro Roxo

Publicado

em

O contato pele a pele é algo inerente e necessário ao ser humano, o toque, o calor humano se faz importante principalmente para os recém-nascidos, em especial os prematuros. Abordando esta temática, encerrou-se nesta sexta-feira, 25, a programação de atividades alusivas ao Novembro Roxo, de combate à prematuridade.

Encontro reuniu funcionários e mães do método cangurú. Foto: cedida

O encontro, que reuniu mamães e servidores da Maternidade Bárbara Heliodora, foi realizado no auditório da unidade.

“Fizemos uma pequena celebração para homenagear os nossos servidores, agradecer todo o empenho, bem como uma conversa com as mães do método canguru e amostra dos resultados de trabalho na unidade de terapia intensiva neonatal”, relatou a gerente do Sistema Assistência à Saúde da Mulher e da Criança (Sasmc), Laura Pontes.

Além disso, o evento contou com a convidada da Universidade Federal do Acre (Ufac), Cláudia Pinto, que abordou os efeitos fisiológicos durante o contato pele a pele.

“Nós sabemos dos benefícios adquiridos quando a criança tem o contato pele a pele com os pais e, principalmente, quando chega na fase canguru ele ganha peso rápido, a parte emocional fica elaborada. São diversos os benefícios”, destacou Laura Pontes.

Comentários

Continue lendo

Em alta