Acre
Idoso achado morto com as mãos amarradas pode ter sofrido um mal súbito durante assalto, diz polícia
Elídio Ferreira Cavalcante, de 77 anos, teve a casa invadida e objetos roubados por criminosos na tarde dessa quarta-feira (10). Investigações apontam que idoso passou mal e morreu durante o crime.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/M/I/f5bBqwQPWfq4Q7aUUW1Q/casa-idoso.jpg)
Idoso teve a casa invadida e pertences roubados por criminosos na tarde dessa quarta-feira (10) — Foto: Arquivo pessoal
O idoso Elídio Ferreira Cavalcante, de 77 anos, pode ter tido um mal súbito enquanto bandidos assaltavam a casa dele e acabou morrendo na tarde dessa quarta-feira (10). Essa é a principal linha de investigação da Polícia Civil do Acre.
A vítima foi achada morta na parte de trás da casa, que fica no bairro Cidade Nova, em Rio Branco, com o rosto coberto por um pano e um fio enrolado no pescoço. Conforme a apuração policial, Cavalcante teve a casa invadida, objetos e pertences roubados por criminosos.
Nesta quinta (11), o delegado de Polícia Civil Lucas Pereira explicou que aguarda o laudo necroscópico do Instituto Médico Legal (IML) para saber a causa exata do óbito do idoso. Segundo o delegado, a vítima não tinha marcas visíveis de violência física.
“Amarraram um senhor de 77 anos que não tinha a mínima condição de reagir ao assalto, foi uma atitude totalmente desproporcional dos assaltantes, que culminou nessa tragédia desse senhor. Um ato de covardia que vai ser reprimido aí com o maior rigor pela Polícia Civil”, afirmou Pereira.
Moradores acionaram a polícia após acharem o cadáver. Ainda na quarta, a polícia chegou a informou que uma neta do idoso esteve no local e relatou que havia marcas no chão, como se o avô tivesse sido arrastado da casa até o quintal.
O delegado destacou que os criminosos podem ser indiciados por latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Para ele, os assaltantes assumiram o risco quando amarraram um idoso que não tinha chances de defesa e o roubo terminou em morte.
“O cenário está sendo desenhado para caracterizar um latrocínio, que é roubo seguido de morte. Através da conduta do roubo dos agentes, a vítima acaba morrendo. No caso dos agentes empregar a violência em cima da vítima pra segurar a subtração do bem ou da fuga dos assaltantes”, confirmou.
Pereira acrescentou ainda que está levantando os objetos levados no assalto. A polícia ainda não conseguiu prender nenhum suspeito do crime. “Estamos entrevistando as testemunhas e constatar o que realmente foi subtraído do seu Elídio”, relatou.
Comentários
Acre
Mais de mil bolsas integrais e parciais do Prouni estão disponíveis no Acre

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre neste primeiro semestre de 2026 a oferta de 1.684 bolsas de estudo no estado do Acre. Dessas, 1.026 são integrais, garantindo educação gratuita, e 658 são parciais, com desconto de 50% na mensalidade.
A capital, Rio Branco, concentra a maior parte das oportunidades, com 1.323 bolsas, sendo 754 integrais e 569 parciais. A lista completa de bolsas por município está disponível no site do Prouni, na seção “Consulta de bolsas”.
Entre os cursos com mais vagas no estado, Administração lidera com 146 bolsas (85 integrais e 61 parciais), seguido por Direito, com 139 oportunidades (53 integrais e 86 parciais), e Gestão Pública, com 120 bolsas (62 integrais e 58 parciais). Outros cursos com destaque são Gestão de Recursos Humanos (99 bolsas), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (85 bolsas) e Gestão Comercial (64 bolsas).
As inscrições serão gratuitas e realizadas entre os dias 26 e 29 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da seleção ocorrerá em duas chamadas, nos dias 3 de fevereiro e 2 de março.
O Prouni, criado pela Lei nº 11.096/2005, é voltado a estudantes sem diploma de nível superior e oferece oportunidades em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de ensino superior.
Comentários
Acre
Tempo instável marca esta sexta-feira no Acre, com risco de chuvas fortes em todas as regiões
Alta umidade mantém possibilidade de pancadas intensas ao longo do dia; temperaturas variam entre 20 °C e 31 °C no estado.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em declínio, mas permanece acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou ligeira queda nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. Às 5h19, a medição registrou 14,57 metros, e às 9h, 14,51 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo de 14 metros e da cota de alerta, que é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada na capital acreana foi de 2,00 mm, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.
O órgão segue acompanhando diariamente a situação do rio e emitindo boletins para orientar moradores sobre possíveis medidas de prevenção.

Você precisa fazer login para comentar.