Geral
Iapen abre concurso para criação de hino da Polícia Penal
O hino de uma força policial traz identidade, reconhecimento, senso de equipe e conta uma história. Pensando nisso, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) abriu um concurso para criação de um hino para a Polícia Penal do Acre (PPAC).
Dentre os objetivos da criação do hino para a Polícia Penal está promover os feitos e glórias da PPAC e proclamar suas peculiaridades institucionais e históricas. Para participar do concurso, é necessário ser um servidor efetivo (da ativa ou aposentado) da Segurança Pública do Estado do Acre. Além disso, o hino inscrito no concurso deve focar na história, identidade, missão, visão, objetivos e valores da Polícia Penal, além de outros requisitos que podem ser encontrados na Portaria nº 1001, de 11 de setembro de 2024, publicada no Diário Oficial do Acre.
O policial penal Cristiano Santos, que integra a comissão de identidade visual da Polícia Penal como primeiro secretário, explica que “o Iapen tem valorizado a Polícia Penal e dado seguimento à sua criação. Com a comissão foi possível essas portarias necessárias para a criação desses símbolos e identidade visual como um todo. Enquanto policial penal, me sinto honrado em pertencer a essa polícia, e o hino traz esse senso cívico na categoria, esse amor. Imagina um policial penal pode vir a ser conhecido como aquele que criou o hino da Polícia Penal. Isso é participação e democracia, e eu só tenho a agradecer as gestões que temos e tivemos, e que consigamos avançar ainda mais”.
A policial penal Fernanda Sá salienta que o hino é importante para a construção da identidade da Polícia Penal: “É de extrema necessidade a Polícia Penal constituir seu próprio hino, tendo em vista que nós somos uma instituição nova no Estado e estamos em evolução, e temos que constituir a nossa própria identidade”, ressaltou.
O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, acredita que o hino é um importante símbolo para uma força policial, e a Polícia Penal deve ter o seu: “O hino pode trazer mais autoestima para os policiais penais, estimular os valores que a Polícia Penal possui, e trazer um senso de identidade para a força”, explicou o presidente.
O formulário de inscrição para o concurso está disponível neste link.
Comentários
Geral
Prefeito Carlinhos do Pelado e DNIT discutem melhorias na infraestrutura de Brasiléia
Reunião tratou de correções na BR-317, instalação de quebra-molas e escoamento de bueiros. Obras já avançam em vias como a Avenida Rui Lino e Marinho Monte.
Nesta quinta-feira (6), o prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, acompanhou uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para discutir melhorias na infraestrutura do perímetro urbano e rural do município. O foco da reunião foi a BR-317, no sentido de Assis Brasil, onde foram identificados pontos críticos que necessitam de intervenções.
Entre as principais demandas estão correções nos acostamentos, instalação de dois quebra-molas próximo ao hospital e outros dois em frente ao clube da Polícia Militar, além da melhoria no escoamento de um bueiro localizado ao lado da borracharia 24 horas. Essas ações visam aumentar a segurança viária e facilitar o tráfego na região.
O DNIT já vem realizando obras de recuperação na BR-317, com a conclusão dos trabalhos na Avenida Rui Lino e a continuidade dos serviços na Avenida Marinho Monte. O prefeito Carlinhos do Pelado destacou a importância das parcerias com órgãos federais para o desenvolvimento do município.
“Temos reforçado e agradecido sempre as parcerias que beneficiam o povo brasileense. Essas melhorias são fundamentais para garantir mais segurança e qualidade de vida para nossa população”, afirmou o prefeito.
As intervenções discutidas na reunião devem contribuir para a melhoria da mobilidade urbana e a redução de acidentes, além de promover o desenvolvimento econômico e social de Brasiléia. A expectativa é que as obras avancem rapidamente, beneficiando moradores e visitantes da região.
Comentários
Geral
Eletricista cai de altura de 4 metros durante serviço em igreja no bairro Montanhês, em Rio Branco
Vanderlei de Souza Leão, de 39 anos, conhecido como “Tito”, sofreu ferimentos na cabeça, escoriações e possível fratura no braço. Ele foi encaminhado ao pronto-socorro em estado estável.
O eletricista Vanderlei de Souza Leão, de 39 anos, popularmente conhecido como “Tito”, sofreu um acidente na manhã desta quinta-feira (6) ao cair de uma altura de aproximadamente 4 metros enquanto realizava a instalação elétrica em uma igreja evangélica na Rua Senador Mário Maia, no bairro Montanhês, em Rio Branco. O local fica em frente a um posto de combustíveis.
De acordo com testemunhas, Vanderlei estava trabalhando na instalação da rede elétrica da igreja para a colocação de aparelhos de ar-condicionado quando, de forma inesperada, sofreu a queda. O acidente poderia ter sido evitado se o trabalhador estivesse utilizando equipamentos de segurança, como o cinto de segurança, que impediria a queda. Após o impacto, a vítima ficou desacordada.
Amigos de Vanderlei acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que enviou uma ambulância de suporte avançado ao local. Após receber os primeiros socorros e ser estabilizado, Tito foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco. Segundo o médico do SAMU, ele apresentava um ferimento na cabeça, escoriações pelo corpo, uma possível fratura no braço direito e relatava dores nas costas. Seu estado de saúde foi considerado estável.
Comentários
Geral
Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida Ceará, em Rio Branco
Talison Quadros de Oliveira, de 28 anos, sofreu fratura no fêmur e escoriações após ser atingido por veículo que fazia conversão proibida. Ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro em estado estável.
O motociclista Talison Quadros de Oliveira, de 28 anos, ficou ferido após colidir com um veículo na noite desta quarta-feira (5), na Avenida Ceará, no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco. De acordo com a vítima, ele trafegava em uma motocicleta Honda Fan 160, de cor preta, no sentido Centro/Bairro, quando foi atingido por um carro modelo CrossFox, de cor vermelha.
O motorista do CrossFox estava estacionado no mesmo sentido da moto e, ao tentar fazer uma conversão proibida à esquerda, colidiu com a motocicleta. Com o impacto, Talison foi arremessado violentamente contra o asfalto, sofrendo uma fratura no fêmur esquerdo e escoriações no cotovelo direito. Seu estado de saúde foi considerado estável após os primeiros atendimentos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico ao local. Após receber os primeiros socorros, Talison foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco para tratamento médico.
O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) isolou a área para a realização da perícia e, após os procedimentos necessários, liberou os veículos envolvidos. O caso reforça a importância de respeitar as normas de trânsito, principalmente em vias movimentadas, para evitar acidentes.
Você precisa fazer login para comentar.