Acre
Homenagem: Após 35 anos, a reserva honrosa e a certeza do dever cumprido
Alexandre Lima
Hoje, dia 6 de junho de 2014, o 10º Batalhão da Polícia Militar localizado na cidade de Brasiléia, com a presença de convidados, parentes e irmãos de farda, realizaram um almoço para dois policiais militares que dedicaram 35 anos de sua vida, servindo ao cidadão acreano.
As emoções falaram mais forte, pois, dois não irão mais cumprir a rotina de plantões e noites intermináveis para cuidar do alheiro sem receber algo em troca, além de seu soldo mensal, já que seguiam a risca o lema “Servir e Proteger”.
Entram para a reserva da Polícia Militar do Acre, os agora 2º Tenentes, Tânia Mª Filgueiras da Silva e Antonio Izel Mourão. Estes que serviram os moradores das cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, dia a dia, noite a noite com honra e respeito ao cidadão civil, combatendo o mal e arriscando suas vidas.

Entram para a reserva da Polícia Militar do Acre, os agora 2º Tenentes, Tânia Mª Filgueiras da Silva e Antonio Izel Mourão – Foto: Alexandre Lima
Filgueiras e Izel também foram homenageados pelo comandante geral da Polícia Militar do Acre, coronel PM José Anastácio Reis e Major Estene Barbosa por carta, que não puderam participar da homenagem pelo fato de estarem na cidade de Cobija, em importante solenidade representando o Brasil, juntamente com autoridades do país anfitrião e do Peru.
Em tempo, os dois novos componentes da reserva militar do Acre, estão deixando uma lacuna dentro da Corporação. O 10º Batalhão estará abrindo vagas de militares que entraram na década de 1980, para novos recrutas que terão de servir com honra por mais de três décadas.
Em suas homenagens, além de oração e benção para sua nova vida, foi servido um almoço após algumas falas por parte dos presentes e irmão de fardas, seguido de muitas lágrimas e emoção.
Por parte do jornal oaltoacre.com, a direção vem agradecer a parceria e amizade pelos quase 10 anos desde sua fundação em 2005.
Em nome dos leitores, obrigado Izel, obrigado Filgueiras.

As homenagens foram seguidas de muitas emoções entre os amigos e irmãos de farda – Foto: Alexandre Lima

Os dois agora militares da reserva dedicaram 35 anos de sua vida, servindo ao cidadão acreano – Foto: Alexandre Lima
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale















Você precisa fazer login para comentar.