Geral
Guarda Mirim do 6º BPM realiza formatura de confraternização de fim de ano e encerramento das atividades de 2024
Comandante Geral da PMAC, Coronel PM Marta Renata prestigia o evento

Assessoria de Imprensa do 6º BPM
O 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), de Cruzeiro do Sul, realizou a formatura de confraternização de fim de ano da Guarda Mirim, que marca o encerramento das atividades do ano de 2024, solenidade que teve por objetivo emprestar significado especial a promoção dos Guardas Mirins, entrega de prêmios e medalhas aos mirins destaques, homenagens aos que foram alunos 5 Estrelas que tiraram boas notas nas suas escolas.
A solenidade aconteceu na região do Juruá e foi bastante prestigiada por autoridades, inclusive com a honrosa presença da Comandante Geral da Polícia Militar do Acre, Coronel PM Marta Renata, a primeira mulher a assumir o comando da corporação. Foram prestadas também homenagens aos alunos dos cursos de formação de cabos e Sargentos, aos apoiadores da Guarda Mirim, assim como formalizado o encerramento do ano letivo dos Mirins 2024.
Prestigiaram também formatura o comandante em Exercício do 6º BPM, Capitão PM Daniel Santos, o comandante do 4º Batalhão Especial de Combate a Incêndio Florestal (4º BEPCIF), Capitão BM Josadac, o representante da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Major PM Pinto, o comandante da Polícia Comunitária do 6º BPM, Subtenente Brito.

No início da formatura os pelotões da Guarda Mirim, comandada pelo Sargento PM Anderson Souza, foram apresentados pelo 1º sargento GM F. Souza, Sub Comandante Mirim da Guarda Mirim e em seguida foram apresentados à Comandante Geral da PMAC e ao Comandante do 6º BPM, Capitão PM Daniel dos Santos. Em seguida, para abrir oficialmente celebração os guardas mirins cantaram respeitosamente o Hino Nacional Brasileiro.

A Guarda Mirim do 6º Batalhão de Polícia Militar — Cruzeiro do Sul – AC, hoje conta com 120 integrantes. Neste momento temos a participação de 80 integrantes entre crianças e adolescentes de ambos os sexos, tem como finalidade principal instruir menores de nove a 17 anos de idade, reforçando os bons princípios da honestidade humana e respeito à liberdade, através da devida e possível assistência e orientação nos campos da atividade humana. Com isso, visa afastar os menores das ruas contribuindo com suas famílias para a educação e formação humana, e, deste modo, trabalhar de modo preventivo contra a ociosidade e a marginalidade.
No Quartel da Polícia Militar, essas crianças e adolescentes são incentivados a uma orientação de descoberta sócio/profissional com o intuito de despertarem para uma visão mais ampla e humana do mundo através de palestras educativas, visitas técnicas e institucional, diversas atividades desportivas, lazer e cultura de um modo geral, como novas possibilidades que permitam melhorar o desenvolvimento das atividades que visam o crescimento físico-intelectual dessas crianças que compõe a Guarda Mirim do 6.º BPM, em Cruzeiro do Sul-AC.
O grande feito deste Batalhão é seu trabalho integrado com a comunidade e demais instituições públicas e privadas. Não somente as de segurança, mais todas as que diretamente ou indiretamente tenham como foco principal o bem-estar do povo acreano. Uma integração que tem gerado frutos cada vez mais satisfatórios.

Em seguida foi realizada a promoção dos guardas-mirins, num momento de realização pessoal e profissional em que os mirins promovidos galgam graduações mais elevadas no projeto GM, fruto de esforços e dedicação pela vida parcial do cotidiano militar que representa a alegria de familiares e amigos, sobretudo um relevante alento na autoestima da jovem criança e adolescente que diariamente se empenha em fazer o melhor para seus pais e instrutores.
No ato, foram promovidos 30 Alunos Soldados mirins à Soldados GMs pelos critérios de contar com pelo menos seis meses de aluno soldado, avaliação comportamental, frequência nas atividades e desempenho adequado em conhecimento da vida militar através da ordem unida e demais instruções cívico-militares. Todos os Mirins promovidos prestaram o compromisso e o juramento mirim. Os novos para efetivar a promoção a Soldado e os antigos para ratificar o compromisso mirim.

O compromisso foi prestado perante a Bandeira Nacional que ocupou seu lugar de destaque no dispositivo, conduzida pelo 2º Sargento da Guarda Mirim, Oliveira, ao som do Hino à Bandeira. A Aluna Cabo Júlia conduziu o compromisso. Em seguida os novos Soldados GM prestaram continência à Bandeira Nacional num momento de muita emoção sob o som da marcha Fibra de Herói. Os pais e padrinhos foram convidados para entregar o certificado aos novos Soldados da Guarda Mirim.

A matrícula de 12 Soldados GM no Curso de Formação da Cabos pelos critérios de contar com no mínimo 13 anos de idade, estar no mínimo com 6 meses na graduação de Soldado, avaliação comportamental, frequência nas atividades, desempenho adequado em conhecimento da vida militar através da ordem unida e demais instruções cívico-militares, além de teste de aptidão física. Os pais foram convidados para entregar a tarjeta com a sigla CFC, referente ao curso de formação de CB GM.

Na solenidade foi também realizada a promoção de Alunos Cabos Mirins – AL.CB Fem. Maura. E.S.da Silva, Ana Nayara Crisóstomo do Amaral e AL. CB. GM Diemersson Silva Oliveira e Richard Farias dos Santos, promovidos a Cabos Mirins por antiguidade, conforme as notas obtidas nos testes intelectual e físico nas disciplinas que compõe o CFC. Os pais dos cabos mirins promovidos fizeram a entrega da insígnia de CB GM.
Os Cabos Mirins CB GM Alex de Oliveira Mariano e Pedro Henrique Souza da Silva, foram matriculados a graduação de Curso de Formação de Sargentos (CFS GM), pelos critérios de contar com no mínimo 13 anos de idade, estar no mínimo com 1 ano na graduação de Cabo, avaliação comportamental, frequência nas atividades, desempenho adequado em conhecimento da vida militar através da ordem unida e demais instruções cívico-militares e teste de aptidão física e receberam dos pais a tarjeta com a sigla CFS.
Outra promoção da solenidade foi de Alunos Sargentos Mirins que foram promovidos a graduação de 3° Sargento Guarda Mirim – AL. SGT GM Hugo Oliveira Mariano e Al. SGT GM Eric Silva de Souza, promovidos por antiguidade, conforme as notas obtidas nos testes intelectual e físico nas disciplinas que compõe o CFS e receberam dos pais as insígnias de 3° SGT GM.
Foram promovidos à graduação de 1º Sargento da Guarda Mirim os 2º Sargentos GM Elias de Oliveira Basto e Fredson Silva de Souza, pelo critério de antiguidade e merecimento, conforme as notas obtidas nos testes intelectual e físico, que recebeu as insígnias dos seus pais e em seguida foram homenageados Alunos Cabos e Sargentos que concluíram a Marcha do CFC/CFS que foram conduzidos ao local de destaque pelo Subcomandante da GM, Subtenente GM F. Souza. Pais foram convidados para a entrega das medalhas.

Ao comando da Aluna GM Júlia tomaram lugar de destaque 15 Mirins Destaques do ano de 2024, liz Karem Silva Alves, Carlos Souza Cassiano, Isabelly Nacimento dos Santos, Davi Pereira da Costa, Wendel Junior Siqueira Costa, João Gabriel Sampaio Nascimento, Arthur Gabriel da Souza Silva, Ingrid Beatriz dos Santos Silva, Pablo Riquelme Dias Fernandes, Arthur Santos da Cruz, Sophia Conseição Oliveira, Pedro Samuel Gadelha Santos, Sayonara Santos Batista, Francisca Kemily França Dias e Júlia Victória Araújo de Oliveira, homenageados por terem conseguido boas notas em suas escolas e apresentado bom desempenho escolar durante todo ano. As autoridades presentes fizeram a entrega das medalhas.
Veja vídeo:
A Passagem de Comando Mirim foi outra etapa da formatura, por ocasião no desligamento por data limite de permanência na Guarda Mirim do Sargento SR F. Souza que passou o Comando Mirim da GM para o 1º SGT GM Oliveira. O ato de Transmissão de Cargo foi realizado na presença da Comandante da PMAC, Coronel PM Marta Renata que ocupou lugar de destaque no evento e os graduados mirins exonerado e nomeado fizeram a entrega e a recpção do cargo de Comandante da Guarda Mirim do 6º BPM e prestaram continência e se apresentaram individualmente a Comandante Geral da PMAC.

Depois da Passagem de Comando foi realizada a solenidade de Desligamento de Mirim por limite máximo de idade e necessidade de trabalho do SE GM F. Souza e do SGT GM M. Nascimento que receberam o Certificado de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à Guarda Mirim do 6º BPM/PMAC.

Os certificados foram entregues pela Comandante Geral da PMAC, Coronel PM Marta Renara e pelo Comandante do 6º BPM, Capitão PM Daniel dos Santos. Os dois mirins desligados permanecerão na Guarda Mirim como Monitores voluntários do Projeto GM.
Uma homenagem aos apoiadores da Guarda Mirim, pessoas que altruisticamente se dispõem a fazerem com que o projeto exista e funcione adequadamente se tornando indispensáveis ao desenvolvimento do projeto social receberem sua merecida afirmação do mérito. Quem ganha realmente com toda essa união de esforços são as crianças e as famílias atendidas pela Polícia Militar através do projeto Guarda Mirim desenvolvido pelo 6º BPM.

Foram homenageados, em lugar de destaque o prefeito Zequinha Lima, o Major PM Pinto, o Major PM R4 Alderlei, pioneiro da GM do Vale do Juruá, o Capitão PM Daniel, O Capitão PM Belo e o Sargento PM Arisson (Rotam-Professor de Jiu-Jitsu), o Major PM R4 e vereador eleito Tiago, que receberam os diplomas das autoridades presentes.
Outra homenagem de destaque foi feito às Mães Apoiadores da Guarda Mirim, que estão sempre de uma forma ou de outra ajudando e proporcionando momentos de alegria e bem estar para os Guardas Mirins que receberam os diplomas das mãos da Comandante Geral da PMAC, do Comandante do 6º BPM e do Sargento PM Anderson.




Comentários
Geral
Polícia Militar apreende 137 quilos de drogas em Sena Madureira em 2025, aumento de 407%
Ações do 8º BPM retiraram cocaína e maconha de circulação; corporação atribui resultado a patrulhamento, inteligência e denúncias da população

De acordo com dados oficiais da corporação, aproximadamente 137 quilos de entorpecentes foram apreendidos em diferentes ocorrências, envolvendo principalmente cocaína e maconha. Foto: captada
O 8º Batalhão da Polícia Militar do Acre (8º BPM), com atuação em Sena Madureira, apreendeu aproximadamente 137 quilos de drogas ao longo de 2025, o que representa um aumento de 407% em relação ao ano anterior. O volume inclui principalmente cocaína e maconha retiradas de circulação em diferentes operações realizadas na região.
As apreensões foram resultado de abordagens, patrulhamento ostensivo, ações de inteligência e denúncias da comunidade. A PM destaca que o crescimento expressivo reflete o fortalecimento das estratégias de combate ao tráfico e ao crime organizado no município e em áreas sob sua responsabilidade.

O volume de drogas retirado de circulação representa um aumento de 407% em relação ao ano de 2024, evidenciando a intensificação das ações policiais e o fortalecimento das estratégias de enfrentamento ao crime organizado na região. Foto: captada
A corporação reforçou que continuará intensificando o trabalho preventivo e repressivo ao longo do ano, com o objetivo de coibir o tráfico de entorpecentes, reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança na região.
O efetivo do 8º BPM atua em Sena Madureira e municípios vizinhos
A PM destaca ainda que o trabalho preventivo e repressivo continuará sendo intensificado ao longo do ano de 2026, com o objetivo de coibir o tráfico de drogas na região, reduzir a criminalidade e promover a sensação de segurança para a comunidade local.

8º BPM apreende 137 quilos de drogas em Sena Madureira e registra aumento expressivo em 2025. Foto: art/assessoria
Comentários
Geral
Acusado de incendiar casa da ex por recusar fim de relação é condenado no AC

Foto: Reprodução
A Câmara Criminal deu provimento à apelação interposta pelo Ministério Público, acolhendo o pedido de reparação pelos danos decorrentes de um incêndio criminoso ocorrido no município de Feijó, que atingiu a residência de uma vítima de violência doméstica. A decisão foi publicada na edição nº 7.954 do Diário da Justiça (p. 13), desta segunda-feira, 9.
O réu não aceitava o fim do relacionamento que durou sete meses. O crime foi confessado e comprovado por laudos periciais e imagens de câmeras, as quais atestaram a ação direta e intencional.
A vítima relatou um histórico de perseguição após o término, destacando a insistência e ameaças em ir na escola onde ela estudava. Na madrugada do ocorrido, a intenção era tentar falar com a jovem, então bateu na janela do quarto, que ficava na varanda. Como ela não abriu, foi provocado o incêndio. As chamas foram contidas pelo Corpo de Bombeiros.
O desembargador Samoel Evangelista, relator do processo, enfatizou que o incêndio expôs a perigo a vida, a integridade física e o patrimônio da vítima. Portanto, foi fixada a reparação em R$ 2 mil.
O réu foi condenado a quatro anos de reclusão, em regime inicial aberto, mais o pagamento de 13 dias-multa. Com a decisão unânime do Colegiado, ele deverá pagar ainda uma reparação de R$ 2 mil. O processo tramita em segredo de Justiça.
Com informações do TJAC
Comentários
Geral
Rio Branco será cidade-sede do Exame Nacional dos Cartórios 2026
Prova do ENAC 2026.1 será aplicada em 14 de junho e é requisito obrigatório para candidatos a concursos de cartórios em todo o país
A capital acreana, Rio Branco, será uma das cidades-sede do 3º Exame Nacional dos Cartórios (ENAC 2026.1). A confirmação consta no edital publicado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Diário Oficial da União desta segunda-feira (09). A prova está prevista para o dia 14 de junho de 2026, com aplicação no período da tarde.
O exame é obrigatório para candidatos que pretendem concorrer a concursos públicos de provimento ou remoção para a titularidade de cartórios em todo o Brasil. Em Rio Branco, o local de aplicação das provas será informado posteriormente no cartão de confirmação de inscrição, que será disponibilizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do certame.
Conforme o edital, a prova terá duração de cinco horas, com início às 14h, no horário de Brasília. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados pontualmente às 13h30, sem tolerância para atrasos.
As inscrições para o ENAC 2026.1 estarão abertas entre os dias 19 de fevereiro e 23 de março de 2026, exclusivamente pela internet, no site da FGV. A taxa de inscrição é de R$ 150, com possibilidade de isenção para candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), doadores de medula óssea e pessoas com renda dentro do limite de isenção do Imposto de Renda.
Podem participar do exame bacharéis em Direito, formados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), ou pessoas que tenham exercido, por pelo menos dez anos, funções em serviços notariais ou de registro. A comprovação da formação acadêmica ou da experiência profissional poderá ser feita até o dia 30 de junho de 2026.
O Exame Nacional dos Cartórios tem caráter eliminatório, não classificatório, e não gera preenchimento direto de vagas. A avaliação será composta por 100 questões de múltipla escolha, com conteúdos predominantemente de Direito Notarial e Registral, além de disciplinas como Direito Constitucional, Civil, Administrativo, Tributário e Empresarial.
Para ser considerado habilitado, o candidato deverá alcançar, no mínimo, 60% de acertos. Para pessoas autodeclaradas negras, indígenas, quilombolas ou com deficiência, o percentual mínimo exigido é de 50%.
Os candidatos aprovados receberão certificado de habilitação com validade de seis anos, documento exigido para a inscrição em concursos de cartórios promovidos pelos Tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal.
O CNJ informa que todas as atualizações oficiais, incluindo locais de prova em Rio Branco, resultados e comunicados, serão divulgadas nos sites da Fundação Getulio Vargas e do Conselho Nacional de Justiça.

Você precisa fazer login para comentar.