fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Guarda Mirim do 6º BPM realiza formatura de confraternização de fim de ano e encerramento das atividades de 2024

Publicado

em

Comandante Geral da PMAC, Coronel PM Marta Renata prestigia o evento

Assessoria de Imprensa do 6º BPM

O 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), de Cruzeiro do Sul, realizou a formatura de confraternização de fim de ano da Guarda Mirim, que marca o encerramento das atividades do ano de 2024, solenidade que teve por objetivo emprestar significado especial a promoção dos Guardas Mirins, entrega de prêmios e medalhas aos mirins destaques, homenagens aos que foram alunos 5 Estrelas que tiraram boas notas nas suas escolas.

A solenidade aconteceu na região do Juruá e foi bastante prestigiada por autoridades, inclusive com a honrosa presença da Comandante Geral da Polícia Militar do Acre, Coronel PM Marta Renata, a primeira mulher a assumir o comando da corporação. Foram prestadas também homenagens aos alunos dos cursos de formação de cabos e Sargentos, aos apoiadores da Guarda Mirim, assim como formalizado o encerramento do ano letivo dos Mirins 2024.

 

Prestigiaram também formatura o comandante em Exercício do 6º BPM, Capitão PM Daniel Santos, o comandante do 4º Batalhão Especial de Combate a Incêndio Florestal (4º BEPCIF), Capitão BM Josadac, o representante da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Major PM Pinto, o comandante da Polícia Comunitária do 6º BPM, Subtenente Brito.

No início da formatura os pelotões da Guarda Mirim, comandada pelo Sargento PM Anderson Souza, foram apresentados pelo 1º sargento GM F. Souza, Sub Comandante Mirim da Guarda Mirim e em seguida foram apresentados à Comandante Geral da PMAC e ao Comandante do 6º BPM, Capitão PM Daniel dos Santos. Em seguida, para abrir oficialmente celebração os guardas mirins cantaram respeitosamente o Hino Nacional Brasileiro.

A Guarda Mirim do 6º Batalhão de Polícia Militar — Cruzeiro do Sul – AC, hoje conta com 120 integrantes. Neste momento temos a participação de 80 integrantes entre crianças e adolescentes de ambos os sexos, tem como finalidade principal instruir menores de nove a 17 anos de idade, reforçando os bons princípios da honestidade humana e respeito à liberdade, através da devida e possível assistência e orientação nos campos da atividade humana. Com isso, visa afastar os menores das ruas contribuindo com suas famílias para a educação e formação humana, e, deste modo, trabalhar de modo preventivo contra a ociosidade e a marginalidade.

No Quartel da Polícia Militar, essas crianças e adolescentes são incentivados a uma orientação de descoberta sócio/profissional com o intuito de despertarem para uma visão mais ampla e humana do mundo através de palestras educativas, visitas técnicas e institucional, diversas atividades desportivas,  lazer e cultura de um modo geral, como novas possibilidades que permitam melhorar o desenvolvimento das atividades que visam o crescimento físico-intelectual dessas crianças que compõe a Guarda Mirim do 6.º BPM, em Cruzeiro do Sul-AC.

O grande feito deste Batalhão é seu trabalho integrado com a comunidade e demais instituições públicas e privadas. Não somente as de segurança, mais todas as que diretamente ou indiretamente tenham como foco principal o bem-estar do povo acreano. Uma integração que tem gerado frutos cada vez mais satisfatórios.

Em seguida foi realizada a promoção dos guardas-mirins, num momento de realização pessoal e profissional em que os mirins promovidos galgam graduações mais elevadas no projeto GM, fruto de esforços e dedicação pela vida parcial do cotidiano militar que representa a alegria de familiares e amigos, sobretudo um relevante alento na autoestima da jovem criança e adolescente que diariamente se empenha em fazer o melhor para seus pais e instrutores.

No ato, foram promovidos 30 Alunos Soldados mirins à Soldados GMs pelos critérios de contar com pelo menos seis meses de aluno soldado, avaliação comportamental, frequência nas atividades e desempenho adequado em conhecimento da vida militar através da ordem unida e demais instruções cívico-militares. Todos os Mirins promovidos prestaram o compromisso e o juramento mirim. Os novos para efetivar a promoção a Soldado e os antigos para ratificar o compromisso mirim.

O compromisso foi prestado perante a Bandeira Nacional que ocupou seu lugar de destaque no dispositivo, conduzida pelo 2º Sargento da Guarda Mirim, Oliveira, ao som do Hino à Bandeira. A Aluna Cabo Júlia conduziu o compromisso. Em seguida os novos Soldados GM prestaram continência à Bandeira Nacional num momento de muita emoção sob o som da marcha Fibra de Herói. Os pais e padrinhos foram convidados para entregar o certificado aos novos Soldados da Guarda Mirim.

A matrícula de 12 Soldados GM no Curso de Formação da Cabos pelos critérios de contar com no mínimo 13 anos de idade, estar no mínimo com 6 meses na graduação de Soldado, avaliação comportamental, frequência nas atividades, desempenho adequado em conhecimento da vida militar através da ordem unida e demais instruções cívico-militares, além de teste de aptidão física. Os pais foram convidados para entregar a tarjeta com a sigla CFC, referente ao curso de formação de CB GM.

Na solenidade foi também realizada a promoção de Alunos Cabos Mirins – AL.CB Fem. Maura. E.S.da Silva, Ana Nayara Crisóstomo do Amaral e AL. CB. GM Diemersson Silva Oliveira e Richard Farias dos Santos, promovidos a Cabos Mirins por antiguidade, conforme as notas obtidas nos testes intelectual e físico nas disciplinas que compõe o CFC. Os pais dos cabos mirins promovidos fizeram a entrega da insígnia de CB GM.

Os Cabos Mirins  CB GM Alex de Oliveira Mariano e Pedro Henrique Souza da Silva, foram matriculados a graduação de Curso de Formação de Sargentos (CFS GM), pelos critérios de contar com no mínimo 13 anos de idade, estar no mínimo com 1 ano na graduação de Cabo, avaliação comportamental, frequência nas atividades, desempenho adequado em conhecimento da vida militar através da ordem unida e demais instruções cívico-militares e teste de aptidão física e receberam dos pais a tarjeta com a sigla CFS.

Outra promoção da solenidade foi de Alunos Sargentos Mirins que foram promovidos a graduação de 3° Sargento Guarda Mirim – AL. SGT GM Hugo Oliveira Mariano e Al. SGT GM Eric Silva de Souza, promovidos por antiguidade, conforme as notas obtidas nos testes intelectual e físico nas disciplinas que compõe o CFS e receberam dos pais as insígnias de 3° SGT GM.

Foram promovidos à graduação de 1º Sargento da Guarda Mirim os 2º Sargentos GM Elias de Oliveira Basto e Fredson Silva de Souza, pelo critério de antiguidade e merecimento, conforme as notas obtidas nos testes intelectual e físico, que recebeu as insígnias dos seus pais e em seguida foram homenageados Alunos Cabos e Sargentos que concluíram a Marcha do CFC/CFS que foram conduzidos ao local de destaque pelo Subcomandante da GM, Subtenente GM F. Souza. Pais foram convidados para a entrega das medalhas.

Ao comando da Aluna GM Júlia tomaram lugar de destaque 15 Mirins Destaques do ano de 2024, liz Karem Silva Alves, Carlos Souza Cassiano, Isabelly Nacimento dos Santos, Davi Pereira da Costa, Wendel Junior Siqueira Costa, João Gabriel Sampaio Nascimento, Arthur Gabriel da Souza Silva, Ingrid Beatriz dos Santos Silva, Pablo Riquelme Dias Fernandes, Arthur Santos da Cruz, Sophia Conseição Oliveira, Pedro Samuel Gadelha Santos, Sayonara Santos Batista,  Francisca Kemily França Dias e Júlia Victória Araújo de Oliveira, homenageados por terem conseguido boas notas em suas escolas e apresentado bom desempenho escolar durante todo ano. As autoridades presentes fizeram a entrega das medalhas.

Veja vídeo:

A Passagem de Comando Mirim foi outra etapa da formatura, por ocasião no desligamento por data limite de permanência na Guarda Mirim do Sargento SR F. Souza que passou o Comando Mirim da GM para o 1º SGT GM Oliveira. O ato de Transmissão de Cargo foi realizado na presença da Comandante da PMAC, Coronel PM Marta Renata que ocupou lugar de destaque no evento e os graduados mirins exonerado e nomeado fizeram a entrega e a recpção do cargo de Comandante da Guarda Mirim do 6º BPM e prestaram continência e se apresentaram individualmente a Comandante Geral da PMAC.

Depois da Passagem de Comando foi realizada a solenidade de Desligamento de Mirim por limite máximo de idade e necessidade de trabalho do SE GM F. Souza e do SGT GM M. Nascimento que receberam o Certificado de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à Guarda Mirim do 6º BPM/PMAC.

Os certificados foram entregues pela Comandante Geral da PMAC, Coronel PM Marta Renara e pelo Comandante do 6º BPM, Capitão PM Daniel dos Santos. Os dois mirins desligados permanecerão na Guarda Mirim como Monitores voluntários do Projeto GM.

Uma homenagem aos apoiadores da Guarda Mirim, pessoas que altruisticamente se dispõem a fazerem com que o projeto exista e funcione adequadamente se tornando indispensáveis ao desenvolvimento do projeto social receberem sua merecida afirmação do mérito. Quem ganha realmente com toda essa união de esforços são as crianças e as famílias atendidas pela Polícia Militar através do projeto Guarda Mirim desenvolvido pelo 6º BPM.

Foram homenageados, em lugar de destaque o prefeito Zequinha Lima, o Major PM Pinto, o Major PM R4 Alderlei, pioneiro da GM do Vale do Juruá, o Capitão PM Daniel, O Capitão PM Belo e o Sargento PM Arisson (Rotam-Professor de Jiu-Jitsu), o Major PM R4 e vereador eleito Tiago, que receberam os diplomas das autoridades presentes.

Outra homenagem de destaque foi feito às Mães Apoiadores da Guarda Mirim, que estão sempre de uma forma ou de outra ajudando e proporcionando momentos de alegria e bem estar para os Guardas Mirins que receberam os diplomas das mãos da Comandante Geral da PMAC, do Comandante do 6º BPM e do Sargento PM Anderson.

Comentários

Continue lendo

Geral

Nove membros do B13 são presos na Cidade do Povo suspeitos de planejar ataques contra rivais

Publicado

em

Os detidos seriam integrantes do Bonde dos 13 (B13), facção que rompeu recentemente alianças com grupos rivais, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV).

A polícia segue investigando a ligação entre o grupo e recentes episódios de violência registrados na capital acreana. Foto: cedida 

Na Hora da Notícias

Uma força-tarefa das forças de segurança prendeu nove homens suspeitos de integrar a facção criminosa Bonde dos 13 (B13) na noite de sábado, 5, em Rio Branco. A ação ocorreu na quadra 8 do Conjunto Habitacional Cidade do Povo, durante patrulhamento policial, e teve como objetivo desarticular planos de ataques contra membros das facções rivais Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV).

A megaoperação reuniu diversas unidades, incluindo o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM), a Força Tática do 2º BPM, a Força Nacional, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que disponibilizou um helicóptero para suporte aéreo.

A coordenação entre as equipes possibilitou a captura dos suspeitos no momento em que estariam reunidos para organizar as ações criminosas.

Os detidos seriam integrantes do Bonde dos 13 (B13), facção que rompeu recentemente alianças com grupos rivais, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). Foto: cedida

Entre os presos está Francisco Gleidson de Souza Nunes, de 32 anos, identificado pela polícia como um dos líderes do Bonde dos 13. Os detidos na operação foram:

  • Alan da Silva Cruz, 23 anos
  • Alexsandro Cavalcante da Silva, 32 anos
  • Douglas Costa de Carvalho, 29 anos
  • Francisco Gleidson de Souza Nunes, 32 anos
  • Gleidson Francisco de Souza, 27 anos
  • José Pedro do Nascimento Apurinã Filho, 24 anos
  • Kennis Alves Lustosa Lopes, 45 anos
  • Marcos Bruno Braga da Silva, 30 anos
  • Marlon Kelvy Cruz Dantas, 20 anos

Na ação, as autoridades apreenderam um revólver calibre .38 com 17 munições intactas e dois veículos utilizados pelo grupo. Três dos suspeitos — José Pedro do Nascimento Apurinã Filho, Marcos Bruno Braga da Silva e Francisco Gleidson de Souza Nunes — estavam sob monitoramento por tornozeleiras eletrônicas.

Já Marlon Kelvy Cruz Dantas possuía mandado de prisão em aberto, após romper seu equipamento de monitoramento, indicando possível intenção de cometer novos crimes.

As prisões ocorreram durante uma ação da força-tarefa policial na Quadra 8 do conjunto habitacional Cidade do Povo. Foto: cedida

Informações da polícia apontam que o Bonde dos 13 rompeu alianças com outras organizações criminosas nos últimos dias, desencadeando confrontos na região. A operação foi planejada para impedir uma escalada de violência, com foco em ataques direcionados a integrantes do PCC e do CV, que disputam o controle do crime organizado no Acre.

Os nove suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde permanecem à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para esclarecer o papel de cada integrante e identificar possíveis conexões com os recentes episódios de violência em Rio Branco. Durante a operação, armas, celulares e dois veículos, de modelos Siena e Saveiro, foram apreendidos.

A polícia continua apurando os desdobramentos do caso, e novas informações podem surgir com o avanço das investigações.

Informações levantadas pelo serviço de inteligência indicavam que o grupo estava reunido para planejar atentados contra membros de organizações rivais. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende homem e recupera notebooks furtados em ação rápida no centro de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeito em situação de rua foi capturado após cerco tático no bairro da Lagoa; todos os itens roubados foram recuperados e serão devolvidos às vítimas

O caso foi registrado após o furto ser comunicado às autoridades. equipes da Rádio Patrulha, Policiamento Ambiental e Policiamento de Trânsito iniciaram buscas na área. Foto: cedida 

Uma ação rápida e coordenada da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de furtar mochilas com notebooks de um carro estacionado na região central da cidade na manhã deste sábado (5).

O caso foi registrado após o furto ser comunicado às autoridades. Imediatamente, equipes da Rádio Patrulha, Policiamento Ambiental e Policiamento de Trânsito iniciaram buscas na área. Com um cerco tático no bairro da Lagoa, os policiais conseguiram localizar e prender o suspeito, que estava em situação de rua.

Todos os objetos furtados foram recuperados e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde será feita a restituição dos bens às vítimas. A eficiência no atendimento garantiu o retorno dos itens em pouco tempo e a prisão do autor do crime.

A Polícia Militar reforça a importância de denúncias rápidas para o sucesso das operações e lembra à população sobre os cuidados com objetos de valor dentro de veículos estacionados.

Com um cerco tático no bairro da Lagoa, os policiais conseguiram localizar e prender o suspeito, que estava em situação de rua. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Geral

IML identifica corpo localizado pelos Bombeiros de ex-presidiário resgatado no Rio Acre

Publicado

em

Corpo de ex-presidiário foi encontrado morto no Rio Acre; polícia investiga circunstâncias

Maciel Ferreira, 40, tinha passagem por tráfico e ameaças; causas da morte ainda são investigadas

O Instituto Médico Legal (IML) confirmou na tarde deste sábado (5) a identidade do corpo resgatado nas águas do Rio Acre na manhã de sexta-feira (4). A vítima foi identificada como Maciel Ferreira de Carvalho, 40 anos, que possuía histórico criminal por tráfico de drogas, furtos e ameaças.

O corpo foi localizado boiando próximo à margem e retirado por equipes do Corpo de Bombeiros. As causas da morte ainda não foram divulgadas, e as autoridades investigam se houve crime ou se trata de um afogamento acidental.

A Polícia Civil deve colher depoimentos de testemunhas e aguardar os laudos periciais para determinar o que levou à morte. Enquanto isso, o caso segue sob sigilo, e novas informações devem ser divulgadas nos próximos dias.

Maciel era ex-presidiário e tinha envolvimento anterior com a justiça, o que pode ampliar as linhas de investigação. O DPTC (Departamento de Polícia Técnico-Científica) segue analisando evidências para esclarecer o ocorrido.

Matéria relacionada:

Corpo é achado no Rio Acre na capital; vítima pode ser homem que saltou de ponte para fugir de criminosos

Comentários

Continue lendo