fbpx
Conecte-se conosco

Esporte

Grêmio perde para o Bragantino na volta do Campeonato Brasileiro

Publicado

em

O Grêmio enfrentou o Bragantino em um jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, apenas três dias após retornar da Libertadores. A partida, que aconteceu no estádio Couto Pereira, em Curitiba, terminou com a vitória dos visitantes por 2 a 0.

No primeiro tempo, o Bragantino abriu o placar cedo, com um gol de Eric aos 2 minutos. O Grêmio, mesmo buscando o empate principalmente com investidas pela esquerda, não conseguiu converter as chances em gol.

O segundo tempo viu o Grêmio retornar com mais ímpeto, mas aos 11 minutos o Bragantino ampliou a vantagem com um gol de pênalti cobrado por Luan Cândido, após a bola bater na mão de Fábio.

O técnico Renato Portaluppi fez alterações na equipe na tentativa de reverter o placar, mas o Grêmio não conseguiu marcar.

Com essa derrota, o Grêmio ocupa a 13ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. O próximo desafio do time será contra o Flamengo no dia 13 de junho, no Rio de Janeiro. Antes disso, o Grêmio enfrenta o Huachipato, no Chile, e o Estudiantes, no Couto Pereira, em jogos válidos pela Libertadores.

O time gaúcho segue em busca de bons resultados para se reerguer no Brasileirão e garantir a classificação na próxima fase da Libertadores.

Fonte: Esportes

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Elenco do MM/Acre embarca para disputa da Superliga Master

Publicado

em

Foto PHD: MM/Acre vai disputar a competição mais importante da temporada

O elenco do MM/Acre embarca nesta terça, 26, para Brasília, no Distrito Federal, e na quinta, 28, começa a disputar a Superliga Master.

“Realizamos um longo período de preparação e vamos para a competição mais importante da temporada. Os atletas estão confiantes e a meta é realizar uma grande campanha”, disse o técnico Carlos Leopoldo.

Maratona para chegar

A delegação acreana desembarca em Belo Horizonte, Minas Gerais, e na capital mineira vai pegar um ônibus para Brasília.

“Os custos de uma passagem Rio Branco/Brasília são altíssimos e por isso encontramos essa alternativa. Um detalhe importante, os atletas aceitaram bancar as passagens entre Belo Horizonte e Brasília”, comentou o treinador.

Lúcio e Chico

O MM/Acre ganhou os reforços dos atletas Lúcio e Chico para a Superliga Master. Os dois atletas participaram dos últimos treinamentos da equipe.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Epitaciolândia EC chega às finais do Estadual Sub-17 no masculino e feminino pelo segundo ano seguido

Publicado

em

Clube garante presença dupla nas decisões após vitórias sobre Monte Negro e Porto Acre

O Epitaciolândia Esporte Clube segue fazendo história no futsal acreano. Pelo segundo ano consecutivo, o clube garantiu vaga nas finais do Campeonato Estadual Sub-17, tanto no masculino quanto no feminino.

No último sábado (16), no Ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco, o time masculino venceu o Monte Negro por 5 a 2 e assegurou sua vaga na decisão, onde enfrentará o vencedor do duelo entre Porto Acre e PSC.

Já no feminino, a equipe conquistou a classificação ao derrotar o Porto Acre por 3 a 1 e agora terá pela frente o Villa da Capital na grande final.

Com os resultados, o Epitaciolândia EC alcança sua terceira final em competições estaduais de futsal neste ano e repete o feito de 2024, quando também disputou as duas decisões do Sub-17, masculino e feminino.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasil perde vegetação natural equivalente ao tamanho da Bolívia em 40 anos

Publicado

em

Mata Atlântica é o bioma mais ameaçado do país • Getty Images

O Brasil perdeu 111,7 milhões de hectares, entre 1985 e 2024, o que corresponde a cerca de 2,9 milhões de hectares de áreas naturais por ano. Esse espaço é equivalente a 13% do território nacional, área é maior do que a Bolívia.

Os dados foram revelados pelo MapBiomas nesta quarta-feira (13).

A perda de áreas naturais, acontece durante a transformação dessas terras para o uso de terras pastagem e agricultura. A área ocupada com pastagem cresceu 62,7 milhões de hectares e a agricultura, 44 milhões de hectares.

Os municípios que têm a agropecuária como atividade que ocupa a maior parte de seu território subiu de 47% em 1985, com 420 municípios, para 59%, 1037 municípios em 2024.

Os estados com maior área de agricultura em relação ao tamanho do seu território são:

  • Paraná 34%
  • São Paulo 33%
  • Rio Grande do Sul 30%

“Até 1985, ao longo de quase cinco séculos com diferentes ciclos da expansão da fronteira agrícola, o Brasil converteu 60% de toda área hoje ocupada pela agropecuária, mineração, cidades, infraestrutura e outras áreas antrópicas Já os 40% restantes dessa conversão ocorreram em apenas quatro décadas, de 1985 a 2024”, diz Tasso Azevedo Coordenador Geral do MapBiomas.

Perda de biomas

A Amazônia perdeu 52,1 milhões de hectares de áreas naturais nos últimos 40 anos. Foi o bioma mais afetado. No bioma, três em cada cinco hectares de agricultura surgiram nos últimos 20 anos.

O Cerrado perdeu 40,5 milhões de hectares de vegetação nativa entre 1985 e 2024. Na Caatinga, essa redução foi de 9,2 milhões de hectares. Já na Mata Atlântica, foram 4,4 milhões de hectares. No Pantanal ocorreu a perda de 1,7 milhão de hectares de áreas naturais.

O Pampa foi o bioma com a maior perda proporcional de vegetação nativa nos últimos 40 anos, com a perda de 3,8 milhões de hectares.

“O auge dessa transformação foi entre 1995 e 2004, quando o desmatamento atingiu os maiores picos. Mas entre 2005 e 2014, registrou-se a menor perda líquida de florestas desde 1985. Essa tendência se inverteu nessa última década, que foi marcada por degradação, impactos climáticos e avanço agrícola”, enfatiza Julia Shimbo, coordenadora científica do MapBiomas e pesquisadora do IPAM.

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo