Geral
Governo reafirma compromisso com meio ambiente em solenidade sobre a COP27
O governo do Acre reafirmou o compromisso com o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental, ao participar de solenidade que tratou sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), realizada na Embaixada do Reino Unido, nesta quinta-feira, 20, em Brasília.
O Acre participará da COP27, que é a maior conferência mundial sobre o clima e que será realizada de 6 a 18 de novembro no Egito, país que recebeu oficialmente do Reino Unido o comando do evento na quinta-feira. A transmissão foi feita pela embaixadora do Reino Unido, Melanie Hopkins, para o encarregado de negócios do Egito, Karim Hegazy

O encarregado de negócios do Egito, Karim Hegazy (E). Foto: cedida
O governador Gladson Cameli foi representado na solenidade pelo representante do governo em Brasília, Ricardo França.
“Fomos ratificar o compromisso do governo do Acre com as definições da COP26, realizada em 2021, e com com os avanços da COP27”, disse França, destacando os esforços do governo na busca do desenvolvimento econômico e social e preservação do meio ambiente.
“Isso é compromisso do governador Gladson Cameli e ele vem tomando as medidas necessárias para atingir esse objetivo”, afirmou Ricardo França, citando, entre os exemplos, políticas públicas específicas, mais o enfrentamento ao desmatamento e às queimadas ilegais.
“O governador tem mostrado que é possível desenvolver o estado, inclusive com o agronegócio, sem derrubar uma árvore, utilizando apenas os espaços abertos antes do seu governo”, lembrou o representante. França também afirmou que o governo reconhece os desafios de preservar a Amazônia e que os estados da região precisam de apoio, inclusive dos países mais ricos nessa luta, preservando a autonomia dos governos locais.
“Precisamos encontrar soluções e apoios que possibilitem a preservação da Amazônia e, ao mesmo tempo, permitam a sobrevivência e a dignidade da população local, que hoje é de cerca de 30 milhões de pessoas. Nesse sentido, os debates da COP27 são de fundamental importância”, disse França.
Desenvolvimento sustentável

O governador Gladson Cameli foi representado na solenidade pelo representante do governo em Brasília, Ricardo França. Foto: cedida
Entre as ações na COP27, o governo do Acre apresentará, durante o evento, o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Acre para o período 2023-2032 no dia 12 de novembro, das 10 às 12 horas, no miniauditório do Amazônia Legal.
Também apresentará experiências com uso de ferramentas espaciais para o combate ao desmatamento ilegal. O governo do Acre também estará presente em reunião de governadores da Amazônia com a China, dia 16/11, das 14 às 16 horas, no Auditório do Amazônia Legal. O assunto será a implementação do Consórcio Brasil Verde – um fundo de investimento voltado à captação de recursos de financiamento climático para a redução de emissões e incentivo à geração de energias renováveis.
Antes, no dia 9, será tratado o tema “Os desafios e oportunidades na implementação dos projetos de fomento para a restauração florestal no Acre” incluso no Programa de Regularização Ambiental do Estado” – das 16h30 às 18h30, no mini auditório do Amazônia Legal HUB/Blue Zone.
Também haverá troca de experiências entre instâncias de governanças indígenas com instituições parceiras na busca de estratégias, visando medidas como a redução do desmatamento (dia 12), entre outros assuntos.
Crédito de carbono
O governo pretende formalizar, no evento, a assinatura do contrato de crédito de carbono com a multinacional Mercuria, que é uma das maiores empresas integradas de comercialização de energia e commodities do mundo, buscando ainda avançar nesse tipo de transação com potenciais compradores.
A agenda geral conta com a participação da equipe do governo do Acre nos diversos dias da Cop 27
Comentários
Geral
Armas e munições são encontradas em residência após denúncia de envolvimento com facção em Rio Branco
Suspeito conseguiu fugir por área de mata nos fundos da residência; arma de fogo, munições e uma faca foram localizadas pela Força Tática do 2º BPM
Uma ação da Força Tática do 2º Batalhão da Polícia Militar do Acre (2º BPM) resultou na apreensão de uma espingarda calibre 28 municiada, dois cartuchos e uma arma branca na tarde desta quinta-feira (31), em uma residência no bairro Calafate, em Rio Branco. A operação foi desencadeada após uma denúncia anônima feita por meio do aplicativo Agente de Campo, às 15h29.
Segundo a guarnição, a denúncia relatava que um homem, supostamente integrante da facção criminosa Bonde dos 13 (B13), estaria utilizando o imóvel para comercializar entorpecentes e guardar armas. O local seria frequentemente visitado por usuários de drogas e pessoas ligadas à organização criminosa, gerando temor entre os moradores da região.
Ao chegar ao endereço indicado, os policiais avistaram um homem em frente à casa. Ao notar a presença da viatura, ele fugiu por uma área de mata densa localizada nos fundos da residência, que não possui muro. A perseguição foi dificultada pelo terreno de difícil acesso, e o suspeito não foi localizado.
Durante buscas na área de fuga, os policiais encontraram dois cartuchos calibre 28 e uma faca tipo adaga. Mais à frente, escondida entre bananeiras, foi localizada uma espingarda calibre 28 municiada.
A moradora do imóvel, identificada como Jamila Silva de Araújo Nascimento, afirmou aos policiais que não conhecia o homem que havia fugido. Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os procedimentos legais. Ninguém foi preso durante a ocorrência.
Você precisa fazer login para comentar.