Acre
Governo planeja nova edição do programa Juntos pelo Acre na Vila Verde em junho
Em preparação para mais uma ocasião de oferta de serviços de promoção de bem-estar e cidadania, representantes de secretarias e autarquias do governo do Acre se reuniram nesta terça-feira, 21, para idealizar mais uma edição do programa Juntos pelo Acre, na Vila Verde, localizada no km 58 da Transacreana.

O programa social do governo será realizado em junho, em dois dias. No dia 7 funcionará apenas com as atividades da Defensoria Pública do Estado (DPE) e do Instituto de Identificação, com emissão da carteira de identificação nacional. Já no dia 8, a população local contará com a totalidade dos benefícios de todos os órgãos de Estado.
Para um funcionamento pleno das atividades, os participantes visitaram a Vila Verde para conhecer os espaços que serão utilizados, assim como realizaram conversas com as lideranças comunitárias para identificar os maiores anseios dos moradores.

O projeto envolve diversas instituições e acontece com a mobilização de lideranças e associações de moradores da região, em comunhão para o benefício de pessoas em vulnerabilidade social. Entre os atores desse trabalho, se destaca a Polícia Militar do Acre (PMAC), a qual contribui com ações de pacificação no estado.
O tenente da PMAC, Maurelando Leão, participou da visita e destacou: “Vamos trazer diversas ações de grande valia com muito carinho para atender a população da melhor forma. Sabemos que aqui vamos alcançar pessoas que necessitam e têm dificuldades de acesso para determinados serviços”.

Flariveldo Lacerda atua como presidente da comunidade Vila Verde e a qualifica como acolhedora e pacata. Ele vê a oportunidade como gratificante: “Nosso povo é muito carente e há anos buscamos fazer algo especial. A questão da logística é muito complicada, e o governo trazendo todos os benefícios facilita o acesso ao poder público”.

“Muitas vezes precisamos sair de casa de madrugada para ir ao centro e alcançar alguns atendimentos simples”, relata Odinéia de Oliveira, moradora da Vila há 12 anos. Ela, assim como os demais moradores da região rural, tira seu sustento do cultivo de hortaliças, legumes e verduras e se diz feliz com a disponibilidade de serviços para a sua comunidade.

O serviço mais almejado por Odinéia é a retirada da Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (e-Ceptea), para seu filho de 20 anos. A documentação é fundamental para facilitar o acesso a serviços e ajuda na identificação e rastreamento da população autista do estado.

O serviço será suprido por funcionários da Organização em Centros de Atendimento (OCA), os quais disponibilizarão mais de 80 ações como 1ª e 2ª via de CPF, carteira de trabalho e demais documentos necessários para o exercício da cidadania brasileira.

Representando a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Jorge Pontes destaca o compromisso do governo Gladson Cameli para com os pequenos produtores. “Contamos com um escritório fixo aqui na Vila e já fornecemos muitos dos nossos trabalhos. A nossa participação irá fortalecer ainda mais o atendimento aos agricultores locais”, ressalta. Na ocasião, a Seagri realizará atendimentos referentes ao Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e informações sobre crédito rural.

Com o projeto Juntos pelo Acre, o governo estadual reitera seu compromisso com a cidadania e a qualidade de vida da população. A iniciativa, realizada em parceria com diversas instituições, proporciona não apenas acesso a serviços essenciais, mas também fortalece os laços com o corpo social.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

Você precisa fazer login para comentar.