Cotidiano
Governo Lula não prioriza estrada entre Cruzeiro do Sul (AC) e Pucallpa (Peru) em projeto de integração sul-americana
Decisão judicial mantém suspensão da obra por impactos ambientais, enquanto indígenas alertam para riscos sociais e ecológicos

A suspensão ocorreu por questões ambientais, já que o traçado previsto passaria pelo parque. Foto Art
O governo federal descartou incluir a polêmica rodovia que ligaria Cruzeiro do Sul (Acre) a Pucallpa (Peru) no Plano de Integração Sul-Americana, conforme revelou reportagem da Folha de S. Paulo. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou que o projeto está suspenso desde 2023 por decisão judicial, mesmo após recursos do governo. O principal obstáculo é ambiental: o traçado cortaria áreas protegidas, incluindo territórios indígenas.
Divergências sobre desenvolvimento vs. preservação
A obra é defendida por políticos acreanos e setores empresariais como estratégia para fortalecer o comércio regional. Em maio de 2023, o secretário de Indústria do Acre, Assurbanípal Mesquita, argumentou ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) que a rodovia impulsionaria a economia fronteiriça.
Por outro lado, indígenas e ambientalistas pressionam contra a construção. Nesta semana, lideranças da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (Opirj) estiveram em Brasília para alertar sobre os riscos:
- Degradação ambiental: Contaminação de rios e nascentes, desmatamento e perda de biodiversidade.
- Ameaças sociais: Aumento do narcotráfico, exploração ilegal de madeira e invasões a terras indígenas.
- Impactos culturais: Disputas por territórios e erosão de modos de vida tradicionais.
“Essas estradas trazem doenças, violência e destruição. Não podemos aceitar isso em nome de um suposto progresso”, afirmou Francisco Piyãko, coordenador da Opirj e líder Ashaninka.
O que diz o governo?
O Ministério dos Transportes não anunciou planos para retomar o projeto, indicando que a prioridade atual são obras já em andamento no país. Com a decisão judicial mantida, a estrada permanece paralisada indefinidamente, deixando o debate entre desenvolvimento e preservação sem solução a curto prazo.
Enquanto isso, comunidades da região seguem em alerta, temendo que pressões políticas reativem a proposta no futuro. O impasse reflete um conflito maior na Amazônia: como conciliar infraestrutura com a proteção de povos tradicionais e ecossistemas únicos.

Uma reportagem assinada pela jornalista Raquel Lopes, na Folha de São Paulo, revela que o governo Lula não tem interesse de integrar a estrada que ligaria Cruzeiro do Sul, no Acre, até Pucallpa, no Peru.
Comentários
Cotidiano
Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)
Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.
“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.
Treinamento tático
Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.
Mais duas peças
O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.
“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.
Comentários
Cotidiano
Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão
A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.
“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.
Dois períodos
O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.
Melhorar o elenco
A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.
Comentários
Cotidiano
Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão
O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).
“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.
Muito orgulho
Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.
“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.

Você precisa fazer login para comentar.