fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Governo do Estado apresenta proposta de cooperação entre zonas econômicas especiais do Acre e Peru

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou na manhã de hoje, 8, em Rio Branco, uma proposta de cooperação entre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e as zonas econômicas especiais do Peru. A estratégia é vista a nível global, como estímulo ao crescimento econômico, mediante a atração de investimento e fomento à indústria.

“Apresentamos o projeto da ZPE ao almirante Carlos Tajeda, que gerencia os trabalhos de construção do Porto de Chancay, pela Cosco Shipping. Essa ação vem sendo trabalhada desde a nossa visita a Lima, a participação na Expoalimentaria, uma série de alinhamentos que podem aperfeiçoar o caminho e o futuro mais exitoso do desenvolvimento do nosso estado”, analisou Mesquita.

Governo do Acre apresentou projeto da ZPE para a maior empresa de navegação da China, a Cosco Shipping. Foto: Jairo Carioca

Em entrevista coletiva, o gerente-general adjunto da Cosco Shipping, almirante Carlos Tajeda, falou sobre as Zonas Económicas Especiais (ZEE) de comércio no Peru que, segundo ele, constituem o espaço ideal para a instalação de empresas nacionais que desenvolvam atividades industriais, logística, armazenamento, serviços de reparação e manutenção de mercadorias.

“Essa relação vem sendo construída desde o ano passado. Estamos levando essa proposta para o Conselho da Cosco Shipping. O Acre é visto no mundo como grande potencial para estreitar essa logística de transportes marítimos, e a ZPE é estratégia para essa rota”, disse Tajeda.

General adjunto da Cosco Shipping elogiou proposta de crescimento da economia do Acre por meio da atração de investimentos internacionais. Foto: Clemerson Ribeiro

Cosco Shipping é a maior empresa de frente marítima da China, uma das maiores do mundo na área de transportes e gestão de portos. Ainda de acordo Tajeda, a conclusão da primeira etapa, prevista para o mês de novembro, entregará um cais com 6 km e 5 berços para carga a granel e 11 contêineres.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga, o momento é impar para o estabelecimento de novas relações comerciais que venham alavancar a economia. “A Assembleia apoia todas as iniciativas que visem o desenvolvimento. A presença da Cosco Shipping no Encontro Trinacional reforça todo o esforço do Estado e o compromisso com nossas empresas na atração de investimentos”, disse Gonzaga.

Encontro Trinacional

A Cosco Shipping participa do Encontro Trinacional da Integração Rota Quadrante Rondon que acontece nos dias 9 e 10 de julho, no auditório do Sebrae, em Rio Branco. Ainda pelo Peru, estão confirmadas as presenças de representantes da Associação de Exportadores (Adex-PE), e da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sulamericana (IIRSA-Sul).

Comentários

Continue lendo

Geral

Bombeiros encerram buscas por diarista desaparecido no Rio Purus, no Acre

Publicado

em

Paulo do Graça foi visto pela última vez em uma canoa; embarcação foi encontrada abandonada, mas vítima não foi localizada.

A comunidade local, que acompanha o caso com apreensão, lamenta o desaparecimento de Paulo, conhecido por sua dedicação ao trabalho e simpatia. Foto: cedida 

O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas pelo corpo de Paulo do Graça, diarista que desapareceu nas águas do Rio Purus, em Sena Madureira, no Acre, na última segunda-feira (24). As operações, que incluíram buscas subaquáticas e superficiais, não obtiveram sucesso em localizar a vítima.

De acordo com relatos de moradores, Paulo foi visto pela última vez saindo do porto da comunidade Silêncio em uma canoa. No dia seguinte, o barco foi encontrado abandonado nas proximidades do seringal Regeneração, aumentando as preocupações sobre o seu paradeiro.

As equipes de resgate trabalharam por dias na região, mas as condições do rio e a falta de pistas concretas dificultaram as operações. A comunidade local, que acompanha o caso com apreensão, lamenta o desaparecimento de Paulo, conhecido por sua dedicação ao trabalho e simpatia.

O Corpo de Bombeiros informou que, por enquanto, as buscas estão suspensas, mas podem ser retomadas caso novas informações surjam. Enquanto isso, familiares e amigos aguardam por respostas sobre o destino do diarista.

Comentários

Continue lendo

Geral

Juiz da execução penal pode mandar monitorar conversa de advogado e preso

Publicado

em

As conversas gravadas mostram que a advogada mencionou que “quem a enviou foi o pessoal de fora”, com referências à organização criminosa, e que ela usou códigos e mensagens cifradas

A defesa impetrou Habeas Corpus para sustentar que o juiz da execução penal não tem competência para autorizar as escutas e que elas representam prova ilegal por violarem as prerrogativas da advocacia. Foto: internet 

O juiz da execução penal é competente para iniciar procedimentos de ofício, ou a pedido de autoridades como o Ministério Público, sempre que houver interesse na manutenção da segurança e da ordem no estabelecimento prisional.

Com esse entendimento, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou provimento a recurso em Habeas Corpus ajuizado por uma advogada que teve suas conversas com um preso monitoradas pela Justiça de Goiás.

As escutas foram feitas no parlatório da unidade prisional, a pedido do MP, por indícios de que as atividades do preso, membro de uma organização criminosa, estavam sendo facilitadas pela advogada.

A defesa impetrou Habeas Corpus para sustentar que o juiz da execução penal não tem competência para autorizar as escutas e que elas representam prova ilegal por violarem as prerrogativas da advocacia relacionadas ao sigilo entre advogado e cliente.

Juiz da execução penal é competente

No entanto, a relatora do recurso, ministra Daniela Teixeira, observou que o Tribunal de Justiça de Goiás identificou motivos suficientes para justificar o monitoramento das conversas entre advogada e preso.

Isso porque ela não possuía vínculo formal com ele, como procuração para atuar em seu nome nos processos. E não foi designada pela família do detento.

As conversas gravadas mostram que a advogada mencionou que “quem a enviou foi o pessoal de fora”, com referências à organização criminosa, e que ela usou códigos e mensagens cifradas.

“A inviolabilidade do sigilo profissional pode ser mitigada em situações excepcionais, como quando há indícios da prática de crimes por parte do advogado”, explicou a ministra Daniela ao citar a jurisprudência do STJ sobre o tema.

Além disso, ela apontou que o juízo da execução penal é competente para iniciar procedimentos de ofício, ou a pedido de autoridades como o MP, sempre que houver interesse na manutenção da segurança e da ordem no estabelecimento prisional.

“No caso em questão, o pedido do Gaeco foi motivado por indícios de que as atividades de um dos presos, líder da organização criminosa, estavam sendo facilitadas pela advogada”, concluiu ela. A votação foi unânime.

Comentários

Continue lendo

Geral

Briga generalizada entre menores viraliza nas redes durante festa de Carnaval em Cobija

Publicado

em

Confronto ocorreu na Praça do Estudante durante tradicional jogo com balões e água; vídeos mostram momento de descontrole

O vídeo, no entanto, continua a viralizar, gerando debates sobre a segurança durante as festas de Carnaval e a necessidade de maior supervisão em eventos públicos que envolvem jovens. Foto: captada 

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma briga descontrolada entre menores de idade durante as comemorações de Carnaval na Praça do Estudante, em Cobija, Bolívia, nesta segunda-feira. O confronto aconteceu enquanto os jovens participavam de um jogo tradicional boliviano que envolve balões e água, comum durante a festividade.

Nas imagens, é possível ver o momento em que a briga se inicia, com empurrões, socos e correria, deixando os espectadores em choque. Apesar da natureza lúdica da atividade, a situação rapidamente escalou para a violência, chamando a atenção de moradores e autoridades locais.

Até o momento, não há informações sobre feridos ou intervenção policial no local. O vídeo, no entanto, continua a viralizar, gerando debates sobre a segurança durante as festas de Carnaval e a necessidade de maior supervisão em eventos públicos que envolvem jovens. As celebrações, que costumam ser marcadas por alegria e diversão, foram manchadas pelo episódio de descontrole.

Veja vídeo com TV Unitel:

Comentários

Continue lendo