Geral
Governo do Acre recebe autorização para exportação de carne suína e bovina para o Peru
O governador Gladson Cameli anunciou nesta sexta-feira, 22, uma importante conquista para o Acre, a autorização para exportação de carne suína e bovina para o país vizinho, Peru. A autorização terá vigência de três anos.
“Mais uma grande vitória para o nosso Acre. O governo peruano autorizou a exportação da carne bovina acreana. Obrigado, meu Deus. Obrigado a todos que nos ajudaram a alcançar essa grande conquista”, comemorou Gladson Cameli em suas redes oficiais.

Governador Gladson Cameli comemora autorização para exportação de carne bovina e suína para o Peru. Foto: Dhárcules Pinheiro
Em documento oficial, o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Irrigação do governo peruano informa ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa) que, após a realização de vistoria in loco às dependências da Agroindústria Dom Porquito e do Frigorifíco Frisacre Santo Afonso, foi constatado que ambos atendiam todas as exigências sanitárias para exportação de carne suína e carne bovina desossada e miudezas para o Peru.

Exportação de carne suína autorizada pelo governo peruano terá vigência de três anos. Foto: Arquivo Secom
Antes de encerrar o ano de 2022, o governo do Estado recebeu mais uma boa noticia que vai animar o setor produtivo do Acre. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa) informou, por meio de comunicado oficial, que em janeiro de 2023 o Acre receberá uma comitiva da República Dominicana, em missão técnica, também com interesse de habilitar mais um frigorífico para exportação de carnes.

Estado do Acre recebe autorização para exportação de carne bovina e suína para o Peru. Foto: Neto Lucena/Secom
O que disseram
“Nesses 33 anos que moro no Acre, vi entrar e saírem governos enviando missões ao Peru, sempre na esperança de se obter autorização para exportações, principalmente de carnes, e, somente agora com união e esforços de todos setores, o governo do Estado do Acre, setor produtivo, indústria e comércio, conseguimos viabilizar essa importante conquista. O Idaf foi um protagonista importante nessa vitória, pois uma das grandes barreiras imposta pelo mercado peruano, assim como demais países é a questão sanitária, que requer um trabalho muito rigoroso, o que vem sendo feito com muita determinação, seriedade e dedicação de todo o seu quadro técnico e demais servidores”, celebrou o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), José Francisco Thum.
“Essa é mais uma grande conquista do governo Gladson Cameli. A Dom Porquito é uma empresa genuinamente acreana e a habilitação para exportação da nossa carne suína representa geração de emprego e renda para o nosso estado, além de aquecer o mercado com o fortalecimento da indústria local”, destacou Evilando Achaad, presidente da Agência de Negócios do Acre (Anac), acionista da empresa Dom Porquito.
“Com essa conquista, cria-se um novo cenário de oportunidades, que irá ampliar as cadeias produtivas em todas as regionais do Acre. Com essa demanda, teremos que ampliar a produção, isso irá potencializar o surgimento de mais produção de suínos, produção agrícola, gerando mais trabalho e renda, que é o que tanto necessitamos. Temos um plano para expansão da produção para fortalecer o agro e a indústria. Quero agradecer ao governador Gladson Cameli por ter dado todas as condições por parte da Seict, Anac e Idaf para que pudéssemos realizar as missões e ações, parabenizar as empresas Dom Porquito e Grupo Nosso Frigorífico por ter acreditado e se empenhado no cumprimento das determinações sanitárias peruanas e agradecer também à entidades empresariais que apoiaram, como as Federações e sindicatos”, destacou Assur Barbary de Mesquita, secretário de Indústria e Comércio (Seict).
“Mais uma grande conquista para o agronegócio implantado na gestão do Governador Gladson Cameli. O Acre está no caminho do desenvolvimento econômico e firmando-se cada vez mais nos mercados andinos que é a nossa melhor oportunidade de negócios”, comemorou o secretário de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Edivan Azevedo.
Acesse o link, e confira a publicação do governo peruano que credencia o Acre a exportação : https://www.gob.pe/institucion/senasa/informes-publicaciones/1896214-establecimientos-habilitados-para-exportar-productos
Saiba mais
Em 2019, no primeiro ano da atual gestão, foi assinado protocolos de intenções para estreitar as relações comerciais entre o Acre, Rondônia e o Peru com objetivo de manter a importação e exportação de produtos do Brasil e do Peru e, assim, abrir novos mercados e alavancar o desenvolvimento do comércio, indústria e agronegócio no Acre.

Exportação vai abrir novos mercados e alavancar o desenvolvimento do comércio, indústria e agronegócio no Acre. Foto: Neto Lucena/Secom
Recentemente, o Estado do Acre foi classificado em 8º lugar no ranking nacional com o maior número de exportação de carne suína do Brasil. A expectativa é que, após a autorização, se alcance patamares maiores, além de contribuir para aquecer o comércio e fomentar a indústria local.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Você precisa fazer login para comentar.