Acre
Governo do Acre realiza colonoscopias pediátricas e avança na redução de filas na saúde
A presidente da Fundação Hospitalar, Soron Steiner, destacou o esforço da equipe e o impacto direto na vida das famílias

Procedimentos foram realizados ao longo deste sábado, 21, no complexo hospitalar Fundhacre, em Rio Branco. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
O governo do Acre deu mais um passo na área da saúde ao garantir a realização de colonoscopias em crianças que aguardavam na fila de espera pelo exame. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), e os procedimentos foram realizados ao longo deste sábado, 21, no complexo hospitalar em Rio Branco.
Ao todo, cinco crianças foram atendidas, o que permitiu zerar a fila de espera pelo exame no estado para o público infantil. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas voltadas à ampliação do acesso a serviços especializados e à redução das filas na rede pública estadual.
O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, reforçou o compromisso do governo com o cuidado à população. “Garantir o acesso a exames especializados, como a colonoscopia pediátrica, é uma forma concreta de cuidar das pessoas. Essa ação representa mais que uma redução de fila. Significa dignidade, atenção e compromisso com a saúde das nossas crianças e suas famílias, e isso é uma prioridade para o governo do Estado.”
A presidente da Fundação Hospitalar, Soron Steiner, destacou o esforço da equipe e o impacto direto na vida das famílias. “Estamos firmes no propósito de reduzir as filas de espera. Desta vez, conseguimos atender crianças que aguardavam pelo exame de colonoscopia, essencial para o diagnóstico de diversas doenças do trato digestivo. É uma grande satisfação poder contribuir para a qualidade de vida dos pequenos pacientes e trazer mais tranquilidade às famílias,” afirmou.

Adriana agradeceu ao governo do Estado pela iniciativa. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Moradora do município de Sena Madureira, Adriana Alves levou a filha para realizar o procedimento e agradeceu a iniciativa. “Já fazia mais de um ano que a gente esperava por esse exame. Graças aos mutirões, agora saiu. Só tenho a agradecer à equipe da Fundhacre, ao governador e à Secretaria de Saúde. Minha filha já participou de outros atendimentos, como os itinerantes, e sempre fomos bem recebidos,” relatou.
Júlia Graziella Santos, moradora da zona rural de Capixaba, trouxe o filho e falou sobre a importância do exame. “Esse exame é muito importante pra nós, porque há três anos, graças a ele, foi possível identificar um tumor no intestino grosso do meu filho. Descobrimos a tempo, ele fez a cirurgia aqui na Fundação e hoje está bem. Agora, ele precisa repetir o exame para garantir que está tudo certo, já que na época não foi possível visualizar todo o intestino. Fazer esse acompanhamento é fundamental para a saúde dele”, frisou.
Responsável pelos procedimentos, o médico coloproctologista Edson Izidório ponderou acerca da importância da ação. “Hoje estamos na Fundação Hospitalar realizando as colonoscopias pediátricas, uma demanda que recebemos da Sesacre e da Fundação, com o objetivo de zerar a fila das crianças que necessitavam desse exame. Muitas mães aguardavam há muito tempo e, com o apoio da gestão, conseguimos avançar para garantir esse atendimento essencial,” ressaltou.

“Fazer esse acompanhamento é fundamental para a saúde do meu filho”, disse Júlia. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Comentários
Acre
Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta
O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]
Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS
Comentários
Acre
Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete
Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]
Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS
Comentários
Acre
Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima
Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica


Você precisa fazer login para comentar.