Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo do Acre garante parceria com Ministério das Cidades para implementar saneamento básico no estado

Publicado

em

O secretário nacional Leonardo Picciani cumprimentou a união entre governo e municípios para implementar as normativas do Marco do Saneamento Básico no estado do Acre

Representantes do governo do Acre, da prefeitura da capital e Cinreso trataram de saneamento básico na Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, em Brasília. Foto: Dilma Tavares/Repac

Na próxima semana, técnicos do governo do Acre e do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, deverão se reunir para estruturar um modelo de parceria visando à atualização dos planos municipais de saneamento básico no estado.

Esse é um dos resultados da reunião realizada entre o secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, e o secretário nacional de Saneamento Básico, Leonardo Picciani, nesta quarta-feira, 30, em Brasília. Também estavam presentes integrantes de autarquias estaduais ligadas à área, bem como da Representação do Governo em Brasília (Repac), e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

O secretário Brandão discorreu sobre as ações desenvolvidas pelo governo em conjunto com os municípios para a implementação do novo marco legal do saneamento e explicou que a proposta do Estado é tratar a busca de solução para o saneamento de forma ampliada abrangendo “água, esgoto, resíduos sólidos e macrodrenagem”.

Ele também destacou a ampliação do escopo da proposta de regionalização, adotando iniciativas de inclusão das bacias hidrográficas como parâmetro definidor das macrorregiões de saneamento. Para tanto, propõe-se incluir as cidades limítrofes dos estados de Rondônia e Amazonas, além de cidades fronteiriças da Bolívia e do Peru.

Secretário de Planejamento, Ricardo Brandão (à esquerda), explica ações de saneamento no Acre e solicita apoio do Ministério das Cidades para o secretário nacional da área, Leonardo Picciani (à direita). Foto: Dilma Tavares/Repac

Ricardo Brandão pediu apoio do Ministério das Cidades, via Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, “para a elaboração dos planos municipais de saneamento básico, que é uma condicionante para avançar na implementação dos estudos técnicos para fins de concessões futuras do sistema de água e esgoto do Acre”.

Acre mobilizado

O secretário nacional Leonardo Picciani cumprimentou a união entre governo e municípios para implementar as normativas do Marco do Saneamento Básico, disse ser fundamental o fato de o Estado “estar mobilizado para resolver a questão”, e afirmou apoio, iniciando, neste ano, as reuniões técnicas para estruturar formas de parceria.

“O governo do Acre demonstra muita vontade política, com os municípios, em resolver a questão da universalização do saneamento básico. Então, o governo federal estará à disposição para apoiar de forma técnica, com os instrumentos que possui, essa iniciativa muito positiva, de colocar o saneamento básico como uma prioridade e buscar o cumprimento das metas de universalização até 2033”, confirmou Picciani.

Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani (no centro, ao fundo), elogiou o fato de o Acre estar mobilizado para resolver o saneamento básico no estado. Foto: Dilma Tavares/Repac

O prefeito Tião Bocalom, que preside a Associação dos Prefeitos do Acre (Amac), reforçou o pedido de apoio, afirmou-se otimista em relação ao encontro e destacou a união em torno da implementação do Marco Regulatório do Saneamento Básico no estado. “Acredito que vamos acabar sendo um modelo para o Brasil de como tratar o saneamento básico”, disse.

A Repac será o ponto focal, em Brasília, das reuniões entre os técnicos do Ministério das Cidades e do governo do Acre.

“Saneamento básico significa investir em saúde e vida digna para a população. É isso que o governo vem buscando, com as prefeituras, e por isso a importância das parcerias para implementar esses serviços tão importantes no estado”, endossou o secretário da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), Fabio Rueda, reforçando o papel do órgão no apoio das ações de interesse do estado na capital do país.

Prefeito de Rio Branco e presidente da Amac, Tião Bocalom (à direita), acredita que Acre poderá ser modelo de ações de saneamento para o país. Foto: Dilma Tavares/Repac

Entre os participantes do encontro estavam também o presidente do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), José Bestene; o presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira; o presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageacre), Luis Almir Brandão; e o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos das Regionais do Estado do Acre (Cinreso/AC), Emerson Leão.

Da Repac também participaram o chefe de gabinete, William Raad, e o diretor executivo, Samuel Lisboa, que reforçou o papel e a disposição do órgão em contribuir com o processo.

Ao fundo e ao centro, da esquerda para a direita, William Raad e Samuel Lisboa, da Repac. Foto: Dilma Tavares/ Repac

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Prefeitura de Capixaba doa dois lotes ao Estado para construção da Delegacia da Polícia Civil

Publicado

em

Áreas somam mais de 1,1 mil metros quadrados e doação prevê cláusulas de reversão caso a obra não seja executada

Foto: Reprodução/Internet

A Prefeitura de Capixaba publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (14) a Lei Municipal nº 984/2026, que autoriza a doação de dois lotes urbanos pertencentes ao município ao Estado do Acre. As áreas serão destinadas à construção da sede da Delegacia Geral da Polícia Civil no município.

De acordo com a legislação, os dois lotes são contíguos e estão localizados na rua Cristiane Vicente Cardoso, sem número. O primeiro imóvel, de matrícula nº 228, possui área total de 625 metros quadrados, enquanto o segundo, matrícula nº 229, tem 500 metros quadrados. Ambos foram desmembrados de áreas maiores e tiveram suas confrontações e limites definidos conforme certidões imobiliárias anexas à lei.

A norma estabelece que todas as despesas relacionadas à infraestrutura dos imóveis doados ficarão sob responsabilidade do Estado do Acre, isentando o município de quaisquer custos. A doação é condicionada à finalidade prevista e prevê que, caso as obras não sejam iniciadas no prazo de até dois anos após o registro em cartório, os imóveis retornarão automaticamente ao patrimônio municipal.

A escritura pública de doação deverá conter cláusulas de inalienabilidade e impenhorabilidade pelo prazo de dez anos, além de dispositivos que garantem a reversão dos lotes ao município em casos de não início das obras, não funcionamento da unidade policial, encerramento das atividades ou desvio de finalidade.

Em situação de reversão, o Estado poderá retirar apenas benfeitorias de fácil remoção, bens móveis e utensílios, dentro do prazo estipulado pela prefeitura. Já as benfeitorias úteis ou necessárias incorporadas ao imóvel não poderão ser removidas nem gerarão direito a indenização.

A lei também autoriza a utilização dos lotes como garantia em financiamentos voltados à construção da delegacia ou à aquisição de equipamentos, desde que mantida a cláusula de reversão, por meio de hipoteca em segundo grau, conforme a legislação federal vigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Erick Rodrigues confirma últimos treinamentos do elenco vascaíno

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O atacante Titô deve ser um dos titulares na estreia

O técnico Erick Rodrigues confirmou a programação de treinamentos do Vasco visando o jogo de estreia no Campeonato Estadual. A partida contra o Rio Branco será disputada no sábado, 17, às 15 horas, no Tonicão.

“Vamos realizar mais três treinos. É fundamental movimentar os atletas e repetir os trabalhos para podermos fazer um grande jogo”, afirmou o treinador.

Antecipou pagamento

A diretoria do Vasco antecipou o pagamento do mês de janeiro nesta terça, 12.

“O objetivo é valorizar e motivar o grupo para o início do campeonato. A nossa meta é a conquista do título”, declarou Erick Rodrigues.

Elenco imunizado

O elenco do Vasco foi imunizado nesta quarta, 13, contra Gripe e Covid. O trabalho foi realizado pela equipe da URAP Rozangela Pimentel, do bairro Calafate.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Maurício Carneiro espera liberação de Marcos Júnior para definir o Galvez

Publicado

em

Foto Gilson Melo: Maurício Carneiro vai fazer os últimos ajustes no Imperador

O técnico Maurício Carneiro comanda um trabalho tático nesta quarta, 14, e vai definir os titulares do Galvez para o confronto contra o São Francisco. A estreia do Imperador será nesta quinta, 15, às 19 horas, no Tonicão.

O meia Marcos Júnior, principal contratação do Imperador, ainda não foi liberado pela Federação Paulista de Futebol e é a única dúvida.

Daniego integrado

Depois de resolver problemas particulares, o atacante Daniego retornou aos treinamentos no Imperador. O atleta é um remanescente do elenco vice-campeão em 2025.

Lutar pelo título

O presidente do Galvez, Igor Oliveira, afirmou ter montado o elenco da atual temporada para lutar pela conquista do título.

“Realizamos um grande investimento e temos objetivos ousados para 2026”, declarou o dirigente.

Comentários

Continue lendo