Cotidiano
Governo do Acre garante parceria com Ministério das Cidades para implementar saneamento básico no estado
O secretário nacional Leonardo Picciani cumprimentou a união entre governo e municípios para implementar as normativas do Marco do Saneamento Básico no estado do Acre

Representantes do governo do Acre, da prefeitura da capital e Cinreso trataram de saneamento básico na Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, em Brasília. Foto: Dilma Tavares/Repac
Na próxima semana, técnicos do governo do Acre e do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, deverão se reunir para estruturar um modelo de parceria visando à atualização dos planos municipais de saneamento básico no estado.
Esse é um dos resultados da reunião realizada entre o secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, e o secretário nacional de Saneamento Básico, Leonardo Picciani, nesta quarta-feira, 30, em Brasília. Também estavam presentes integrantes de autarquias estaduais ligadas à área, bem como da Representação do Governo em Brasília (Repac), e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.
O secretário Brandão discorreu sobre as ações desenvolvidas pelo governo em conjunto com os municípios para a implementação do novo marco legal do saneamento e explicou que a proposta do Estado é tratar a busca de solução para o saneamento de forma ampliada abrangendo “água, esgoto, resíduos sólidos e macrodrenagem”.
Ele também destacou a ampliação do escopo da proposta de regionalização, adotando iniciativas de inclusão das bacias hidrográficas como parâmetro definidor das macrorregiões de saneamento. Para tanto, propõe-se incluir as cidades limítrofes dos estados de Rondônia e Amazonas, além de cidades fronteiriças da Bolívia e do Peru.

Secretário de Planejamento, Ricardo Brandão (à esquerda), explica ações de saneamento no Acre e solicita apoio do Ministério das Cidades para o secretário nacional da área, Leonardo Picciani (à direita). Foto: Dilma Tavares/Repac
Ricardo Brandão pediu apoio do Ministério das Cidades, via Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, “para a elaboração dos planos municipais de saneamento básico, que é uma condicionante para avançar na implementação dos estudos técnicos para fins de concessões futuras do sistema de água e esgoto do Acre”.
Acre mobilizado
O secretário nacional Leonardo Picciani cumprimentou a união entre governo e municípios para implementar as normativas do Marco do Saneamento Básico, disse ser fundamental o fato de o Estado “estar mobilizado para resolver a questão”, e afirmou apoio, iniciando, neste ano, as reuniões técnicas para estruturar formas de parceria.
“O governo do Acre demonstra muita vontade política, com os municípios, em resolver a questão da universalização do saneamento básico. Então, o governo federal estará à disposição para apoiar de forma técnica, com os instrumentos que possui, essa iniciativa muito positiva, de colocar o saneamento básico como uma prioridade e buscar o cumprimento das metas de universalização até 2033”, confirmou Picciani.

Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani (no centro, ao fundo), elogiou o fato de o Acre estar mobilizado para resolver o saneamento básico no estado. Foto: Dilma Tavares/Repac
O prefeito Tião Bocalom, que preside a Associação dos Prefeitos do Acre (Amac), reforçou o pedido de apoio, afirmou-se otimista em relação ao encontro e destacou a união em torno da implementação do Marco Regulatório do Saneamento Básico no estado. “Acredito que vamos acabar sendo um modelo para o Brasil de como tratar o saneamento básico”, disse.
A Repac será o ponto focal, em Brasília, das reuniões entre os técnicos do Ministério das Cidades e do governo do Acre.
“Saneamento básico significa investir em saúde e vida digna para a população. É isso que o governo vem buscando, com as prefeituras, e por isso a importância das parcerias para implementar esses serviços tão importantes no estado”, endossou o secretário da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), Fabio Rueda, reforçando o papel do órgão no apoio das ações de interesse do estado na capital do país.

Prefeito de Rio Branco e presidente da Amac, Tião Bocalom (à direita), acredita que Acre poderá ser modelo de ações de saneamento para o país. Foto: Dilma Tavares/Repac
Entre os participantes do encontro estavam também o presidente do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), José Bestene; o presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira; o presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageacre), Luis Almir Brandão; e o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos das Regionais do Estado do Acre (Cinreso/AC), Emerson Leão.
Da Repac também participaram o chefe de gabinete, William Raad, e o diretor executivo, Samuel Lisboa, que reforçou o papel e a disposição do órgão em contribuir com o processo.

Ao fundo e ao centro, da esquerda para a direita, William Raad e Samuel Lisboa, da Repac. Foto: Dilma Tavares/ Repac
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz derrota o ProSol e conquista o título da MGF Cup

Foto divulgação: Santa Cruz marcou 19 gols na campanha da conquista do título
O Santa Cruz derrotou o ProSol por 2 a 1 neste sábado, 13, no estádio Willie Davids, em Maringá, no Paraná, e de maneira invicta conquistou o título da MGF Cup na categoria Sub-16. Samuel e Dheimeson marcaram os gols da conquista da Capivara.
“O Santa Cruz é um time formador e esse é o principal objetivo. Conquistar títulos é uma consequência do trabalho e serve para provar a qualidade dos nossos atletas”, declarou o técnico Maydenson Costa.
Comentários
Cotidiano
Galvez enfrenta o Votuporanguense na estreia da Copa São Paulo

Foto Glauber Lima: Galvez faz a última fase da preparação no interior de São Paulo
O departamento técnico da Federação Paulista de Futebol(FPF) divulgou neste sábado, 13, a tabela da Copa São Paulo 2026. O Galvez, representante do futebol acreano, enfrenta o Votuporanguense, em Votuporanga, no dia 2 de janeiro, às 13h45(hora Acre). Na sequência, o Galvez joga contra o Grêmio, no dia 5, e fecha a participação na primeira fase diante do Falcon, de Sergipe, no dia 8.
“Teremos adversários difíceis, mas estamos trabalhando forte para conquistar uma vaga na segunda fase. Esse é o primeiro objetivo”, declarou o técnico Eriano Santos.
Jogos do grupo 2
Galvez x Votuporanguense no dia 2
Galvez x Grêmio no dia 5
Galvez x Falcon no dia 8
Comentários
Cotidiano
Chelsea bate o Fluminense da Bahia e é campeão da 6ª Copa TV Gazeta

Foto Glauber Lima: Chelsea ganhou a competição de maneira invicta
O Chelsea bateu o Fluminense da Bahia por 3 a 1, de virada, neste sábado, 13, no ginásio do Colégio Imaculada Conceição, e conquistou o título da 6ª Copa TV Gazeta de Futsal.
As duas equipes realizaram uma partida bem disputada desde o início e o Chelsea soube aproveitar melhor as oportunidades na segunda etapa.
Goleiro e artilheiro
O goleiro Leite, do Chelsea, foi escolhido como o melhor da Copa. O pivô Raylan, do Villa City de Manuel Urbano, terminou como artilheiro com 7 gols.
Boa competição
O coordenador da 6ª Copa TV Gazeta, Auzemir Martins, aprovou o nível da competição.
“Conseguimos realizar um grande torneio. Os jogos foram equilibrados desde a primeira fase. O apoio da direção da TV Gazeta também foi fundamental para o sucesso do evento”, comentou Auzemir Martins.

Você precisa fazer login para comentar.