Com uma gestão voltada à responsabilidade, à eficiência e ao cuidado com o cidadão, o governo do Acre segue transformando a realidade da segurança pública no estado.

Nove novos veículos modelo rabecão foram distribuídos entre a capital e o interior do estado. Foto: Ascom/PCAC
A realidade do Instituto Médico Legal (IML) de Rio Branco e de toda a estrutura da Polícia Técnico-Científica no Acre reflete hoje um processo contínuo de fortalecimento promovido pelo governo do Estado, sob a liderança do governador Gladson Camelí.
A gestão estadual tem adotado uma série de medidas estratégicas para melhorar o atendimento à população e garantir melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam na linha de frente da perícia oficial. Um exemplo claro disso é a entrega de nove novos veículos modelo rabecão, distribuídos entre a capital e o interior do estado. Os veículos estão em pleno funcionamento e ampliaram a capacidade de resposta do IML em todo o território acreano.

Houve nomeações de peritos, médicos legistas e auxiliares de necropsia desde 2019. Foto: arquivo Secom
“O governo do Estado do Acre, por meio da Polícia Civil, tem realizado investimentos significativos no fortalecimento do Departamento de Polícia Técnico-Científica. Não apenas reforçamos a frota com a entrega de novos veículos, como também avançamos na valorização dos profissionais, com nomeações de peritos, médicos legistas e auxiliares de necropsia desde 2019”, destaca o delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel.
Atualmente, o Instituto Médico Legal conta com 13 médicos legistas em atuação, sendo sete em Rio Branco, três na região do Alto Acre e três no Juruá. O efetivo tem atuado com responsabilidade e compromisso, mesmo diante dos desafios impostos pela rotina forense.

“Essas ações refletem o compromisso com a modernização da perícia oficial e a melhoria do atendimento à população”, avalia Henrique Maciel. Foto: Ascom/PCAC
Outro avanço importante foi a entrega da reforma e adequação da sede do Departamento de Polícia Técnico-Científica no município de Brasileia, atendendo à regional do Alto Acre. A obra, que contou com um investimento de R$ 400 mil, garantiu um espaço moderno, equipado e apto a oferecer mais celeridade e eficiência nas investigações criminais.
“Essas ações refletem o compromisso com a modernização da perícia oficial e a melhoria do atendimento à população. Além disso, entregamos uma sala especialmente dedicada ao acolhimento e atendimento humanizado aos familiares de vítimas de mortes violentas. Trata-se de um espaço estruturado para garantir mais dignidade nesse momento de dor, reafirmando nossa sensibilidade com a sociedade e o respeito com as vítimas e seus entes queridos”, completa Henrique Maciel.

Para governador Gladson Camelí, investimentos fazem parte de um projeto maior de valorização da Segurança Pública e cuidado com a população. Foto: Diego Gurgel/Secom
Desde 2019, o governo do Acre também tem realizado a nomeação de profissionais essenciais para o funcionamento da Polícia Técnico-Científica, como peritos criminais, médicos legistas e auxiliares de necropsia, fortalecendo o quadro de servidores e ampliando a capacidade técnica do sistema de segurança pública.
Para o governador Gladson Camelí, os investimentos fazem parte de um projeto maior de valorização da Segurança Pública e cuidado com a população. “Desde o início da nossa gestão, trabalhamos para modernizar a Polícia Civil e garantir que nossos profissionais tenham estrutura e reconhecimento para exercer seu trabalho com excelência. Estamos investindo em equipamentos, recursos humanos e, principalmente, no respeito às famílias que dependem de um serviço humanizado e eficiente”, afirma.

Equipes multiprofissionais do IML se debruçam nos processos de identificação. Foto: Ascom/PCAC
A direção da Polícia Civil reafirma o compromisso de seguir avançando nas melhorias estruturais e operacionais, sempre com foco na excelência dos serviços prestados à sociedade.
“Entre as conquistas mais expressivas da atual gestão, destaco a adesão do Acre à Rede Nacional de Bancos de Perfis Balísticos, o Sistema Nacional de Análise Balística, que permite o cruzamento de dados balísticos em todo o país, fortalecendo a elucidação de crimes com arma de fogo. Também é um marco o ingresso do Estado na Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos, que amplia nossa capacidade de investigação em casos de crimes violentos e contra a vida, com base em evidências genéticas”, relata o delegado-geral.
Com uma gestão voltada à responsabilidade, à eficiência e ao cuidado com o cidadão, o governo do Acre segue transformando a realidade da segurança pública no estado.

Um idoso de 78 anos, identificado como Osvaldo Feitosa Leite, sofreu um traumatismo cranioencefálico após ser atingido na cabeça por um ouriço de castanha, na manhã desta segunda-feira (22), em uma propriedade rural localizada no km 17 do Ramal Toco Preto, com acesso pelo km 38 da BR-364, no trecho entre Sena Madureira e Bujari, no interior do Acre.

De acordo com informações repassadas por familiares, Osvaldo havia saído pela manhã para realizar a coleta de castanha quando ouviu o ouriço bater em um dos galhos da castanheira. Ao tentar se proteger, ele correu para próximo do tronco da árvore, mas o fruto acabou mudando de direção após atingir um galho e caiu diretamente sobre sua cabeça, atingindo a região da testa.
Com o impacto, o idoso sofreu um traumatismo cranioencefálico de natureza moderada, além de apresentar edema no olho direito. Ele ficou desacordado e caiu sob a castanheira, sendo encontrado somente horas depois por familiares, que estranharam sua ausência no horário do almoço.
A vítima foi levada inicialmente para casa, de onde foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após os primeiros atendimentos e estabilização do quadro clínico, Osvaldo foi encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira. Devido à gravidade da lesão, ele precisou ser transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde passou por exames de tomografia e avaliações complementares. O estado de saúde é considerado estável.
Segundo especialistas, acidentes desse tipo são comuns nesta época do ano, período em

Foto: Luan Diaz
A Prefeitura de Rio Branco decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 26 de dezembro de 2025 e 2 de janeiro de 2026. A medida consta no Decreto nº 3.432, assinado pelo prefeito Tião Bocalom e publicado nesta terça-feira (23).
O decreto complementa o calendário oficial de feriados e pontos facultativos do município para 2025, instituído pelo Decreto Municipal nº 13, de 2 de janeiro deste ano, e também leva em consideração o Decreto Estadual nº 11.805, de 18 de dezembro de 2025.
Conforme o texto, os secretários municipais e demais autoridades da administração pública estão autorizados a convocar servidores para o expediente normal nos dias declarados como ponto facultativo, sempre que houver necessidade de serviço. Nesses casos, não haverá exigência de compensação de horas para os servidores convocados.
A Prefeitura esclarece ainda que o ponto facultativo não se aplica aos serviços essenciais, que deverão manter funcionamento regular, garantindo o atendimento à população.
As demais regras previstas no calendário municipal de feriados e pontos facultativos permanecem inalteradas. O decreto entrou em vigor na data de sua publicação.

A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, nesta segunda-feira (22), a Operação Lei da Fronteira, que resultou na prisão de um suspeito de envolvimento no assassinato do fazendeiro João Paulino, conhecido como “João Sucuri”. O crime ocorreu em maio de 2025, no distrito de Nova Califórnia, em Rondônia. As informações são do portal Rondoniagora.
A ação foi realizada no município de Plácido de Castro, no Acre, com apoio da Polícia Civil acreana, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Acre (PMAC), do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e da Delegacia de Polícia de Extrema. Ao todo, mais de 20 policiais participaram da operação, coordenada pela delegada Keity Mota.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, os agentes apreenderam aparelhos celulares, munições e um carregador de pistola calibre .45, materiais que serão submetidos à análise no curso das investigações.
De acordo com a Polícia Civil, o fazendeiro foi morto em uma emboscada dentro de sua própria propriedade. Um vaqueiro que o acompanhava também foi atingido por disparos, mas conseguiu fugir e sobreviveu.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara do Júri da Comarca de Porto Velho. As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos no homicídio.
Você precisa fazer login para comentar.