Com uma gestão voltada à responsabilidade, à eficiência e ao cuidado com o cidadão, o governo do Acre segue transformando a realidade da segurança pública no estado.
Nove novos veículos modelo rabecão foram distribuídos entre a capital e o interior do estado. Foto: Ascom/PCAC
A realidade do Instituto Médico Legal (IML) de Rio Branco e de toda a estrutura da Polícia Técnico-Científica no Acre reflete hoje um processo contínuo de fortalecimento promovido pelo governo do Estado, sob a liderança do governador Gladson Camelí.
A gestão estadual tem adotado uma série de medidas estratégicas para melhorar o atendimento à população e garantir melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam na linha de frente da perícia oficial. Um exemplo claro disso é a entrega de nove novos veículos modelo rabecão, distribuídos entre a capital e o interior do estado. Os veículos estão em pleno funcionamento e ampliaram a capacidade de resposta do IML em todo o território acreano.
Houve nomeações de peritos, médicos legistas e auxiliares de necropsia desde 2019. Foto: arquivo Secom
“O governo do Estado do Acre, por meio da Polícia Civil, tem realizado investimentos significativos no fortalecimento do Departamento de Polícia Técnico-Científica. Não apenas reforçamos a frota com a entrega de novos veículos, como também avançamos na valorização dos profissionais, com nomeações de peritos, médicos legistas e auxiliares de necropsia desde 2019”, destaca o delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel.
Atualmente, o Instituto Médico Legal conta com 13 médicos legistas em atuação, sendo sete em Rio Branco, três na região do Alto Acre e três no Juruá. O efetivo tem atuado com responsabilidade e compromisso, mesmo diante dos desafios impostos pela rotina forense.
“Essas ações refletem o compromisso com a modernização da perícia oficial e a melhoria do atendimento à população”, avalia Henrique Maciel. Foto: Ascom/PCAC
Outro avanço importante foi a entrega da reforma e adequação da sede do Departamento de Polícia Técnico-Científica no município de Brasileia, atendendo à regional do Alto Acre. A obra, que contou com um investimento de R$ 400 mil, garantiu um espaço moderno, equipado e apto a oferecer mais celeridade e eficiência nas investigações criminais.
“Essas ações refletem o compromisso com a modernização da perícia oficial e a melhoria do atendimento à população. Além disso, entregamos uma sala especialmente dedicada ao acolhimento e atendimento humanizado aos familiares de vítimas de mortes violentas. Trata-se de um espaço estruturado para garantir mais dignidade nesse momento de dor, reafirmando nossa sensibilidade com a sociedade e o respeito com as vítimas e seus entes queridos”, completa Henrique Maciel.
Para governador Gladson Camelí, investimentos fazem parte de um projeto maior de valorização da Segurança Pública e cuidado com a população. Foto: Diego Gurgel/Secom
Desde 2019, o governo do Acre também tem realizado a nomeação de profissionais essenciais para o funcionamento da Polícia Técnico-Científica, como peritos criminais, médicos legistas e auxiliares de necropsia, fortalecendo o quadro de servidores e ampliando a capacidade técnica do sistema de segurança pública.
Para o governador Gladson Camelí, os investimentos fazem parte de um projeto maior de valorização da Segurança Pública e cuidado com a população. “Desde o início da nossa gestão, trabalhamos para modernizar a Polícia Civil e garantir que nossos profissionais tenham estrutura e reconhecimento para exercer seu trabalho com excelência. Estamos investindo em equipamentos, recursos humanos e, principalmente, no respeito às famílias que dependem de um serviço humanizado e eficiente”, afirma.
Equipes multiprofissionais do IML se debruçam nos processos de identificação. Foto: Ascom/PCAC
A direção da Polícia Civil reafirma o compromisso de seguir avançando nas melhorias estruturais e operacionais, sempre com foco na excelência dos serviços prestados à sociedade.
“Entre as conquistas mais expressivas da atual gestão, destaco a adesão do Acre à Rede Nacional de Bancos de Perfis Balísticos, o Sistema Nacional de Análise Balística, que permite o cruzamento de dados balísticos em todo o país, fortalecendo a elucidação de crimes com arma de fogo. Também é um marco o ingresso do Estado na Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos, que amplia nossa capacidade de investigação em casos de crimes violentos e contra a vida, com base em evidências genéticas”, relata o delegado-geral.
Com uma gestão voltada à responsabilidade, à eficiência e ao cuidado com o cidadão, o governo do Acre segue transformando a realidade da segurança pública no estado.
Prisão foi realizada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente (DEMPCA), com base em mandado judicial. Foto: cedida.
A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente (DEMPCA) de Cruzeiro do Sul, cumpriu, nesta semana, mandado de prisão contra um homem acusado de praticar violência doméstica e ameaçar fisicamente seus próprios familiares. A ação ocorreu na comunidade Vila Santa Luzia, localizada na zona rural do município.
A prisão foi determinada pelo Poder Judiciário após representação da autoridade policial responsável pelo caso. De acordo com as investigações, além de agredir fisicamente sua companheira, o homem também vinha causando pânico entre seus familiares, utilizando ameaças constantes para intimidá-los.
Segundo a autoridade policial da DEMPCA de Cruzeiro do Sul, a atuação rápida da Polícia Civil foi essencial para garantir a segurança da vítima e restaurar a tranquilidade na comunidade rural. “Trata-se de uma resposta firme contra práticas de violência doméstica, que não serão toleradas, seja na área urbana ou rural”, afirmou o delegado Vinícius Almeida.
O homem foi encaminhado ao presídio local, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Fonte: PCAC
Uma equipe da Companhia Rotam, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PMAC, prendeu um homem, na tarde desta quarta-feira, 06, e apreendeu mais de 43 kg de skank, em uma abordagem no Bairro Santa Inês. A ocorrência foi resultado de uma denúncia anônima, que informava características do local e detalhes da operação criminosa.
As informações iniciais davam conta de que um homem teria sido levado à força para dentro de uma residência, o que levantou suspeitas de um possível cárcere privado. Os policiais se dirigiram ao endereço informado e encontraram o portão da residência trancado, sendo possível visualizar, através da parte superior do muro, um indivíduo no interior da casa, agachado e aparentemente manuseando as drogas.
Ao perceber a presença policial o suspeito tentou se esconder, no entanto, diante da situação flagrante, os militares entraram pelo muro lateral do imóvel e conseguiram identificar, já na entrada da casa, uma expressiva quantidade de entorpecentes, disposta ao lado da parede. O homem foi abordado e, durante busca pessoal, foram encontrados R$ 2.450 em espécie no bolso de sua bermuda.
Na ação, foram apreendidos 43,14 kg de skunk, droga conhecida como a “supermaconha”, dois celulares e a quantia em dinheiro mencionada. O suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes para os devidos procedimentos legais.
1• Batalhão da Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu um homem por tráfico de drogas, no bairro da Paz, na manhã desta quinta-feira, 08.
Durante patrulhamento, os militares receberam denúncia anônima de um homem que estaria comercializando drogas na Travessa Sabiá, no bairro da Paz. Após colhidas as informações, a guarnição foi ao local, onde visualizou o homem com as mesmas características repassadasna denúncia.
Rapidamente, a equipe policial abordou o suspeito, que portava consigo 27 papelotes de skank, 40 trouxinhas de cocaína, 50 pedras de crack e dinheiro em espécie. O detido foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Delfa), para as providências legais.
Você precisa fazer login para comentar.