Extra
Governador Gladson Cameli participa da abertura de seminário que discute segurança pública e economia
Com o objetivo de promover a integração entre os órgãos de defesa, segurança e desenvolvimento econômico e social do Acre, a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Acre (Adesg/AC) e Sebrae no Acre, com apoio da Escola Superior de Guerra (ESG), realizou o 2º Seminário de Integração da Defesa, Segurança e Desenvolvimento Econômico e Social no Acre, nesta segunda-feira, 17, no auditório do Sebrae.
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2022/10/GUR_6091-scaled-2.jpg)
Encontro foi realizado nesta segunda-feira. Foto: Diego Gurgel/Secom
Representando o Estado, o governador Gladson Cameli compareceu ao evento, e destacou os avanços na segurança pública no Acre.
“Nossos números de violência vêm caindo, e precisamos diminuir esses números ainda mais. Como um dos exemplos de sucesso do nosso governo, podemos citar o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), que atua em parceria com todas as forças de segurança e resguarda a vida e a soberania do nosso território”, destacou o chefe do Executivo.
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2022/10/GUR_6043-scaled-1.jpg)
Cameli destacou os avanços que o Gefron vem realizando na área de fronteira acreana. Foto: Diego Gurgel/Secom
Ao longo do dia, diversas entidades da sociedade civil e de segurança pública vai palestrar sobre diversos temas relacionados à segurança e desenvolvimento econômico.
De acordo com Lauro Santos, diretor-técnico do Sebrae e delegado representante da Adesg, é importante relacionar economia e um ambiente seguro e saudável.
“É importante atuar em prol dessa proposta. Tornar um ambiente propício para o desenvolvimento do comércio para os produtores e empreendedores”, afirmou.
Participaram também da solenidade de abertura as seguintes autoridades: a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Waldirene Cordeiro; o representante do prefeito de Rio Branco, Rogério Ferreira; diretor de ensino da ESG, contra-almirante Gilberto Lourenço; o conselheiro do TCE, Valmir Ribeiro; o capitão dos portos de Porto Velho, Marcelo de Souza Barbosa; o comandante do destacamento de controle aéreo de Rio Branco, Edson Barato; o representante da superintendência da Polícia Federal, Vinicius Mitsurasi; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal inspetor Getúlio Maia; o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência, Eder Manfrim Nonato; o secretário de Estado de Segurança Pública Paulo Cézar dos Santos; e o secretário de Produção e Agronegócio Edivan Azevedo.
O que disseram as autoridades
“Nosso objetivo é contribuir para o nosso país, sobretudo ajudar aqueles que mais necessitam. O Brasil tem um enorme desafio de proteger a Amazônia, e é o que devemos fazer, protegê-la até de nós mesmos, temos um espaço geográfico imenso para cuidar”, disse a desembargadora do Tribunal de Justiça do Acre, Waldirene Cordeiro.
“Hoje nós temos um cenário que combatemos os crimes transfronteiriços. O Acre é um protagonista numa série de iniciativas, contribuímos no cenário nacional para manutenção das nossas fronteiras. Sem esse trabalho de combate ao crime é impossível se falar em soberania nacional”, comentou Paulo Cézar do Santos, secretário de Segurança Pública.
Comentários
Extra
Vídeo; Catador de castanha morre após ser atingido por terçado que carregava na cintura no interior do Acre
Vítima escorregou em trecho de difícil acesso e foi atingida por terçado que carregava na cintura. Ele estava na companhia de um amigo que pediu ajuda.
Um catador de castanha foi encontrado morto após sofrer um acidente dentro do Seringal Cafuringa na tarde desta quinta-feira, 06/2, localizado no lado boliviano, que faz divisa com o município de Capixaba, no Acre. A vítima, identificado como Giliarde de Olivieira da Silva (38), foi encontrado já sem sem vida após um amigo presenciar o fato e sair para pedir ajuda.
De acordo com testemunhas, o trabalhador transportava um saco cheio de castanhas na cabeça quando escorregou em um trecho de difícil acesso. Durante a queda por volta das 16h40, ele foi atingido pelo próprio terçado, ferramenta que carregava consigo, sofrendo um ferimento fatal na região do abdômen. A vítima morreu antes da chegada de qualquer socorro.
Moradores da região que encontraram o corpo teriam acionado a Polícia Militar e a equipe de perícia ao local, para realizar os procedimentos necessários e levar o corpo para o IML nesta sexta-feira 07/2.
VEJA VÍDEO:
Comentários
Extra
Em conjunto com as forças de segurança, prefeito Carlinhos do Pelado anuncia ampliação de horário de funcionamento para bares, lanchonetes e restaurantes
O prefeito Carlinhos do Pelado recebeu na tarde desta quinta-feira 06, as forças de segurança na fronteira representadas pelo poder judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para tratarem de assuntos relevantes para o município.
Na pauta principal , o assunto foi a atenção aos empresários que atendem com serviços de lanchonetes, bares e restaurantes que estavam com alvará de funcionamento até meia noite.
Muitos empresários já haviam procurado o prefeito Carlinhos do Pelado para que revesse essa situação uma vez que estava havendo prejuízo a esses estabelecimentos e a própria população que após meia noite não encontrava mais lugares para fazer refeições ou se divertir.
Em decisão coletiva com as forças de segurança, o prefeito Carlinhos do Pelado estabeleceu que a partir dessa data, os proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes terão horário ampliado conforme a particularidade dos bairros de Brasiléia.
Ao final o gestor brasileense mandou mensagem a todos os interessados no assunto. “Tivemos a oportunidade de sentarmos com o judiciário, polícia civil, militar e bombeiros, para tratarmos de um assunto que está assolando a todos nós que é o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes. Chegamos a um denominador comum em conjunto, a partir de hoje todos esses proprietários desses estabelecimentos devem procurar o setor de cadastro e ampliar o seu horário de funcionamento, tivemos aqui hoje essa oportunidade juntamente com todos que participaram conosco e chegamos a esse denominador comum que é prolongar esses horários para que todos consigam fazer o seu trabalho aqui no nosso município de Brasiléia”, anunciou o prefeito.
Participaram da reunião o prefeito Carlinhos do Pelado, a representante do gabinete-Lajúcia Cantuário, delegado-Erick Marciel, Tenente Ferreira-da polícia militar, Luciano Augusto-Setor de Cadastro, Juízes da comarca de Brasiléia -Dr. Guilherme Mioto e Dr. José Leite Neto, Tenente Gledson-Corpo de Bombeiros e Chiquinho Chaves-Secretário de comunicação.
Comentários
Extra
Polícia Civil investiga execução de filho de fundador de facção em Rio Branco
Hilquias Santos, de 19 anos, foi morto a tiros após ser cercado por criminosos. Ele era investigado por dois ataques a tiros ocorridos na terça-feira (4).
A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil abriu, na manhã desta quinta-feira (6), um inquérito para apurar as circunstâncias da execução de Hilquias Santos de Souza, de 19 anos. O jovem, filho de Geremias Lima de Souza, um dos fundadores da facção Bonde dos 13, foi assassinado a tiros na noite de quarta-feira (5), na Rua Rui Barbosa, no bairro Papouco, em Rio Branco.
Segundo informações da polícia, Hilquias foi cercado por criminosos e atingido por vários disparos. Mesmo baleado, ele tentou fugir, mas acabou caindo no interior de uma residência, onde não resistiu aos ferimentos.
O jovem já era investigado pela Delegacia de Homicídios por suposta participação em dois ataques a tiros ocorridos na tarde da última terça-feira (4). De acordo com as investigações, Hilquias teria sido o autor de uma tentativa de homicídio no bairro Cidade Nova e de uma dupla tentativa de homicídio contra um pai e seu filho na Cidade do Povo.
A polícia suspeita que os ataques tenham sido motivados por represália. Hilquias era filho de Geremias Lima de Souza, morto em dezembro do ano passado em frente à sede da 2ª Regional da Polícia Civil. Na terça-feira, os avós de Hilquias também foram alvos de criminosos, que atiraram contra a casa do casal no Conjunto Habitacional Cidade do Povo. Os idosos foram obrigados a deixar a região por determinação dos criminosos.
O caso segue sob investigação, e a polícia trabalha para identificar os responsáveis pelo homicídio de Hilquias e pelos ataques recentes.
Você precisa fazer login para comentar.