Conecte-se conosco

Geral

Governador Gladson Cameli entrega à Assembleia Legislativa projeto de Reforma Administrativa para o próximo governo

Publicado

em

Nesta segunda, 12, o governador Gladson Cameli participou de uma solenidade na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para entregar o Projeto de Lei contendo a Reforma Administrativa para a sua próxima gestão. Aos jornalistas, o governador afirmou que o documento não aumenta as despesas internas do governo.

Projeto de lei foi entregue pelo governador Gladson Cameli aos deputados. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Será uma proposta de mudança da nossa estrutura governamental que trará mais transparência para a população e fortalecerá a atuação dos órgãos de controle sobre as secretarias e autarquias. Temos que colocar as pessoas certas nos lugares certos para que possamos otimizar as nossas ações na gestão”, ressaltou Gladson.

Ele ainda agradeceu à Aleac pela parceria nos seus primeiros quatro anos de governo e reforçou a importância dos parlamentares estaduais para garantir melhorias à população acreana.

“A Aleac é fundamental para que nós, do Executivo, possamos governar com paz e justiça social. A nossa meta é reduzir os altos índices de desemprego que temos no nosso estado e melhorar a vida das pessoas. Assim, com a Reforma Administrativa, vamos nos reorganizar e colocar toda a máquina governamental para funcionar com mais eficiência. Dessa maneira, o nosso povo saberá exatamente onde está sendo aplicado o dinheiro público”, destacou Cameli.

“A nossa meta é reduzir os altos índices de desemprego que temos no nosso estado e melhorar a vida das pessoas”, disse o governador. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Um outro ponto contemplado pela Reforma Administrativa, segundo o governador, é a valorização dos servidores.

“A gente tem que olhar além da política. É preciso que haja harmonia entre os lados técnicos e políticos para o governo dar as respostas que a nossa população espera. Todas as secretarias serão dotadas de recursos para realizarem os seus trabalhos com mais eficiência. E também queremos que o governo como um todo funcione com mais unidade, sem separação”, concluiu o governador.

Reforma vai para comissões

Documento será enviado às comissões. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O líder do governo, deputado estadual Pedro Longo (PDT), explicou que depois da entrada da Reforma Administrativa na Casa haverá a sua distribuição para as comissões parlamentares.

“O projeto da reforma passará pelas comissões e será debatido pelos deputados, mas acredito que, até a próxima quarta, 14, deverá entrar em pauta para votação. Essa aprovação tem que acontecer antes do recesso parlamentar de final do ano, mas não vejo obstáculos para a sua célere aprovação no plenário”, ponderou Longo.

Projeto deve entrar em pauta no dia 14. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP), se comprometeu com o governador a encaminhar o projeto da reforma às comissões. Ele também acredita numa resposta rápida por parte dos deputados antes do recesso.

“O governador Gladson está buscando transparência e eficiência com esse projeto da reforma. Então, temos que colaborar para a sua aprovação, porque não tenho dúvidas que ela trará benefícios à nossa população, tornando a máquina governamental mais ágil e eficaz”, disse ele.

Alguns pontos da reforma

A reforma é ampla e foi elaborada pela Comissão de Transição do governo. Mas, alguns pontos se destacam:

Projeto da reforma passará pelas comissões e será debatido pelos deputados. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Será criada a Secretaria de Assistência Social, da Mulher e dos Direitos Humanos (SEAMD), antiga SEASDHM, com a instalação da Secretaria Adjunta da Mulher, que visa fortalecer as políticas e ações sociais para valorizar o papel das mulheres na sociedade acreana.

Será criada a Secretaria Adjunta de Produção para o fortalecimento das políticas estaduais de agricultura, pecuária e demais atividades rurais, a Secretaria de Produção e Agronegócio (SEPROD), antiga SEPA.

Será criada ainda a Diretoria de Povos Indígenas, na Secretaria de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi), buscando fortalecer políticas públicas, programas e projetos relacionados às comunidades das várias etnias indígenas do Acre.

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) será reestruturada e passará a ser chamada de Secretaria de Estado de Obras Públicas, com competência para projetos técnicos, ações de infraestrutura, o fortalecimento da execução e fiscalização de obras.

Também será reestruturada a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur), que passará a se chamar Secretaria de Habitação e Urbanismo (Sehurb), que terá como principal foco de atuação o fortalecimento de projetos de habitação e urbanismo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo