Conecte-se conosco

Geral

Governador do AC faz reunião para debater violência: ‘tenho que ter o bom senso, mas tudo tem limite’

Publicado

em

Encontro ocorre neste domingo (9), na Biblioteca Pública do Acre, no Centro de Rio Branco. Propostas devem ser apresentadas em Brasília.

Encontro ocorre neste domingo (9) para debater medidas contra a criminalidade no Acre — Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica Acre

Por Aline Nascimento, G1 AC

O governador do Acre, Gladson Cameli, se reuniu a portas fechadas com a cúpula de Segurança Pública do estado, representantes do Ministério Público (MP-AC), órgãos federais, prefeituras municipais, secretarias, Exército Brasileiro, Ministério da Justiça e Assembleia Legislativa (Aleac) para debater estratégias contra a crescente violência no Acre.

_______________

A onda de violência voltou a assustar a população acreana no início de 2020. Esquartejamentos, execuções, chacina e duas fugas no maior presídio do Acre. Esse foi o cenário dos primeiros dias do ano no estado. A motivação, na maioria dos homicídios, é a guerra de facções por domínio de território.

_______________

No mês de janeiro, o estado registrou 47 mortes violentas. Já em fevereiro, até este domingo (9), seis pessoas foram mortas de forma violenta nas cidades do Acre. Além disso, uma ossada humana foi encontrada pela Polícia Civil na cidade de Senador Guiomard, no interior.

“Estou pedindo a atenção da sociedade de um modo geral para que possamos juntos vencer esse mal, para a gente vencer uma situação que atormenta as famílias. Não vou expressar e externar para sociedade uma imagem que não existe. Estou tomando as providências, estou procurando ajuda e peço ajuda da imprensa, parlamentares, Judiciário, Executivo e o que não dá é para ficar nessa conversa”, complementou Cameli.

A reunião ocorre neste domingo (9) na Filmoteca Acreana, anexo a Biblioteca Pública do Acre, no Centro de Rio Branco.

Encontro

No encontro, do projeto intitulado Acre pela Vida, vão ser ouvidos representantes de todos os órgãos com soluções para reduzir a violência no estado. Na segunda-feira (10), o governo viaja para Brasília, logo após dar início ao ano levito no estado acreano, com as propostas para o gabinete de situação montado, exclusivamente, na capital federal para tratar a violência no Acre.

“O Acre não pode e nem deve chegar ao ponto que chegou o Rio de Janeiro. Bandido tem que ser tratado como bandido e a pessoa de bem tem o direito de ir e vir. Nossos policiais não podem ser punidos por cumprir seu dever. Não podem ter medo de agir com medo das nossas leis. Não vou esperar o Congresso Nacional acordar para mudar nossas leis, principalmente com nosso Código Penal que precisa de atualização”, frisou.

Gladson Cameli viaja na segunda-feira (10) com as medidas debatidas durante o encontro neste domingo (9) — Foto: Alexandre Lima

Cameli relembrou que a violência tem assustado constantemente as famílias e até tirado os moradores de suas casas. Ele revelou que vai organizar um projeto com as igrejas para que também ajudem a combater a violência com ações sociais.

“As famílias estão com medo mesmo, perguntam: ‘governador o que o senhor está esperando?’ Não posso criar o terror, tenho que ter o bom senso, mas tudo tem limite. As polícias vão ter toda segurança jurídica, foi o que falei para eles. Não podemos ficar calados e braços cruzados para os problemas que estão aí”, ressaltou.

O governo garantiu também que já tem mais de 260 policiais disponíveis para atuar nas ruas. Os policiais estavam cedidos para alguns órgãos do estado.

“Tudo é possível e tem que se fazer. Como podem ajudar? É me devolvendo os policiais, me dar a segurança jurídica necessária para os policiais. Disse que ia chamar, mas ainda não tinha chamado e nem tomado uma medida dura como vou tomar. É chamar todos da área da segurança, fizeram um juramento, estão recebendo e são mais de 260 nas ruas para trabalhar”, diz.

Apoio

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, também esteve presente na reunião e falou sobre o apoio que a assembleia tem dado ao governo na luta contra a violência. Ele relembrou que, nos primeiros dias de trabalho, debateu o crescimento da criminalidades no estado.

Para ele, a reunião marcada pelo governador representa um sinal de preocupação também do gestor.

“Não é fácil, é uma luta muito complicada, mas tenho certeza que o governo do estado se uniu com os poderes e o governo federal, que vai dar apoio também, porque nosso estado é de fronteira. Hoje o que aterroriza e amedronta todos nós é esse clima, é a insegurança que temos na cidade. No encontro vamos ter a oportunidade dar sugestões e ver o que demande dos parlamentares e podemos ajudar o governo a melhorar a situação”, garantiu.

Colaborou Lidson Almeida, da Rede Amazônica Acre.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Homem é preso pela PRF por dívida de pensão alimentícia na BR-364, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Mandado de prisão estava em aberto; suspeito foi detido na véspera de Natal e levado à delegacia

Foto ilustrativa: Freepik

Um homem de 36 anos, identificado como José Francisco, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na quarta-feira (24), véspera de Natal, durante uma abordagem na BR-364, em Cruzeiro do Sul. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia.

De acordo com a PRF, ao ser questionado sobre a ordem judicial, José Francisco afirmou que as parcelas da pensão estariam em dia. No entanto, diante da existência do mandado, os policiais deram voz de prisão ao homem.

Após a detenção, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, onde ficou à disposição da Justiça para as providências legais cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso em flagrante por agredir esposa com garrafa de vidro em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Vítima ficou ferida, recebeu atendimento do Samu e foi encaminhada à UPA; caso é tratado como violência doméstica

Um homem identificado como Moisés, de 36 anos, foi preso em flagrante na quinta-feira (25), no bairro do Alumínio, em Cruzeiro do Sul, acusado de agredir a própria esposa durante uma discussão. Segundo a Polícia Militar, a mulher sofreu cortes nos braços após ser atingida por uma garrafa de vidro e precisou de atendimento médico.

A guarnição foi acionada por populares, que relataram uma situação recorrente de violência doméstica em uma residência da região. Ao chegar ao local, os policiais ouviram gritos e choro da vítima pedindo socorro. Em seguida, a mulher saiu do imóvel ensanguentada, com ferimentos visíveis nos braços.

Ainda conforme a PM, Moisés confessou que agrediu a companheira após uma discussão motivada por ciúmes, utilizando garrafas de vidro. Apesar de a vítima afirmar que não desejava representar judicialmente contra o agressor, o homem recebeu voz de prisão em flagrante, diante da caracterização de violência doméstica e lesão corporal, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

A polícia informou ainda que o casal apresentava sinais de embriaguez e relatou, de forma espontânea, ser usuário de entorpecentes, além de ter feito uso recente de drogas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros à vítima no local e a conduziu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul, onde permaneceu em observação médica.

Comentários

Continue lendo

Geral

Operação Olho de Hórus: Polícia Civil cumpre mandados e apreende motocicleta em Senador Guiomard

Publicado

em

Mandados judiciais foram cumpridos em Senador Guiomard e Rio Branco durante a Operação Olho de Hórus, resultado de investigação minuciosa da Polícia Civil. Foto: cedida

Na manhã desta sexta-feira, 26, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Polícia Civil de Senador Guiomard, deflagrou a Operação Olho de Hórus, com o objetivo de reprimir a prática de crimes patrimoniais no município.

A ação contou com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Durante a operação, foram cumpridos três mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão, sendo dois no município de Senador Guiomard e um na capital, Rio Branco.

A Operação Olho de Hórus é resultado de uma investigação minuciosa conduzida pela Delegacia de Polícia de Senador Guiomard, que possibilitou a identificação do envolvimento dos suspeitos em um crime patrimonial que vinha sendo apurado pela unidade policial. Com base nas provas reunidas ao longo das diligências, o Poder Judiciário expediu os mandados cumpridos nesta sexta-feira.

Motocicleta apreendida pela Polícia Civil durante a Operação Olho de Hórus, que investiga crime patrimonial ocorrido em Senador Guiomard. Fotos: cedidas

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam uma motocicleta, que pode ter sido utilizada na prática criminosa e será submetida à perícia, contribuindo para o avanço das investigações.

Os presos foram encaminhados à delegacia e permanecem à disposição da Justiça. As investigações continuam em andamento, com o objetivo de esclarecer completamente os fatos e identificar a possível participação de outros envolvidos.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo