fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Governador do AC faz reunião para debater violência: ‘tenho que ter o bom senso, mas tudo tem limite’

Publicado

em

Encontro ocorre neste domingo (9), na Biblioteca Pública do Acre, no Centro de Rio Branco. Propostas devem ser apresentadas em Brasília.

Encontro ocorre neste domingo (9) para debater medidas contra a criminalidade no Acre — Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica Acre

Por Aline Nascimento, G1 AC

O governador do Acre, Gladson Cameli, se reuniu a portas fechadas com a cúpula de Segurança Pública do estado, representantes do Ministério Público (MP-AC), órgãos federais, prefeituras municipais, secretarias, Exército Brasileiro, Ministério da Justiça e Assembleia Legislativa (Aleac) para debater estratégias contra a crescente violência no Acre.

_______________

A onda de violência voltou a assustar a população acreana no início de 2020. Esquartejamentos, execuções, chacina e duas fugas no maior presídio do Acre. Esse foi o cenário dos primeiros dias do ano no estado. A motivação, na maioria dos homicídios, é a guerra de facções por domínio de território.

_______________

No mês de janeiro, o estado registrou 47 mortes violentas. Já em fevereiro, até este domingo (9), seis pessoas foram mortas de forma violenta nas cidades do Acre. Além disso, uma ossada humana foi encontrada pela Polícia Civil na cidade de Senador Guiomard, no interior.

“Estou pedindo a atenção da sociedade de um modo geral para que possamos juntos vencer esse mal, para a gente vencer uma situação que atormenta as famílias. Não vou expressar e externar para sociedade uma imagem que não existe. Estou tomando as providências, estou procurando ajuda e peço ajuda da imprensa, parlamentares, Judiciário, Executivo e o que não dá é para ficar nessa conversa”, complementou Cameli.

A reunião ocorre neste domingo (9) na Filmoteca Acreana, anexo a Biblioteca Pública do Acre, no Centro de Rio Branco.

Encontro

No encontro, do projeto intitulado Acre pela Vida, vão ser ouvidos representantes de todos os órgãos com soluções para reduzir a violência no estado. Na segunda-feira (10), o governo viaja para Brasília, logo após dar início ao ano levito no estado acreano, com as propostas para o gabinete de situação montado, exclusivamente, na capital federal para tratar a violência no Acre.

“O Acre não pode e nem deve chegar ao ponto que chegou o Rio de Janeiro. Bandido tem que ser tratado como bandido e a pessoa de bem tem o direito de ir e vir. Nossos policiais não podem ser punidos por cumprir seu dever. Não podem ter medo de agir com medo das nossas leis. Não vou esperar o Congresso Nacional acordar para mudar nossas leis, principalmente com nosso Código Penal que precisa de atualização”, frisou.

Gladson Cameli viaja na segunda-feira (10) com as medidas debatidas durante o encontro neste domingo (9) — Foto: Alexandre Lima

Cameli relembrou que a violência tem assustado constantemente as famílias e até tirado os moradores de suas casas. Ele revelou que vai organizar um projeto com as igrejas para que também ajudem a combater a violência com ações sociais.

“As famílias estão com medo mesmo, perguntam: ‘governador o que o senhor está esperando?’ Não posso criar o terror, tenho que ter o bom senso, mas tudo tem limite. As polícias vão ter toda segurança jurídica, foi o que falei para eles. Não podemos ficar calados e braços cruzados para os problemas que estão aí”, ressaltou.

O governo garantiu também que já tem mais de 260 policiais disponíveis para atuar nas ruas. Os policiais estavam cedidos para alguns órgãos do estado.

“Tudo é possível e tem que se fazer. Como podem ajudar? É me devolvendo os policiais, me dar a segurança jurídica necessária para os policiais. Disse que ia chamar, mas ainda não tinha chamado e nem tomado uma medida dura como vou tomar. É chamar todos da área da segurança, fizeram um juramento, estão recebendo e são mais de 260 nas ruas para trabalhar”, diz.

Apoio

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, também esteve presente na reunião e falou sobre o apoio que a assembleia tem dado ao governo na luta contra a violência. Ele relembrou que, nos primeiros dias de trabalho, debateu o crescimento da criminalidades no estado.

Para ele, a reunião marcada pelo governador representa um sinal de preocupação também do gestor.

“Não é fácil, é uma luta muito complicada, mas tenho certeza que o governo do estado se uniu com os poderes e o governo federal, que vai dar apoio também, porque nosso estado é de fronteira. Hoje o que aterroriza e amedronta todos nós é esse clima, é a insegurança que temos na cidade. No encontro vamos ter a oportunidade dar sugestões e ver o que demande dos parlamentares e podemos ajudar o governo a melhorar a situação”, garantiu.

Colaborou Lidson Almeida, da Rede Amazônica Acre.

Comentários

Continue lendo

Geral

14 novos servidores efetivos do ISE Acre são nomeados pelo governo

Publicado

em

O governo do estado nomeou na edição desta sexta-feira, 14 novos servidores efetivos do Instituto Socioeducativo (ISE), aprovados em concurso públicos.

Os cargos são de agentes, psicólogos, assistentes sociais, técnico administrativo e motoristas. Os nomeados terão 30 dias para apresentação dos documentos pertinentes ao cargo e a efetiva assinatura do Termo de Posse.

Veja abaixo a lista dos nomeados e os respectivos cargos:

AGENTE SOCIOEDUCATIVO – FEMININO: Maria Das Dores Almeida Do Sacramento Alves e Mayra Sales Da Silva;

AGENTE SOCIOEDUCATIVO – MASCULINO: Wellyson Silva Damasceno, José Rafael De Souza Consalter, Antonio Jose Bezerra De Oliveira e Gustavo Maia Diniz;

ASSISTENTE SOCIAL: Gerlane Ramos Alecrim e Charrid Ester D’avila Ganum Albuquerque (Pcd).

PSICÓLOGO: Ana Caroline Rodrigues Da Silva e Sabrynne Mendonça De Souza.;

TÉCNICO ADMINISTRATIVO E OPERACIONAL – AUXILIAR ADMINISTRATIVO: Dyeyme Ferreira Moraes Da Costa Nunes e Elza Tais Viana De Araujo;

TÉCNICO ADMINISTRATIVO E OPERACIONAL – MOTORISTA: Danilo Geronimo De Freitas e Janeldo Damasceno De Lima (Pcd)

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso pela PRF transportando mais de 80 quilos de drogas

Publicado

em

Por

O homem de 33 anos de idade recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de de Polícia Civil em Rio Branco, com o veículo e o entorpecente.

Os PRFs ordenaram parada, mas o condutor empreendeu fuga em alta velocidade. Em seguida, o fugitivo abriu a porta do carro e tentou correr pela mata densa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem transportando drogas em um veículo na capital acreana, na madrugada desta sexta-feira, 3. A ação aconteceu após o motorista desobedecer a ordem de parada, abandonar o automóvel e tentar fugir a pé.

Por volta das 4h30min, policiais rodoviários federais realizavam serviço de ronda, momento em que visualizaram um veículo com os faróis queimados, sem para-choque dianteiro e placa. Os PRFs ordenaram parada, mas o condutor empreendeu fuga em alta velocidade. Em seguida, o fugitivo abriu a porta do carro e tentou correr pela mata densa, sendo então acompanhado e detido pelos policiais.

Ao retornar, a equipe policial sentiu forte odor no carro e apreendeu na carroceria vários tabletes de substância análoga a skunk. Após pesagem, constatou-se que havia 80,6 kg de drogas.

O homem de 33 anos de idade recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de de Polícia Civil em Rio Branco, com o veículo e o entorpecente.

Entre janeiro e os primeiros dias de maio, a PRF apreendeu no Acre 461,65 Kg de drogas, incluindo cocaína, crack, maconha e skunk. Para realizar denúncias anônimas sobre tráfico de entorpecentes, ligue 191.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia prepara forte esquema de segurança para concurso unificado no Acre

Publicado

em

Preparativos intensos estão em andamento no Acre para o aguardado Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”, marcado para este domingo (5). Mais de 17 mil candidatos devem enfrentar as provas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Para assegurar a tranquilidade do evento, um contingente de mais de 120 policiais militares estará mobilizado nas ruas.

Além da presença da Polícia Militar, a Força Nacional também marcará presença no estado, garantindo a segurança tanto dos candidatos quanto dos profissionais envolvidos na aplicação das provas.

Segundo a diretora operacional da Polícia Militar do Acre (PMAC), coronel Marta Renata Alves, um convênio foi estabelecido entre a instituição e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para coordenar as ações no dia do exame. O policiamento preventivo começará às 4h, uma vez que os portões serão abertos às 5h30 no estado. “A Polícia Militar ficou com a missão tanto de policiamento no entorno dos locais de prova como em rotas de escolta. No entanto, a Força Nacional e o Grupo Especial em Fronteiras (Gefron), cuja participação é uma novidade, estão nos auxiliando na escolta das provas que saem de Rio Branco para Cruzeiro do Sul”, destacou a coronel.

O cronograma do exame prevê o início das provas às 7h, com duração de 2h30 no período da manhã. Para a segunda etapa, no turno vespertino, os portões serão abertos às 11h, com fechamento ao meio-dia. O início das provas está marcado para as 12h30, com duração estendida para 3h30.

Os candidatos são orientados a chegarem aos locais de prova com uma hora de antecedência, portando o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento de identidade e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Rio Branco é o município com o maior número de inscritos, contabilizando 15.084 candidatos dos 17.756 no total inscritos no Acre. A expectativa é de um dia de provas tranquilo e produtivo para todos os envolvidos.

Comentários

Continue lendo