fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Gonzaga e secretários de Estado debatem com o Peru integração comercial através do Megaporto das Américas

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, secretários do governo do Acre e representantes do setor comercial receberam na Aleac na segunda-feira (9) a visita de representantes do governo peruano responsáveis pelo Megaporto das Américas, localizado na cidade de Arequipa, no Peru. O encontro serviu para tratar dos benefícios que o porto trará à economia acreana com a facilitação da logística para exportações do estado para países andinos e asiáticos.

O encontro foi proposto pela Agência de Desenvolvimento Regional de Arequipa. Os representantes peruanos destacaram o potencial produtivo do Acre nos setores agropecuários e garantiram que o porto facilitará o comércio bilateral com países de outros continentes.

Segundo a agência peruana, o Porto das Américas tem uma capacidade de 100 milhões de toneladas por ano e seria uma oportunidade para o Brasil e demais países da América do Sul que consolidam cargas superiores a estes volumes destinados à Ásia no porto norte-americano de Long Beach, poupando fretes, distâncias e unidades de transporte de mercadorias, podendo consolidar a IIRSA-SUR ao unir os oceanos Pacífico e Atlântico, para os quais o sul do Peru tem uma posição privilegiada e estratégica devido à sua proximidade com o Brasil, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile.

O presidente da Aleac destacou a importância de reuniões com o governo do Peru como uma oportunidade de desenvolvimento do Acre. Gonzaga afirmou ainda que os países vizinhos reconhecem o potencial de produção agrícola do Acre.

“A reunião foi muito importante, pois governos como o da China, que esteve aqui na semana passada, e agora o peruano, reconhecem o potencial do Acre e nossa posição estratégica na rota comercial tanto para o Porto de Chancay como esse novo Porto de Corio. Hoje não é somente nós que estamos indo lá, eles também estão nos procurando com propostas importantes e viáveis que vamos abraçar. Quero parabenizar o governador Gladson Cameli que também abraçou essa ideia. É importante quando os poderes, instituições e setores da indústria se unem pelo interesse comum”, disse Gonzaga.

O secretário técnico da Agência de Desenvolvimento Regional de Arequipa, Mário Martínez, destacou o potencial acreano e disse que a reunião serviu para alinhar com o Acre estratégias comerciais para desenvolvimento das duas regiões.

“Vinhemos conhecer as oportunidades que o Acre e restante do Brasil oferecem e apresentamos os benefícios que o Porto das Américas trará ao governo e empresários brasileiros facilitando as exportações do país. Estamos trabalhando em parceria como Brasil para ligar as regiões do Acre e Peru para unir nossos países. O Brasil é um importante produtor para o mundo e atualmente sai com as cargas pelo sul da América para ir à Ásia e agora pode ser feito de forma direta pelo porto em Arequipa, facilitando a logística e diminuindo custos”, disse Mário.

O secretário de Planejamento do Estado do Acre, Ricardo Brandão, destacou que o governo de Arequipa identificou no Acre um importante aliado comercial e essa parceria trará desenvolvimento ao povo acreano.

“O governo de Arequipa identificou o potencial do Acre por estar posicionado em um local estratégico e temos que aproveitar esse momento para avançar em um projeto econômico que vai beneficiar o povo acreano. Esse porto com o Porto de Chancay deve representar uma virada de chave para o desenvolvimento da nossa região”, disse Brandão.

O secretário Assurbanípal Mesquita disse que a proposta apresentada pela agência peruana estimula o trabalho de fortalecimento da Rota Quadrante Rondon que pela logística apresentada se interligaria por um sistema ferroviário de cargas já existente, podendo ser complementado a partir de Puerto Maldonado até Assis Brasil.

“Graças ao esforço do governador Gladson Cameli cada vez o Acre tem se colocado como um importante elo entre o Brasil e o Pacífico. O Peru fortalece a sua costa marítima com a construção de portos que buscam conexão com a Ásia, deixando o Acre forte neste cenário. Temos feito as agendas necessárias para se beneficiar desse momento político e econômico”, acrescentou Mesquita.

Participaram do evento o presidente da Aleac, Luiz Gonzaga, secretário da Agência de Arequipa, Mário Martinez, secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assur Mesquita, superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Acre, Paulo Trindade, diretor de assuntos aduaneiros da AZPE, Marcos Morais, e o coordenador do Grupo de Trabalho Acre-Ucayali, Francimar Fernandes, e demais autoridades peruanas e acreanas.

Comentários

Continue lendo

Flash

Homem de 27 anos é morto a tiros em Assis Brasil; Polícia suspeita de acerto de contas

Publicado

em

João Antônio Oliveira de Lima, de 27 anos, foi assassinado na noite deste domingo, 13, no Bairro Bela Vista, em Assis Brasil, município localizado a 330 km de Rio Branco, capital do Acre. O crime ocorreu por volta das 21h, quando moradores relataram ter ouvido disparos e, ao verificar, encontraram o corpo de João caído na rua.

Equipes de socorro e da polícia foram acionadas, mas ao chegarem ao local, constataram que a vítima já estava sem vida. João foi alvejado nas costas, em um crime que, segundo os primeiros relatos, apresenta características de execução.

O Instituto Médico Legal de Brasiléia foi chamado para realizar a perícia e o transporte do corpo até Rio Branco, onde passará por exames forenses.

A polícia trabalha com a hipótese de acerto de contas, mas as investigações seguem em andamento para identificar os responsáveis pelo homicídio e apurar a motivação exata do crime. Mais informações poderão ser divulgadas conforme o caso avança.

Comentários

Continue lendo

Flash

Colisão entre motocicletas mata mulher em Sena Madureira; vítima havia saído do trabalho

Publicado

em

Um grave acidente de trânsito, ocorrido na madrugada deste domingo, 13, tirou a vida de Rosângela Oliveira, funcionária de uma tradicional hamburgueria de Sena Madureira, no interior do Acre.

De acordo com informações preliminares, Rosângela estava retornando para casa em uma motocicleta quando, no cruzamento das ruas Augusto Vasconcelos e Cunha Vasconcelos, foi atingida por outra moto. A colisão foi violenta e ela morreu no local devido aos ferimentos.

Os dois ocupantes da outra motocicleta também ficaram feridos, receberam atendimento médico e foram levados para a delegacia para prestarem esclarecimentos. As circunstâncias que levaram ao acidente estão sendo investigadas pelas autoridades locais.

Rosângela era conhecida na comunidade e estava voltando do trabalho no momento da tragédia.

Comentários

Continue lendo

Flash

Sebrae selecionou 50 negócios inovadores para programa de aceleração Acre for Startups

Publicado

em

Selecionados participarão de capacitações e mentorias focadas no desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado

Nesta quinta-feira (10), o Sebrae no Acre realizou a abertura do programa Acre For Startup com a apresentação dos 50 negócios e iniciativas de grande potencial selecionados para participar do programa intensivo de pré-aceleração.  Os selecionados participarão de capacitações e mentorias focadas no desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado.

De acordo com o gestor de Inovação do Sebrae no Acre, Jorge Freitas, 176 empresas se inscreveram para participar do programa, número maior que as expectativas, e de seis cidades do estado. Essa é a primeira fase do processo com previsão de duração de dois meses. “Os 20 melhores modelos de negócios serão classificados para a segunda etapa, onde serão acelerados e receberão uma Bolsa Sócio Empreendedor no valor de R$ 6.500 mensais, cada, durante seis meses”, afirmou.

Com essa iniciativa, o Sebrae busca promover a competitividade e o amadurecimento de negócios inovadores e tecnológicos, bem como dar o suporte para esses empreendedores possam tirar as ideias de negócios do papel e começar a fazer uma prática de mercado.

Uma das empresas selecionadas foi o Chamaí App, um aplicativo multisserviços que visa facilitar o processo de contratação entre o prestador de serviço e quem deseja contratá-lo. “Minhas expectativas são as melhores. O Acre For Startup será um grande portal que vai oportunizar conhecimentos essenciais para estruturar o negócio, de forma segura para que eu possa evoluir de forma escalonada”, afirmou a CEO da empresa, Tais Oliveira.

O diretor municipal de Tecnologia da Prefeitura de Rio Branco, Manoel de Jesus Lima Ferreira, participou do evento é destacou a importância do programa para apresentar ideias e soluções que vão contribuir com a comunidade. “É muito gratificante saber que as ideias que estão vindo daí, elas serão aproveitadas pela cidade”, frisou.

Os projetos selecionados apresentam soluções para os segmentos da saúde, agricultura, alimentação, educação e impacto social. A lista com as statups selecionadas estão disponíveis no site https://bit.ly/m/acreforstartups2024

Comentários

Continue lendo