Conecte-se conosco

Flash

Gladson Cameli é condecorado com título de Personalidade do Ano nas relações bilaterais Brasil-China

Publicado

em

O governador Gladson Cameli foi condecorado com a tradicional medalha sino-brasileira Cruz do Mérito da Soberana Ordem da Fraterna, acompanhado do título de Personalidade do Ano nas Relações Bilaterais Brasil-China.

A cerimônia, promovida pelo promovida pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ocorreu nesta segunda-feira, 10, na capital paulista.

Governador também foi condecorado com a Cruz do Mérito da Soberana Ordem da Fraterna Foto: Diego Gurgel/Secom

Em seu discurso, o governador Gladson Cameli agradeceu o convite e disse estar honrado em celebrar a aproximação entre o estado do Acre e a China, enfatizando que o Acre é o estado do Brasil mais próximo da China pela rodovia Interoceânica.

“Dizem que as diferenças nos enriquecem. E eu não tenho dúvidas disso. Certamente a cultura chinesa tem muito a contribuir e acrescentar ao Brasil e, sobretudo, ao Acre. Partilhamos características semelhantes como a felicidade, o trabalho e o orgulho por histórias. No Acre, além do povo acolhedor, todos os nossos parceiros encontrarão um leque de oportunidades, já que o Acre é a porta de entrada para a toda a região andina com potencial de consumo acima da média nacional”, exemplificou o governador.

Gladson recebeu as homenagens acompanhado da primeira-dama do estado, a advogada Ana Paula Cameli Foto: Diego Gurgel/Secom

Cameli convidou os gestores do Instituto Brasil-China a conhecerem o Acre para que possam, em breve, iniciar um novo momento de cooperação e prosperidade.

Gladson recebeu as homenagens acompanhado da primeira-dama do estado, a advogada Ana Paula Cameli. O governador enfatizou ainda que o Acre está geograficamente posicionado para o Pacífico. “Além de todas as oportunidades e incentivos que o Estado poderá fornecer às empresas, como governador gostaria muito que a China pudesse investir em nosso estado. Nós precisamos gerar emprego e renda para a nossa gente. Sou um admirador do povo chinês, que se assemelha ao povo acreano, que é um povo lutador. Por isso, venham investir em nosso estado”.

Em seu discurso, o governador Gladson Cameli agradeceu o convite e disse estar honrado em celebrar a aproximação entre o Estado do Acre e a China Foto: Diego Gurgel/Secom

O evento contou com a participação do presidente da OAB/AC, Erick Venâncio Lima do Nascimento; do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues; dos advogados que assumirão a diretoria da CRBC/OAB-AC; do deputado federal Evair Vieira de Melo, presidente da FrenComex e do Comitê de Crise Covid-19 do Congresso Nacional; do deputado federal Alan Rick, da secretária de Estado de Comunicação do Acre, Silvânia Pinheiro, entre outras autoridades.

O que é o Instituto Sociocultural Brasil-China

O instituto é dedicado a promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, da China e de outros países que falam português. Fundado em 2018 com sede na Avenida Paulista em São Paulo. Atua, ainda, na realização de palestras, workshops, intercâmbios, atividades e eventos culturais buscando sempre preservar e divulgar a cultura chinesa, em suas várias formas de expressão. Valoriza sua história e a contribuição do imigrante chinês e seus descentes no Brasil e nos países de língua portuguesa e vice-versa.

Primeira-dama do Acre, Ana Paula Cameli também foi condecorada com o título de Guardiã da Fraterna Integração Brasil-China  Foto: Diego Gurgel/Secom

O Ibrachina desenvolve parcerias com universidades, institutos, entidade e associações brasileiras, chinesas e de países lusófonos. No setor público, integra a Frente Parlamentar Brasil China e a Frente Parlamentar Brics, ambas criadas pelo Congresso Nacional em 2019. Em São Paulo faz parte da Frente Parlamentar de Cooperação Política e Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão.

Secretária de Comunicação do Estado do Acre, Silvânia Pinheiro, também recebeu o título de Guardiã da Fraterna Integração Brasil-China Foto: Diego Gurgel/Secom.

A primeira-dama do Acre, Ana Paula Cameli também foi condecorada com o título de Guardiã da Fraterna Integração Brasil-China e recebeu no lugar do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior,  o título de Personalidade do Ano nas Relações Bilaterais Brasil-China, concedido a ele pelo compromisso da instituição da Frente Parlamentar de Cooperação Brasil-China, na Aleac.

“Agradeço imensamente pelo reconhecimento que nos foi concedido e transmito aqui a mensagem do deputado Nicolau Júnior, que colocou a Assembleia Legislativa do Estado do Acre à disposição para ajudar no que for necessário para que haja mais desenvolvimento e crescimento do nosso estado, a partir dessa importante relação bilateral”, destacou a primeira-dama.

A secretária de Comunicação do Estado do Acre, Silvânia Pinheiro, também recebeu o título de Guardiã da Fraterna Integração Brasil-China. O secretário da Casa Civil Ribamar Trindade, e o secretário de Saúde Alysson Bestene, participaram do ato por meio de videoconferência.

O que eles disseram

“A ordem jurídica é decisiva, por isso a Ordem dos Advogados do Brasil se propõe a desenvolver uma ordem direta com objetivo macro de promover a paz e o desenvolvimento, dentro de mundo globalizado. Por meio de práticas aos padrões globais no combate à corrupção e diplomática. Assim, de modo que o Brasil continental, por meio do aprendizado com a cultura milenar chinesa, possa avançar por meio da educação. Por fim, que a história registre, a partir de então, um verdadeiro marco nas relações entre o Brasil e a China, protagonizado por esta brilhante iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil. Por meio da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China”.

Sóstenes Carneiro Marchezine, é vice-presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China (CNRBC) e Conselheiro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil


“Agradecemos a presença de todos nesta noite especial é e um grande prazer receber a comitiva do Acre por meio do governador Gladson Cameli e da primeira-dama Ana Paula Cameli. Podemos ter uma parceria com o crescimento da indústria brasileira e a tecnologia chinesa. A união de esforços faz a diferença para que haja mudanças na legislação e novos termos de cooperação entre Brasil e China. Poderemos agora continuar olhando para a frente. Hoje o mundo é globalizado de modo que assim, poderemos ajudar a balança comercial do Brasil. Queremos deixar o recado de que o Acre poderá contar conosco.”

Tomas Law é presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China
(Ibrachina) e coordenador da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China (CNRBC), e conselheiro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil


“O Brasil tem muitos produtos preciosos, dentre eles podemos citar a carne, que podemos dizer que é a melhor do mundo. Por isso, precisamos aumentar os investimentos chineses nos produtos da floresta. E essa floresta é a melhor marca do mundo. Precisamos trabalhar de forma legal, buscando o selo verde. Se assim o fizermos, não precisaremos mais desmatar nenhuma árvore. Nós temos ainda outro potencial que é a madeira. Com investimentos chineses poderemos fazer com que esses produtos sejam vendidos com preço ainda melhor. Com certeza com a proximidade com o Pacífico teremos um ganho na importação e na exportação”.

Alessandro Callil é coordenador da Coordenação Nacional das
Relações Brasil-China (CNRBC/CFOAB)


“Temos muitos produtos de origem florestal, por isso é necessário quebrar preconceitos e paradigmas com relação à China pelo bem do desenvolvimento do Brasil. Por isso, a China hoje é o principal parceiro comercial do Brasil. Precisamos dar as mãos para a busca dos melhores interesses públicos em benefício da nossa gente do nosso Estado.”

Alan Rick Miranda, Deputado Federal do Acre


“Esse evento marca o inicio de um relacionamento que será intermediado pela OAB e pelo Ibrachina. É o que esperamos e que, por meio das nossas instituições, possamos levar investimentos, investidores e pessoas interessadas para que possamos realizar grandes negócios com o mercado chinês. O presidente do Ibrachina, Tomas Law, a partir de hoje torna-se um grande incentivador entre os negócios do Brasil e China e de forma muito especial em nosso Estado”

Erick Venâncio é presidente da Ordem dos Advogados do Acre (OAB/AC)

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Cortes no orçamento das universidades federais ameaçam funcionamento da UFAC em 2026; redução será de quase R$ 400 milhões

Publicado

em

Por Dell Pinheiro

As universidades federais brasileiras enfrentarão um novo cenário de restrição financeira em 2026, com a redução de quase R$ 400 milhões no orçamento discricionário aprovada pelo Congresso Nacional. Entre as instituições impactadas está a Universidade Federal do Acre (UFAC), que já lida com limitações orçamentárias e vê agravadas as dificuldades para manter atividades essenciais.

O orçamento discricionário é responsável por custear despesas básicas do funcionamento universitário, como pagamento de água, energia elétrica, segurança patrimonial, limpeza, manutenção de prédios e apoio a atividades acadêmicas. Com o corte, a UFAC poderá ter comprometida a rotina dos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, afetando diretamente o ensino, a pesquisa e as ações de extensão desenvolvidas junto à comunidade acreana.

Uma das áreas mais sensíveis é a assistência estudantil. Programas de auxílio permanência, moradia, alimentação e transporte, fundamentais para estudantes em situação de vulnerabilidade social, correm risco de sofrer redução. Na UFAC, esses auxílios são considerados estratégicos para garantir o acesso e a permanência de alunos do interior do estado, de comunidades indígenas, ribeirinhas e de baixa renda.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) manifestou preocupação com o cenário e alertou que o orçamento previsto para 2026 será inferior ao de 2025. Segundo a entidade, a queda ocorre em um contexto de inflação acumulada e de reajustes contratuais, o que reduz ainda mais a capacidade das universidades de manter seus compromissos financeiros.

Para a UFAC, os cortes representam um desafio adicional em um Estado onde a universidade federal desempenha papel central na formação de profissionais, na produção científica e no desenvolvimento regional. Gestores e a comunidade acadêmica alertam que a manutenção do ensino público, gratuito e de qualidade depende de um financiamento compatível com as demandas reais das instituições.

Comentários

Continue lendo

Flash

VÍDEO: Segundo envolvido no assassinato de Moisés Alencastro é preso pela DHPP em Rio Branco

Publicado

em

Nataniel Oliveira teve prisão preventiva decretada pela Justiça; outro suspeito já havia sido preso e confessado o crime

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu, no fim da tarde desta quinta-feira (25), Nataniel Oliveira de Lima, apontado como o segundo envolvido no assassinato do colunista Moisés Alencastro, ocorrido no último domingo (22), em Rio Branco.

A prisão aconteceu em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado, durante uma ação de investigadores da especializada. Contra Nataniel havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Estadual das Garantias, após representação feita pelo delegado Alcino Ferreira Júnior. No mesmo endereço, a polícia também cumpriu um mandado de busca e apreensão.

Ainda na madrugada desta quinta-feira, a DHPP já havia prendido Antônio de Souza Morães, de 22 anos, que confessou a autoria do crime. No entanto, os detalhes sobre a dinâmica e a motivação do homicídio não foram divulgados oficialmente.

Moisés Alencastro, que era servidor do Ministério Público do Acre e atuava como colunista, foi morto dentro do próprio apartamento, localizado no bairro Morada do Sol. O caso causou grande repercussão no meio jornalístico e institucional do estado.

Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação aponta para um crime de natureza passional. As investigações continuam para esclarecer completamente as circunstâncias do assassinato e a participação de cada envolvido.

Comentários

Continue lendo

Flash

PAA: Nova portaria libera R$ 4 milhões para compra direta de alimentos de produtores acreanos

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

O Governo Federal destinou até R$ 4 milhões para o Acre executar a modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), voltada à compra de produtos da agricultura familiar para doação a povos indígenas em situação de insegurança alimentar. A medida foi oficializada por portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 23, e terá vigência inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

Pela regra, o Estado deverá priorizar a compra direta de alimentos produzidos pelos próprios povos indígenas. Caso a oferta não seja suficiente, a aquisição poderá ocorrer junto a outras comunidades tradicionais e, em último caso, a agricultores familiares em geral. Os alimentos, in natura ou industrializados, deverão respeitar os hábitos alimentares locais e serão distribuídos diretamente nas aldeias ou em equipamentos públicos instalados nos territórios indígenas.

O pagamento aos fornecedores será feito diretamente pelo Governo Federal, por meio do MDS, garantindo mais segurança ao produtor e evitando atrasos. Para ter acesso aos recursos, o Acre precisa confirmar o interesse no programa em até 30 dias após a publicação da portaria, aceitando as metas no sistema do PAA. Caso o prazo não seja cumprido, o recurso poderá ser remanejado para outros estados.

O Estado terá até 90 dias para cadastrar a proposta no sistema e iniciar as operações, após aprovação do plano operacional e emissão dos cartões dos beneficiários fornecedores.

Comentários

Continue lendo