Flash
Gladson Cameli é condecorado com título de Personalidade do Ano nas relações bilaterais Brasil-China
O governador Gladson Cameli foi condecorado com a tradicional medalha sino-brasileira Cruz do Mérito da Soberana Ordem da Fraterna, acompanhado do título de Personalidade do Ano nas Relações Bilaterais Brasil-China.
A cerimônia, promovida pelo promovida pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ocorreu nesta segunda-feira, 10, na capital paulista.

Governador também foi condecorado com a Cruz do Mérito da Soberana Ordem da Fraterna Foto: Diego Gurgel/Secom
Em seu discurso, o governador Gladson Cameli agradeceu o convite e disse estar honrado em celebrar a aproximação entre o estado do Acre e a China, enfatizando que o Acre é o estado do Brasil mais próximo da China pela rodovia Interoceânica.
“Dizem que as diferenças nos enriquecem. E eu não tenho dúvidas disso. Certamente a cultura chinesa tem muito a contribuir e acrescentar ao Brasil e, sobretudo, ao Acre. Partilhamos características semelhantes como a felicidade, o trabalho e o orgulho por histórias. No Acre, além do povo acolhedor, todos os nossos parceiros encontrarão um leque de oportunidades, já que o Acre é a porta de entrada para a toda a região andina com potencial de consumo acima da média nacional”, exemplificou o governador.

Gladson recebeu as homenagens acompanhado da primeira-dama do estado, a advogada Ana Paula Cameli Foto: Diego Gurgel/Secom
Cameli convidou os gestores do Instituto Brasil-China a conhecerem o Acre para que possam, em breve, iniciar um novo momento de cooperação e prosperidade.
Gladson recebeu as homenagens acompanhado da primeira-dama do estado, a advogada Ana Paula Cameli. O governador enfatizou ainda que o Acre está geograficamente posicionado para o Pacífico. “Além de todas as oportunidades e incentivos que o Estado poderá fornecer às empresas, como governador gostaria muito que a China pudesse investir em nosso estado. Nós precisamos gerar emprego e renda para a nossa gente. Sou um admirador do povo chinês, que se assemelha ao povo acreano, que é um povo lutador. Por isso, venham investir em nosso estado”.

O evento contou com a participação do presidente da OAB/AC, Erick Venâncio Lima do Nascimento; do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues; dos advogados que assumirão a diretoria da CRBC/OAB-AC; do deputado federal Evair Vieira de Melo, presidente da FrenComex e do Comitê de Crise Covid-19 do Congresso Nacional; do deputado federal Alan Rick, da secretária de Estado de Comunicação do Acre, Silvânia Pinheiro, entre outras autoridades.
O que é o Instituto Sociocultural Brasil-China
O instituto é dedicado a promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, da China e de outros países que falam português. Fundado em 2018 com sede na Avenida Paulista em São Paulo. Atua, ainda, na realização de palestras, workshops, intercâmbios, atividades e eventos culturais buscando sempre preservar e divulgar a cultura chinesa, em suas várias formas de expressão. Valoriza sua história e a contribuição do imigrante chinês e seus descentes no Brasil e nos países de língua portuguesa e vice-versa.

O Ibrachina desenvolve parcerias com universidades, institutos, entidade e associações brasileiras, chinesas e de países lusófonos. No setor público, integra a Frente Parlamentar Brasil China e a Frente Parlamentar Brics, ambas criadas pelo Congresso Nacional em 2019. Em São Paulo faz parte da Frente Parlamentar de Cooperação Política e Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão.

A primeira-dama do Acre, Ana Paula Cameli também foi condecorada com o título de Guardiã da Fraterna Integração Brasil-China e recebeu no lugar do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior, o título de Personalidade do Ano nas Relações Bilaterais Brasil-China, concedido a ele pelo compromisso da instituição da Frente Parlamentar de Cooperação Brasil-China, na Aleac.
“Agradeço imensamente pelo reconhecimento que nos foi concedido e transmito aqui a mensagem do deputado Nicolau Júnior, que colocou a Assembleia Legislativa do Estado do Acre à disposição para ajudar no que for necessário para que haja mais desenvolvimento e crescimento do nosso estado, a partir dessa importante relação bilateral”, destacou a primeira-dama.
A secretária de Comunicação do Estado do Acre, Silvânia Pinheiro, também recebeu o título de Guardiã da Fraterna Integração Brasil-China. O secretário da Casa Civil Ribamar Trindade, e o secretário de Saúde Alysson Bestene, participaram do ato por meio de videoconferência.
O que eles disseram
“A ordem jurídica é decisiva, por isso a Ordem dos Advogados do Brasil se propõe a desenvolver uma ordem direta com objetivo macro de promover a paz e o desenvolvimento, dentro de mundo globalizado. Por meio de práticas aos padrões globais no combate à corrupção e diplomática. Assim, de modo que o Brasil continental, por meio do aprendizado com a cultura milenar chinesa, possa avançar por meio da educação. Por fim, que a história registre, a partir de então, um verdadeiro marco nas relações entre o Brasil e a China, protagonizado por esta brilhante iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil. Por meio da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China”.
Sóstenes Carneiro Marchezine, é vice-presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China (CNRBC) e Conselheiro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
“Agradecemos a presença de todos nesta noite especial é e um grande prazer receber a comitiva do Acre por meio do governador Gladson Cameli e da primeira-dama Ana Paula Cameli. Podemos ter uma parceria com o crescimento da indústria brasileira e a tecnologia chinesa. A união de esforços faz a diferença para que haja mudanças na legislação e novos termos de cooperação entre Brasil e China. Poderemos agora continuar olhando para a frente. Hoje o mundo é globalizado de modo que assim, poderemos ajudar a balança comercial do Brasil. Queremos deixar o recado de que o Acre poderá contar conosco.”
Tomas Law é presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China
(Ibrachina) e coordenador da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China (CNRBC), e conselheiro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
“O Brasil tem muitos produtos preciosos, dentre eles podemos citar a carne, que podemos dizer que é a melhor do mundo. Por isso, precisamos aumentar os investimentos chineses nos produtos da floresta. E essa floresta é a melhor marca do mundo. Precisamos trabalhar de forma legal, buscando o selo verde. Se assim o fizermos, não precisaremos mais desmatar nenhuma árvore. Nós temos ainda outro potencial que é a madeira. Com investimentos chineses poderemos fazer com que esses produtos sejam vendidos com preço ainda melhor. Com certeza com a proximidade com o Pacífico teremos um ganho na importação e na exportação”.
Alessandro Callil é coordenador da Coordenação Nacional das
Relações Brasil-China (CNRBC/CFOAB)
“Temos muitos produtos de origem florestal, por isso é necessário quebrar preconceitos e paradigmas com relação à China pelo bem do desenvolvimento do Brasil. Por isso, a China hoje é o principal parceiro comercial do Brasil. Precisamos dar as mãos para a busca dos melhores interesses públicos em benefício da nossa gente do nosso Estado.”
Alan Rick Miranda, Deputado Federal do Acre
“Esse evento marca o inicio de um relacionamento que será intermediado pela OAB e pelo Ibrachina. É o que esperamos e que, por meio das nossas instituições, possamos levar investimentos, investidores e pessoas interessadas para que possamos realizar grandes negócios com o mercado chinês. O presidente do Ibrachina, Tomas Law, a partir de hoje torna-se um grande incentivador entre os negócios do Brasil e China e de forma muito especial em nosso Estado”
Erick Venâncio é presidente da Ordem dos Advogados do Acre (OAB/AC)
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.





Você precisa fazer login para comentar.