Conecte-se conosco

Flash

Gladson Cameli é condecorado com título de Personalidade do Ano nas relações bilaterais Brasil-China

Publicado

em

O governador Gladson Cameli foi condecorado com a tradicional medalha sino-brasileira Cruz do Mérito da Soberana Ordem da Fraterna, acompanhado do título de Personalidade do Ano nas Relações Bilaterais Brasil-China.

A cerimônia, promovida pelo promovida pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ocorreu nesta segunda-feira, 10, na capital paulista.

Governador também foi condecorado com a Cruz do Mérito da Soberana Ordem da Fraterna Foto: Diego Gurgel/Secom

Em seu discurso, o governador Gladson Cameli agradeceu o convite e disse estar honrado em celebrar a aproximação entre o estado do Acre e a China, enfatizando que o Acre é o estado do Brasil mais próximo da China pela rodovia Interoceânica.

“Dizem que as diferenças nos enriquecem. E eu não tenho dúvidas disso. Certamente a cultura chinesa tem muito a contribuir e acrescentar ao Brasil e, sobretudo, ao Acre. Partilhamos características semelhantes como a felicidade, o trabalho e o orgulho por histórias. No Acre, além do povo acolhedor, todos os nossos parceiros encontrarão um leque de oportunidades, já que o Acre é a porta de entrada para a toda a região andina com potencial de consumo acima da média nacional”, exemplificou o governador.

Gladson recebeu as homenagens acompanhado da primeira-dama do estado, a advogada Ana Paula Cameli Foto: Diego Gurgel/Secom

Cameli convidou os gestores do Instituto Brasil-China a conhecerem o Acre para que possam, em breve, iniciar um novo momento de cooperação e prosperidade.

Gladson recebeu as homenagens acompanhado da primeira-dama do estado, a advogada Ana Paula Cameli. O governador enfatizou ainda que o Acre está geograficamente posicionado para o Pacífico. “Além de todas as oportunidades e incentivos que o Estado poderá fornecer às empresas, como governador gostaria muito que a China pudesse investir em nosso estado. Nós precisamos gerar emprego e renda para a nossa gente. Sou um admirador do povo chinês, que se assemelha ao povo acreano, que é um povo lutador. Por isso, venham investir em nosso estado”.

Em seu discurso, o governador Gladson Cameli agradeceu o convite e disse estar honrado em celebrar a aproximação entre o Estado do Acre e a China Foto: Diego Gurgel/Secom

O evento contou com a participação do presidente da OAB/AC, Erick Venâncio Lima do Nascimento; do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues; dos advogados que assumirão a diretoria da CRBC/OAB-AC; do deputado federal Evair Vieira de Melo, presidente da FrenComex e do Comitê de Crise Covid-19 do Congresso Nacional; do deputado federal Alan Rick, da secretária de Estado de Comunicação do Acre, Silvânia Pinheiro, entre outras autoridades.

O que é o Instituto Sociocultural Brasil-China

O instituto é dedicado a promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, da China e de outros países que falam português. Fundado em 2018 com sede na Avenida Paulista em São Paulo. Atua, ainda, na realização de palestras, workshops, intercâmbios, atividades e eventos culturais buscando sempre preservar e divulgar a cultura chinesa, em suas várias formas de expressão. Valoriza sua história e a contribuição do imigrante chinês e seus descentes no Brasil e nos países de língua portuguesa e vice-versa.

Primeira-dama do Acre, Ana Paula Cameli também foi condecorada com o título de Guardiã da Fraterna Integração Brasil-China  Foto: Diego Gurgel/Secom

O Ibrachina desenvolve parcerias com universidades, institutos, entidade e associações brasileiras, chinesas e de países lusófonos. No setor público, integra a Frente Parlamentar Brasil China e a Frente Parlamentar Brics, ambas criadas pelo Congresso Nacional em 2019. Em São Paulo faz parte da Frente Parlamentar de Cooperação Política e Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão.

Secretária de Comunicação do Estado do Acre, Silvânia Pinheiro, também recebeu o título de Guardiã da Fraterna Integração Brasil-China Foto: Diego Gurgel/Secom.

A primeira-dama do Acre, Ana Paula Cameli também foi condecorada com o título de Guardiã da Fraterna Integração Brasil-China e recebeu no lugar do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior,  o título de Personalidade do Ano nas Relações Bilaterais Brasil-China, concedido a ele pelo compromisso da instituição da Frente Parlamentar de Cooperação Brasil-China, na Aleac.

“Agradeço imensamente pelo reconhecimento que nos foi concedido e transmito aqui a mensagem do deputado Nicolau Júnior, que colocou a Assembleia Legislativa do Estado do Acre à disposição para ajudar no que for necessário para que haja mais desenvolvimento e crescimento do nosso estado, a partir dessa importante relação bilateral”, destacou a primeira-dama.

A secretária de Comunicação do Estado do Acre, Silvânia Pinheiro, também recebeu o título de Guardiã da Fraterna Integração Brasil-China. O secretário da Casa Civil Ribamar Trindade, e o secretário de Saúde Alysson Bestene, participaram do ato por meio de videoconferência.

O que eles disseram

“A ordem jurídica é decisiva, por isso a Ordem dos Advogados do Brasil se propõe a desenvolver uma ordem direta com objetivo macro de promover a paz e o desenvolvimento, dentro de mundo globalizado. Por meio de práticas aos padrões globais no combate à corrupção e diplomática. Assim, de modo que o Brasil continental, por meio do aprendizado com a cultura milenar chinesa, possa avançar por meio da educação. Por fim, que a história registre, a partir de então, um verdadeiro marco nas relações entre o Brasil e a China, protagonizado por esta brilhante iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil. Por meio da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China”.

Sóstenes Carneiro Marchezine, é vice-presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China (CNRBC) e Conselheiro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil


“Agradecemos a presença de todos nesta noite especial é e um grande prazer receber a comitiva do Acre por meio do governador Gladson Cameli e da primeira-dama Ana Paula Cameli. Podemos ter uma parceria com o crescimento da indústria brasileira e a tecnologia chinesa. A união de esforços faz a diferença para que haja mudanças na legislação e novos termos de cooperação entre Brasil e China. Poderemos agora continuar olhando para a frente. Hoje o mundo é globalizado de modo que assim, poderemos ajudar a balança comercial do Brasil. Queremos deixar o recado de que o Acre poderá contar conosco.”

Tomas Law é presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China
(Ibrachina) e coordenador da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China (CNRBC), e conselheiro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil


“O Brasil tem muitos produtos preciosos, dentre eles podemos citar a carne, que podemos dizer que é a melhor do mundo. Por isso, precisamos aumentar os investimentos chineses nos produtos da floresta. E essa floresta é a melhor marca do mundo. Precisamos trabalhar de forma legal, buscando o selo verde. Se assim o fizermos, não precisaremos mais desmatar nenhuma árvore. Nós temos ainda outro potencial que é a madeira. Com investimentos chineses poderemos fazer com que esses produtos sejam vendidos com preço ainda melhor. Com certeza com a proximidade com o Pacífico teremos um ganho na importação e na exportação”.

Alessandro Callil é coordenador da Coordenação Nacional das
Relações Brasil-China (CNRBC/CFOAB)


“Temos muitos produtos de origem florestal, por isso é necessário quebrar preconceitos e paradigmas com relação à China pelo bem do desenvolvimento do Brasil. Por isso, a China hoje é o principal parceiro comercial do Brasil. Precisamos dar as mãos para a busca dos melhores interesses públicos em benefício da nossa gente do nosso Estado.”

Alan Rick Miranda, Deputado Federal do Acre


“Esse evento marca o inicio de um relacionamento que será intermediado pela OAB e pelo Ibrachina. É o que esperamos e que, por meio das nossas instituições, possamos levar investimentos, investidores e pessoas interessadas para que possamos realizar grandes negócios com o mercado chinês. O presidente do Ibrachina, Tomas Law, a partir de hoje torna-se um grande incentivador entre os negócios do Brasil e China e de forma muito especial em nosso Estado”

Erick Venâncio é presidente da Ordem dos Advogados do Acre (OAB/AC)

Comentários

Flash

FPM: 3ª parcela de janeiro cai segunda na conta sem perdas para prefeituras do Acre

Publicado

em

Os municípios acreanos recebem na próxima segunda-feira, 30 de janeiro, o terceiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). São R$33.525.667,31 em valores brutos que serão divididos entre as 22 prefeituras.

O valor a ser partilhado será de R$ 4,6 bilhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Os critérios de transferência dos recursos desse decêndio levam em consideração a liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que manteve os coeficientes do Fundo com base na Decisão Normativa do Tribunal de Contas da União (TCU) 196/2021.

A decisão do magistrado revoga outra Decisão Normativa do mesmo Tribunal, a DN 201/2022. Com isso, o TCU oficializou a suspensão para manter, para o exercício deste ano, os mesmos coeficientes utilizados na distribuição do FPM, os mesmos coeficientes de distribuição do Fundo utilizados no exercício de 2022, ou seja, definidos pela Decisão Normativa-TCU 196/2021.

Comentários

Continue lendo

Flash

Aneel mantém bandeira verde em fevereiro, sem taxa adicional na conta de luz

Publicado

em

(Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Folahpress)

Com a decisão, que reflete as boas condições de geração de energia, as contas de luz continuarão sem cobrança adicional

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta sexta-feira (27) que manterá a bandeira verde acionada em fevereiro para todos os consumidores conectados ao setor elétrico nacional. Com a decisão, que reflete as boas condições de geração de energia, as contas de luz continuarão sem cobrança adicional.

A bandeira verde está em vigor para todos os consumidores desde 16 de abril. Em nota, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, afirmou que a manutenção reflete projeções realizadas no ano passado, que apresentavam boas expectativas para os próximos meses. “As bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente.”

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no país aos consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente, por meio da “conta Bandeiras”.

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está ligado principalmente ao volume dos reservatórios.

“Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, que possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos cuja energia é mais cara, como é o caso das usinas termelétricas”, explicou a agência reguladora em nota.

Comentários

Continue lendo

Flash

Parceria com o Judiciário: 200 famílias são beneficiadas com Cestas Básicas e 30 grávidas recebem kit bebê em Brasiléia

Publicado

em

Foto de: Wesley Cardoso

A Prefeitura de Brasiléia, em parceria com o Poder Judiciário, através da Central das Penas Alternativas (CEPAL), realizou nesta sexta-feira, 27, entrega de 200 cestas básicas e kits bebês, destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social, e grávidas que são acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde do município.

A Prefeita Fernanda Hassem participou da atividade, que aconteceu na quadra do bairro Ferreira Silva e contou com a presença do Presidente da câmara de Brasiléia, Marquinhos Tibúrcio, vereador Elenilson Cruz, secretários e equipe municipal, além dos contemplados pela ação.

Grávida de seis meses do segundo filho, a dona-de-casa Eliane da Silva, moradora do bairro Francisco José Peixoto, foi uma das contempladas com o kit bebê. “Estou muito grata por receber o kit para o meu bebê, que vai nascer daqui há dois meses, eu ainda não tinha quase nada, mas hoje ganhei roupinhas, manta, banheira, fralda, foi de grande ajuda para mim”, comemorou Eliane.

O Presidente da Câmara de Brasiléia, Marquinhos Tibúrcio prestigiou a atividade e parabenizou a parceria com o Judiciário. “Parcerias como essa são fundamentais para o desenvolvimento do município. Hoje foram beneficiadas muitas pessoas através da união de dois poderes tão importantes, que é o Executivo e o Judiciário”, disse o presidente.

A Prefeita Fernanda Hassem comemorou a parceria. “Queremos agradecer ao Poder Judiciário, através da CEPAL, que disponibiliza convênios importantes para que possamos beneficiar as famílias e grávidas, com nossa contrapartida, pudemos contemplar mais 100 famílias com cestas de alimentos. No final do ano passado nossa equipe beneficiou, diretamente, 500 famílias com as cestas básicas. As grávidas que realizam regularmente o seu pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde também receberam uma importante ajuda, que foi o kit bebê. São ações que nos deixam com o coração grato e motivados a trabalhar muito mais pela nossa população”, afirmou a Prefeita.

Comentários

Continue lendo

Em alta