Acre
Gladson Cameli apoia criação de novos municípios

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária.
Em discurso, senador Gladson Cameli (PP-AC).
Foto: Waldemir Barreto /Agência Senado
O senador Gladson Cameli (PP-AC) votou favorável ao projeto complementar 199/2015 que regula a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O projeto que foi aprovado, neste mês, no plenário do Senado, representa a redução das desigualdades regionais, maior presença do poder público na vida das pessoas e também geração de emprego para a população. A proposta segue para a Câmara dos Deputados e se, aprovado será encaminhado à sanção presidencial.
Para Cameli, a grande dimensão dos municípios na região Norte prejudica a população, pois dificulta o acesso a serviços básicos como a saúde e educação. “Cada região tem a sua realidade, no Norte a realidade é diferente da do Sul ou Sudeste. No Acre, por exemplo, tem muitos distritos que estão localizados a centenas de quilômetros da sede dos municípios, dificultando a oferta de qualquer serviço público”, explicou o senador.
O senador informou que vai buscar apoio na bancada federal acreana, para que este projeto também seja aprovado na Câmara. “Não podemos parar no tempo. A população migra e cresce de maneira dinâmica, desta forma, devemos adequar, constantemente, a distribuição e a criação do espaço geográfico do país”, ressaltou Cameli.
Critérios
O ponto de partida para a criação de novos municípios, de acordo com o texto, será a apresentação de requerimento à assembleia legislativa estadual, apoiado por 20% do eleitorado da área alvo de emancipação ou desmembramento ou 3% dos eleitores de cada um dos municípios com pretensões de fusão ou incorporação. Também terão de ser feitos estudos de viabilidade municipal.
A criação de novos municípios também depende do alcance de um contingente populacional mínimo. Assim, depois de fundido ou dividido, sua população deverá ser igual ou superior a 6 mil habitantes nas Regiões Norte e Centro-Oeste; 12 mil na Região Nordeste; e 20 mil nas Regiões Sul e Sudeste.
A área urbana também não poderá estar em reservas indígenas, área de preservação ambiental ou terreno pertencente à União. Outro critério a ser observado é a existência de um número mínimo de imóveis, que precisa ser superior à média dos municípios que correspondam aos 10% de menor população no estado.
Assessoria com Agência Senado
Comentários
Acre
Assis Brasil escreve novo capítulo na educação ao iniciar aulas primeiro no campo
Na manhã desta quarta-feira(25), o prefeito Jerry Correia, acompanhado da secretária municipal de Educação, Vanderleia Teixeira, esteve na Escola São Sebastião para marcar um momento histórico para o município: pela primeira vez, o ano letivo começa primeiro na zona rural antes da zona urbana.
Um marco que simboliza prioridade, compromisso e respeito com as comunidades do campo.
A unidade, que havia sido fechada por falta de alunos, agora foi totalmente revitalizada e reaberta para atender estudantes do Km 13, da região Sol a Sol, às margens do Rio Acre.
Hoje, a realidade é outra:
✅ Escola reformada e estruturada
✅ Banheiros femininos e masculinos novos
✅ Espaço adequado para refeitório com mesas e cadeiras
✅ Salas organizadas e equipadas
✅ Cozinha estruturada com fogão e utensílios guardados com segurança
✅ Merenda escolar garantida
✅ Professores concursados
✅ Acesso pelo ramal, garantindo a chegada dos alunos
Mais do que uma reforma física, a escola representa a reconstrução da esperança para as famílias da região.
A atual gestão encontrou as escolas rurais em situação precária. Desde então, o trabalho tem sido intenso para mudar essa realidade.
🔹 16 escolas iniciaram o ano letivo na zona rural
🔹 5 escolas já foram construídas
🔹 1 está em fase de conclusão
🔹 Recursos assegurados para a construção de mais 17 escolas por meio de convênio com o Governo do Estado
O avanço é concreto e visível. Embora ainda existam unidades que precisam alcançar o novo padrão, o trabalho segue de forma gradual, com planejamento e apoio da comunidade.
Começar o ano letivo pela zona rural não é apenas uma decisão administrativa é um posicionamento claro de prioridade.
A gestão municipal reafirma que investir na educação é investir no futuro, garantindo dignidade, estrutura e oportunidades para as crianças de Assis Brasil, tanto da cidade quanto do campo.
Comentários
Acre
Inmet emite alerta de chuvas intensas com ventos de até 100 km/h
Aviso meteorológico é válido até a noite de 26 de fevereiro e prevê volumes elevados de precipitação

Comentários
Acre
Governo do Acre homologa resultado final de seletivo para professores indígenas
Edital confirma classificação por município e etnia e autoriza convocação dos aprovados







Você precisa fazer login para comentar.