Acre
Gestão municipal de Capixaba busca, na economia, estratégias para superar crise financeira
Desenvolvendo uma estratégia administrativa com foco direto no corte de gastros desnecessários, a prefeitura de Capixaba, município localizado a 83 km da capital acreana vem conseguindo superar o momento de crise enfrentado pelo país e buscando, na criatividade e no trabalho contínuo, ferramentas que auxiliem o desenvolvimento do pacato município.
Redução de gastos, direcionamento de recursos e administração financeira específica são algumas das preocupações da equipe de gestão do prefeito, Otávio Guimarães Vareda, que vem trabalhando no intuito de coseguir, da melhor maneira possível superar esse momento de dificuldade principal nos processos destinados à captação de recursos para a manutenção e desenvolvimento de setores necessários para um bom funcionamento da cidade como educação, saúde, segurança pública , produção rural e a infraestrutura das ruas e ramais.
Dando continuidade a série de matérias que estão sendo desenvolvidas nos municípios acreanos, nossa equipe de reportagem visitou, na manhã da última sexta-feira, 24, a prefeitura de Capixaba com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe gestora do município como também os investimentos, as metas e as dificuldades enfrentadas pela cidade que possui pouco mais de 8 mil habitantes.
Gestão municipal
O prefeito, Otávio Guimarães, detalhou o trabalho que esta sendo realizado tanto para resolver os problemas deixados por gestões anteriores como também para atender as demandas relacionadas a diversos setores do município.
“Quando assumimos esse município existia uma dívida de mais de 5 milhões de reais e o início do nosso trabalho foi totalmente destinado a solucionar esses problemas e encontrar alternativas para pagarmos as dívidas das gestões anteriores. A nossa primeira escolha foi fazer gestão e foi preciso cortar na carne e reduzir significativamente os gastos para conseguimos começar a organização da nossa cidade”, declarou o prefeito.
Otávio Guimarães pontuou os cortes que foram necessários serem feitos para conseguir uma estabilidade financeira nos cofres da prefeitura de Capixaba, o que atualmente está ajudando o município a superar os desafios impostos pela crise que assola o país e vem refletindo negativamente em todos Estados e municípios brasileiros.
“Quando a nossa gestão sumiu já existia uma estratégia montada com foco na economia e na redução de gastos. Eu mesmo cortei vários recursos próprios, deixei o carro de lado e peguei uma bicicleta para economizar com o combustível, dispensei todas as diárias tanto pessoais como também as da minha equipe. Outro ponto é que nenhum membro da nossa equipe viaja a trabalho sendo financiado pela própria prefeitura o que reduziu bastante os nossos gastos”, explicou.
Diante da estratégia que objetivava diretamente criar um saldo positivo na conta do município o prefeito afirmou que foi necessário o trabalho que objetivou manter a prefeitura adimplente.
“Graças ao nosso trabalho coletivo onde o empenho da nossa equipe de gestão foi de fundamental importância conseguimos pagar as folhas de pagamento atrasadas, regatar a credibilidade com os nossos fornecedores e hoje Capixaba tem credibilidade”, afirmou.
Educação
A gestão municipal de Capixaba entende que a educação é uma ferramenta fundamental e necessária para o desenvolvimento de qualquer comunidade e diante disso a prefeitura realiza um trabalho sólido, direcionado tanto para a educação no perímetro urbano da cidade, como também na zona rural.
“Uma educação de qualidade para as nossas crianças é um das metas da nossa gestão. Quando assumimos não existia o PDE em nenhuma das nossas escolas e atualmente todas as escolas estão aptas à captação dos recursos destinados pelo Ministério da Educação e pelos órgãos federais”, detalhou.
Saúde pública
A saúde pública é um grande problema encontrado em vários municípios acreanos e em Capixaba a equipe gestora apresenta um trabalho voltado para a atenção básica e uma boa qualidade neste serviço vem sendo um dos desafios do prefeito Otávio Guimarães.
“Hoje, o município de capixaba conta com um bom estoque de medicamentos e atualmente existem quatro médicos atendendo nas unidades de saúde. Contamos ainda com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, ginecologistas e psicólogos e todos os meses dezenas de pessoas são atendidas por esses profissionais”, relatou.
Infraestrutura das ruas e ramais
O prefeito, Otávio Guimarães, afirmou que Capixaba, com o passar do tempo, está se tornando uma referência para o Estado no trabalho desenvolvido na manutenção na reestruturação das ruas e ramais.
“Em relação à infraestrutura dos nossos ramais o nosso município está sendo visto como uma referência no trabalho desenvolvido nos ramais. Somente na nossa gestão já conseguimos construir mais de 156 km de ramais e a parceria do governador, Tião Viana, é de fundamental importância para a realização desse trabalho. O nosso município conta com o apoio de uma patrulha mecânica que foi oriunda de uma emenda parlamentar do senador, Jorge Viana”, declarou.
Otávio Guimarães acrescentou que além do trabalho destinado à manutenção dos ramais também existe um trabalho voltado para a infraestrutura do perímetro urbano do município. “Estamos trabalhando não somente nos ramais e grande parte das nossas ruas foram contempladas pelo programa Ruas do Povo e quem trafegar pelas nossas ruas vai perceber a diferença”, afirmou.
Apoio do governo do Estado
Ao término da entrevista o prefeito detalhou a importância do apoio do governo do Estado no trabalho que vem sendo desenvolvido pela sua gestão em prol do desenvolvimento do município.
“O governador, Tião Viana, é um grande amigo do nosso município e sempre buscou, da melhor maneira possível, ajudar o trabalho realizado pela nossa gestão. Outro ponto que precisa ser ressaltado é a parceria do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, que mesmo não tendo nenhuma obrigação com o nosso município sempre nos ajudou quando solicitado”, finalizou.
Fonte: O Rio Branco
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.