Cotidiano
Fungo raro e agressivo ‘mutila’ pacientes de covid na Índia

Segundo médicos indianos, casos de mucormicose estão se tornando mais numerosos no país, especialmente em mais jovens – Foto: Getty Images / BBC News Brasil
BBC News Brasil
Na manhã de sábado, Akshay Nair, um cirurgião de olhos de Mumbai, na Índia, estava esperando para operar uma mulher de 25 anos que havia se recuperado de covid-19 três semanas antes.
Dentro da sala de cirurgia, a paciente diabética já estava sendo submetida a outro procedimento, por um otorrinolaringologista.
Ele havia inserido uma cânula em seu nariz e estava removendo tecidos infectados com mucormicose, uma infecção fúngica rara, mas perigosa. Essa doença agressiva afeta o nariz, os olhos e, às vezes, o cérebro.
Depois que seu colega terminasse, Nair realizaria uma cirurgia de três horas para remover o olho do paciente.
“Vou remover o olho para salvar a vida dela”, explica ele à BBC.
Mesmo com uma segunda onda mortal de covid-19 arrasando a Índia, os médicos agora estão relatando uma série de casos envolvendo uma infecção rara – também chamada de “fungo negro” – entre pacientes com covid-19 em recuperação e recuperados.
O que é mucormicose?
A mucormicose é uma infecção muito rara, causada pela exposição a um tipo de mofo comumente encontrado no solo, plantas, esterco e frutas e vegetais em decomposição.
“É onipresente e encontrado no solo e no ar e até mesmo no nariz e no muco de pessoas saudáveis”, explica Nair.
A doença afeta os seios da face, o cérebro e os pulmões e pode ser fatal em diabéticos ou em indivíduos gravemente imunodeprimidos, como pacientes com câncer ou pessoas com HIV/AIDS.
O médico diz acreditar que a mucormicose, que tem uma taxa de mortalidade geral de 50%, pode ser desencadeada pelo uso de esteroides, um tratamento que salva vidas para pacientes graves com covid-19 e criticamente doentes.
Os esteroides reduzem a inflamação nos pulmões e parecem ajudar a interromper alguns dos danos que podem ocorrer quando o sistema imunológico do corpo entra em atividade para combater o novo coronavírus.
Mas acabam por reduzir a imunidade e aumentam os níveis de açúcar no sangue em pacientes diabéticos e não diabéticos com covid-19.
Acredita-se que essa queda na imunidade possa estar desencadeando esses casos de mucormicose.

Esteroides são medicamentos essenciais para salvar vidas de pacientes com covid -Foto: Getty Images / BBC News Brasil
“O diabetes diminui as defesas imunológicas do corpo, o coronavírus o agrava e, em seguida, os esteroides que ajudam a combater a covid-19 agem como se estivéssemos jogando gasolina no fogo”, explica Nair.
O cirurgião ocular – que trabalha em três hospitais em Mumbai, uma das cidades mais afetadas pela segunda onda – diz que já atendeu cerca de 40 pacientes com infecção fúngica em abril. Muitos deles eram diabéticos que se recuperaram da covid-19 em casa. Onze deles tiveram um olho removido cirurgicamente.
Entre dezembro e fevereiro, seis de seus colegas em cinco cidades – Mumbai, Bangalore, Hyderabad, Delhi e Pune – relataram 58 casos da infecção. A maioria dos pacientes a contraiu entre 12 a 15 dias após a recuperação da covid-19.
O movimentado Hospital Sion de Mumbai relatou 24 casos dessa infecção fúngica nos últimos dois meses, ante seis casos por ano, de acordo com Renuka Bradoo, chefe do departamento de otorrinolaringologia do hospital.
Onze deles perderam um olho e seis morreram.
Grande parte dos pacientes era diabética de meia-idade que foi infectada pelo fungo duas semanas após se recuperar da covid-19.
“Já estamos vendo de dois a três casos por semana aqui. É um pesadelo dentro de uma pandemia”, diz ela à BBC.
Na cidade de Bengaluru, ao sul, Raghuraj Hegde, cirurgiã oftalmologista, conta uma história parecida.
Ela viu 19 casos de mucormicose nas últimas duas semanas, a maioria deles pacientes jovens. “Alguns estavam tão doentes que não podíamos nem mesmo operá-los.”
Os médicos dizem que estão surpresos com a gravidade e a frequência dessa infecção fúngica durante a segunda onda, em comparação com apenas alguns casos durante a primeira onda no ano passado.
Nair diz que só atendeu 10 casos dessa doença em Mumbai nos últimos dois anos. “Este ano é algo diferente”, diz.
Em Bengaluru, Hegde nunca tinha visto mais de um ou dois casos por ano em mais de uma década como médica.
Os pacientes que sofrem dessa infecção fúngica geralmente apresentam sintomas de nariz entupido e sangramento; inchaço e dor nos olhos; pálpebras caídas; visão turva e, finalmente, perda de visão. Pode haver manchas pretas de pele ao redor do nariz.
Os médicos dizem que a maioria de seus pacientes busca tratamento médico tarde demais, quando já está perdendo a visão. Como resultado, eles precisam remover cirurgicamente o olho para impedir que a infecção alcance o cérebro.
Em alguns casos, contam, os pacientes perderam a visão em ambos os olhos.
E, em casos raros, os médicos precisam remover cirurgicamente o osso da mandíbula para impedir que a doença se espalhe.
Uma injeção intravenosa antifúngica que custa 3,5 mil rúpias (R$ 250) a dose e tem que ser administrada todos os dias por até oito semanas é o único medicamento eficaz contra a doença.
Uma forma de impedir a possibilidade de infecção fúngica é garantir que os pacientes com covid-19 – tanto no tratamento quanto após a recuperação – recebam a dose e a duração corretas de esteroides, diz Rahul Baxi, diabetologista de Mumbai.
Ele conta que tratou cerca de 800 pacientes diabéticos com covid-19 no ano passado, e nenhum deles contraiu a infecção fúngica.
“Os médicos devem cuidar dos níveis de açúcar após a alta dos pacientes”, diz Baxi à BBC.
Segundo um funcionário do alto escalão do governo indiano, “não há grande surto” de mucormicose no país.
No entanto, é difícil dizer por que mais casos dessa infecção estão sendo notificados na Índia.
“A cepa do vírus parece ser virulenta, elevando o açúcar no sangue a níveis muito altos. E, estranhamente, a infecção fúngica está afetando muitos jovens”, diz Hegde.
Seu paciente mais novo no mês passado era um homem de 27 anos, que nem era diabético.
“Tivemos que operá-lo durante sua segunda semana de covid-19 e remover seu olho. É muito devastador.”
Comentários
Cotidiano
PSG passou pelo Asto Villa nas quartas da Champions League • Reprodução/psg
Time francês agora aguarda vencedor de Real Madrid x Arsenal

PSG passou pelo Asto Villa nas quartas da Champions League • Reprodução/psg
O Paris Saint-Germain é semifinalista da Champions League! Na tarde desta terça-feira (15), o PSG foi derrotado por 3 a 2 pelo Aston Villa, em Birmingham, na Inglaterra, mas, garantiu a classificação para a próxima fase do principal torneio de clubes do mundo.
O primeiro tempo foi de um começo impressionante do PSG, com Hakimi abrindo o placar aos 11 minutos de jogo. Aos 27, Nuno Mendes, outro lateral, também apareceu no ataque e anotou o segundo do time francês.
Quando tudo já parecia encaminhado, Youri Tielemans diminuiu o placar e a partida foi para o intervalo com 2 a 1 no placar nos franceses. Na segunda etapa, o Villa pressionou e assustou bastante os franceses: McGinn empatou aos dez minutos e Konsa virou três minutos depois.
Precisando só de mais um gol para forçar a prorrogação, o time de Unai Emery se lançou ao ataque, mas viu Donnarumma fazer grandes defesas e evitar mais um gol inglês. Enquanto isso, Dibu também se esforçou para impedir o gol de Dembélé.
Marco Asensio teve grande chance, quando recebeu lançamento de Pau Torres e saiu cara a cara com Donnarumma. Na hora de finalizar a jogada, porém, chutou em cima do arqueiro e desperdiçou a principal oportunidade do Villa de conseguir levar a partida para a prorrogação.
Classificado, agora, o PSG aguarda o vencedor do duelo entre Real Madrid x Arsenal na semifinal. No duelo de ida, o time inglês venceu os merengues por 3 a 0.
Fonte: CNN
Comentários
Cotidiano
Barcelona sofre derrota pesada para o Borussia, mas avança na Champions
Borussia Dortmund vence por 3 a 1 em casa, mas não consegue reverter no agregado; Guirassy anota hat-trick e se torna o artilheiro isolado da competição

Lamine Yamal em lance no duelo entre Borussia Dortmund x Barcelona; joia esteve apagada no confronto • Divulgação/Barcelona
O Barcelona sofreu na Alemanha nesta terça-feira (15), mas conseguiu se classificar para a semifinal da Champions League 2024-25.
A equipe espanhola foi derrotada por 3 a 1 para o Borussia Dortmund, no Signal Iduna Park, mas levou a melhor fazendo 5 a 3 no agregado, após goleada de 4 a 0 no jogo de ida.
Esta é a primeira derrota do time de Hansi Flik em 2025. De janeiro para cá, foram 24 jogos com incríveis 20 vitórias e 4 empates para Lewandowski, Raphinha e Cia.
Serhou Guirassy foi o nome do confronto, marcando os três gols do Borussia Dortmund, sendo o primeiro após cavadinha em cobrança de pênalti, e voltando a liderar a artilharia da competição. O gol do Barça foi marcado por Ramy Bensebaini contra.
Na semifinal, o Barcelona terá pela frente o vencedor de Inter de Milão x Bayern de Munique. Os italianos venceram o jogo de ida por 2 a 1.
Como foi o jogo
O primeiro tempo se resumiu em um Borussia Dortmund agressivo querendo reverter a desvantagem no placar, enquanto o Barcelona se mostrou irreconhecível e com muita dificuldade na criação de jogadas.
De tanto pressionar, os donos da casa abriram o placar aos 10 minutos com Guirassy batendo o pênalti de cavadinha. A partir daí, o Dortmund seguiu em cima, principalmente com Adeyemi e Beier, mas foi para o intervalo com apenas um gol na conta.
Já o time catalão parecia assustado com a pressão sofrida e, de perigo, só conseguiu criar duas jogadas. Fermín, impedido, arriscou um chute na entrada da área aos 26 minutos. Logo depois, Raphinha arrancou sozinho pela esquerda, aos 29, mas foi alcançado por Sule e perdeu a bola.
O Dortmund seguiu com apetite no início do segundo tempo e conseguiu abrir dois de vantagem. Szczesny salvou o Barcelona em duas jogadas logo aos 2 minutos, mas pouco pôde fazer no lance seguinte.
Aos 3 minutos, após escanteio batido, Nmecha mandou de cabeça, Guirassy, mais uma vez, escorou quase em cima da linha e marcou o segundo dos aurinegros no duelo.
E quando se achava que com 2 a 0 no placar o Dortmund faria uma pressão sem fim, o time alemão sofreu um verdadeiro balde de água fria após o Barcelona se beneficiar de um gol contra.

Guirassy corre para comemorar seu gol após batida de pênalti contra o Barcelona • Divulgação/Borussia Dortmund
Aos 8 minutos, o zagueiro aurinegro Bensebaini vacilou e chutou contra a própria baliza após cruzamento de Fermín López.
O gol sofrido diminuiu o ritmo do Dortmund, mas ainda deu tempo para Guirassy anotar seu hat-trick na partida. O artilheiro aproveitou bobeira de Araújo e chutou de canhota, aos 30 minutos, para estufar as redes de Szczesny.
O Barcelona vai para casa com uma derrota doída na bagagem, mas com a vaga garantida na próxima fase. Já o Dortmund deixa a Champions, mas sai aplaudido pelo seu torcedor, que reconheceu todo esforço da equipe.
Comentários
Cotidiano
Peças para construção de nova ETA chegam a Xapuri
As estruturas metálicas que irão compor a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Xapuri já chegaram ao município e devem ser instaladas ainda neste verão, informou o Serviço de Saneamento de Água e Saneamento (Saneacre), nesta terça-feira, 15.
Segundo a autarquia, a ETA terá capacidade para tratar até 30 litros de água por segundo e representa um marco significativo para a melhoria do abastecimento de água na cidade. O investimento ultrapassa R$ 1 milhão.
A nova estrutura tem como objetivo garantir mais segurança e regularidade no fornecimento de água para a população de Xapuri, especialmente em períodos de maior consumo.
A conquista foi viabilizada pelo Saneacre com apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que atuou na recuperação de recursos oriundos de parceria entre o Governo do Estado e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Segundo o órgão, além da construção da nova ETA, foi implantado no município cerca de dois mil metros de rede de água na Comunidade Jequiá, na zona rural, beneficiando 165 famílias, com apoio da Prefeitura de Xapuri.
Também foi realizada a substituição de tubulação no bairro Cerâmica, melhorando a pressão da água e atendendo mais de 150 famílias.
Você precisa fazer login para comentar.