Conecte-se conosco

Cotidiano

Flu aposta no fator casa; Inter se agarra a desempenho na Libertadores

Publicado

em

ogol

Não há torcedor tricolor ou colorado que não tenha acordado com aquela ansiedade natural pré-Libertadores. Fluminense e Internacional começam hoje, no Maracanã, a definir quem vai chegar na grande final, que terá o mesmo estádio como palco. O Flu aposta justamente em sua força no Maraca. O Inter no foco total na Libertadores.

Para chegar até aqui, o Fluminense deixou para trás Argentino Juniors e Olimpia nas oitavas e quartas de final. O Inter passou por River Plate e Bolivar. Quem avançar vai encarar o vencedor de Boca Juniors e Palmeiras na final.

25 jogos de invencibilidade caseira

O fator casa tem sido o diferencial para o Fluminense na temporada, e pode ser novamente nesta semifinal. Caso o Inter queira manter seu sonho vivo, terá de primeiro tentar conter as armas de Fernando Diniz no Maracanã. A sequência atual tricolor é de sete vitórias em casa, incluindo dois jogos da Libertadores e outro contra o Palmeiras, outro semifinalista na Libertadores.

Não será tarefa fácil. Apenas um clube conseguiu vencer o Fluminense em casa em 2023: o Botafogo. A partida em questão foi disputada em janeiro, pelo Carioca. Desde então, o Tricolor não perdeu um jogo sequer em casa.

Os números mostram o motivo do favoritismo do Fluminense neste primeiro encontro. Dos 28 jogos disputados, o time de Diniz venceu 21. O Inter foi batido por 2 a 0, ainda com Mano Menezes no comando, embora já com reforços importantes, como Enner Valencia.

A situação do Inter se conseguir um bom resultado no Rio muda drasticamente. Além da força da torcida no Beira-Rio, o Colorado encara um Fluminense que costuma ser bem diferente longe de seus domínios. A única vitória fora de casa nos últimos 13 jogos do Tricolor como visitante foi contra o Olimpia, com três empates e nove derrotas no período, sendo cinco delas por mais de um gol de diferença.

Inter é outro na Liberta

O último encontro entre Inter e Fluminense no Maracanã não deve servir de exemplo para a comparação entre as equipes. Muito mudou no Colorado desde então, com Eduardo Coudet e um novo sistema de jogo. Além disso, a partida foi pelo Brasileirão, e o foco do time gaúcho tem sido total na Libertadores.

O contraste é nítido. No Brasileirão, o Inter ocupa a 13ª posição, e tem de se preocupar com a aproximação com a zona de rebaixamento. O time soma mais derrotas que vitórias em 24 jogos – nove contra sete – e venceu apenas uma das últimas 12 partidas.

Na Libertadores a história é diferente. A única derrota na campanha foi contra o River Plate, na Argentina, por 2 a 1. O River era, inclusive, franco favorito à altura, mas acabou eliminado no Beira-Rio depois de derrota pelo mesmo placar, com o Inter levando a melhor nas penalidades.

Contra o Bolivar, nem a altitude pesou. O Inter de Coudet venceu lá e cá, sem deixar dúvidas dos méritos para estar entre os quatro melhores da América do Sul. Depois de desafiar a altitude, chegou a vez de desafiar a invencibilidade do Fluminense no Maracanã. A “Glória Eterna” só chega para aqueles que superam grandes desafios, e isso vale para os dois semifinalistas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Acre fortalece protagonismo ambiental e assume vice-presidência do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou nesta terça-feira, 21, de reuniões estratégicas promovidas pelo Consórcio Amazônia Legal, em Brasília, com foco no fortalecimento da agenda ambiental, no avanço do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no planejamento das ações para 2026.

Governo do Acre participou de reuniões estratégicas promovidas pelo Consórcio Amazônia Legal, em Brasília. Foto: cedida

Participaram da reunião secretários dos estados da Amazônia Legal, além de representantes da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), bem como de instituições do governo federal ligadas à agenda ambiental.

Representando o Acre, estiveram presentes o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, e o diretor de Meio Ambiente, Erisson Cameli.

Representando o Acre, estiveram presentes na reunião, o secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, e o diretor de Meio Ambiente, Erisson Cameli. Foto: cedida

Pela manhã, os gestores participaram da reunião da Câmara Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que teve como principal objetivo a consolidação e aprovação do Plano de Ação para 2026, com o objetivo de alinhar diretrizes, prioridades e estratégias conjuntas voltadas à sustentabilidade e à regularização ambiental.

Durante o encontro, foi realizada a eleição da nova composição do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, do GCF e da Câmara de Meio Ambiente. Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão, foi eleito presidente do colegiado, enquanto o secretário do Meio Ambiente do Acre, Leonardo Carvalho, assumiu a vice-presidência, reforçando o protagonismo do Acre e sua atuação estratégica nos espaços de governança ambiental interestadual.

Acre fortalece protagonismo ambiental e assume vice-presidência do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal. Foto: cedida

“Esses encontros fortalecem a cooperação entre os estados da Amazônia Legal e permitem a construção de soluções conjuntas para desafios comuns, como a regularização ambiental, a segurança jurídica e a implementação efetiva do Código Florestal. A eleição da nova composição do Fórum, com o Acre assumindo a vice-presidência, reforça o reconhecimento do trabalho que o estado vem desenvolvendo e amplia nossa responsabilidade e contribuição nos espaços de governança ambiental interestadual”, enfatizou o secretário Leonardo Carvalho.

No período da tarde, a delegação acreana participou de agendas técnicas voltadas ao alinhamento e ao fortalecimento das políticas ambientais. Entre os compromissos, esteve a reunião sobre a ADPF 743, com foco no acompanhamento do Plano de Ação dos estados relacionado ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), avaliando avanços, desafios e encaminhamentos conjuntos.

Secretários da Amazônia Legal debateram sobre o fortalecimento da agenda ambiental, no avanço do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o planejamento das ações para 2026. Foto: cedida

A programação contou ainda com reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para alinhar a participação dos estados nas ações previstas para 2026.

Encerrando a agenda, os representantes participaram de um encontro sobre o Programa de Cooperação Regional para a Prevenção e o Controle do Desmatamento e das Queimadas na Amazônia Legal, conduzido pelo Funbio, com apoio do Green Climate Fund, voltada ao fortalecimento de ações integradas de enfrentamento desmatamento e queimadas na Amazônia Legal.

The post Acre fortalece protagonismo ambiental e assume vice-presidência do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Veja o que abre e fecha no feriadão prolongado de 22 e 23 de janeiro no Acre

Publicado

em

Foto: David Medeiros

Nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), o Acre terá um feriadão prolongado devido ao Dia do Católico, transferido do dia 20 de janeiro, e ao Dia do Evangélico. Com isso, órgãos públicos estaduais e municipais decretaram ponto facultativo.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informou que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas nos dois dias. Durante o período, o atendimento ocorrerá exclusivamente em regime de plantão para demandas urgentes. A escala de magistrados e servidores plantonistas pode ser consultada no site oficial do tribunal.

A Defensoria Pública do Estado do Acre também não terá atendimento ao público, mantendo apenas os serviços essenciais em regime de plantão.

As agências bancárias e os Correios permanecerão fechados, assim como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as centrais de atendimento da Organização em Centros de Atendimento (OCA).

Por outro lado, alguns serviços funcionarão normalmente. O Via Verde Shopping abrirá em horário habitual, das 10h às 22h, e as casas lotéricas também manterão atendimento ao público durante o feriadão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Disputa acirrada marca a segunda rodada do Campeonato Acreano Série A na Arena da Floresta

Publicado

em

Rio Branco–AC e Galvez se enfrentam em duelo de líderes; Humaitá e Santa Cruz–AC buscam a primeira vitória na competição

Foto: Samuel Moura/Secom

A segunda rodada do Campeonato Acreano Série A promete fortes emoções nesta quinta-feira (22), com dois jogos programados na Arena da Floresta, em Rio Branco. As partidas devem influenciar diretamente a parte de cima da tabela e definir os primeiros encaminhamentos da competição.

O confronto mais esperado da rodada acontece às 19h (horário do Acre), entre Rio Branco–AC e Galvez. As duas equipes venceram na estreia e brigam diretamente pela liderança do estadual. O Estrelão iniciou a competição com vitória de 3 a 2 sobre o Vasco–AC e ocupa a vice-liderança, somando três pontos. Já o Imperador estreou com goleada de 4 a 1 sobre o São Francisco e lidera o campeonato, também com três pontos, levando vantagem no saldo de gols — três contra um do Alvirrubro.

Mais cedo, às 17h, a Arena da Floresta recebe o duelo entre Humaitá e Santa Cruz–AC, confronto direto entre equipes que empataram na primeira rodada e buscam a primeira vitória no estadual. O Tourão de Porto Acre vem de empate por 1 a 1 contra o Adesg e aparece na quinta colocação, com um ponto. O Santinha também somou um ponto na estreia após empate de 2 a 2 com o Independência, ocupando atualmente a terceira posição na tabela.

Comentários

Continue lendo