fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Filho de deputado e investigados por desvio de recursos de merenda continuam com bens e contas bloqueados

Publicado

em

Mesmo com a decisão da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, retirar a competência da Justiça Estadual acreana para atuar na ‘Operação Mitocôndria”, deflagrada pela Polícia Civil em 2020, os investigados permanecem com os bens bloqueados. A decisão dos ministros do STJ não inválida a decisão tomada pela Corte acreana de bloquear os bens dos citados na operação.

A decisão sobre a competência de julgamento da investigação que tramitava na 4ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco beneficia além de Cristian da Silva Sales, filho e cunhado do deputado Manoel Moraes (PSB/AC), Andrea Cristina Sena Araújo, Odimar de Araújo Teixeira, Marcus Samuel Silva Lira, Tiago Leite Silva e Manoel de Jesus Leite Silva, que faleceu recentemente vítima de covid-19.

No acórdão despachado no dia 27 de abril deste ano, os ministros entenderam que por se tratar de recursos federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cabe à Justiça Federal julgar o caso.

Noutro giro, as duas Turmas que compõem a Terceira Sessão da Corte de Justiça firmaram entendimento no sentido de que a modificação da competência não invalida automaticamente os atos instrutórios já praticados. Nesse sentido, toda apuração feita pela Polícia Civil do Acre deve ser encaminhada à Justiça Federal, que decidirá se ratifica ou não os atos investigados.

De acordo com o delegado Alcindo Junior, delegado que atuou na Operação Mitocôndrias, os bens e as contas dos investigados continuam bloqueadas até que um juiz federal analisar o processo e decidir sobre.

Operação

A Operação investigava supostos desvios de recursos públicos e fraudes em licitações relacionadas à merenda escolar. Os envolvidos foram presos pela prática dos crimes licitatórios, peculato, corrupção, falsidade ideológica, falsificação de documento público, lavagem de capitais e associação criminosa – alegando-se constrangimento ilegal.

De acordo com as investigações, pelo menos R$ 5 milhões das contas dos investigados foram bloqueadas preliminarmente pela justiça acreana que atendeu à representação da Polícia Civil. Bens móveis, imóveis e semoventes (rebanhos que constituem patrimônio) dos envolvidos também foram indisponíveis temporariamente.

Operação Mitocôndria

A Operação Mitocôndria foi desencadeada em sua primeira fase no dia 9 de abril 2020, com objetivo de investigar o desvio de recursos públicos e fraudes em licitações relacionadas à merenda escolar, em âmbito estadual.

A primeira fase resultou no cumprimento de 7 mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão.

Estimasse que a Operação realizada pela Polícia Civil, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), conseguiu cercear um desvio que poderia chegar a 22 milhões em contratos licitados.

LEIA A ÍNTEGRA DA DECISÃO DO STJ

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

PSG passou pelo Asto Villa nas quartas da Champions League • Reprodução/psg

Publicado

em

Time francês agora aguarda vencedor de Real Madrid x Arsenal

PSG passou pelo Asto Villa nas quartas da Champions League • Reprodução/psg

O Paris Saint-Germain é semifinalista da Champions League! Na tarde desta terça-feira (15), o PSG foi derrotado por 3 a 2 pelo Aston Villa, em Birmingham, na Inglaterra, mas, garantiu a classificação para a próxima fase do principal torneio de clubes do mundo.

No jogo de ida, a equipe parisiense fez valer o fator casa e venceu por 3 a 1, abrindo vantagem para a volta. O PSG poderia perder por um gol de diferença – o que aconteceu no Villa Park – e por isso a classificação ficou com os franceses em um agregado de 5 a 4.

O primeiro tempo foi de um começo impressionante do PSG, com Hakimi abrindo o placar aos 11 minutos de jogo. Aos 27, Nuno Mendes, outro lateral, também apareceu no ataque e anotou o segundo do time francês.

Quando tudo já parecia encaminhado, Youri Tielemans diminuiu o placar e a partida foi para o intervalo com 2 a 1 no placar nos franceses. Na segunda etapa, o Villa pressionou e assustou bastante os franceses: McGinn empatou aos dez minutos e Konsa virou três minutos depois.

Precisando só de mais um gol para forçar a prorrogação, o time de Unai Emery se lançou ao ataque, mas viu Donnarumma fazer grandes defesas e evitar mais um gol inglês. Enquanto isso, Dibu também se esforçou para impedir o gol de Dembélé.

Marco Asensio teve grande chance, quando recebeu lançamento de Pau Torres e saiu cara a cara com Donnarumma. Na hora de finalizar a jogada, porém, chutou em cima do arqueiro e desperdiçou a principal oportunidade do Villa de conseguir levar a partida para a prorrogação.

Classificado, agora, o PSG aguarda o vencedor do duelo entre Real Madrid x Arsenal na semifinal. No duelo de ida, o time inglês venceu os merengues por 3 a 0.

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Barcelona sofre derrota pesada para o Borussia, mas avança na Champions

Publicado

em

Borussia Dortmund vence por 3 a 1 em casa, mas não consegue reverter no agregado; Guirassy anota hat-trick e se torna o artilheiro isolado da competição

Lamine Yamal em lance no duelo entre Borussia Dortmund x Barcelona; joia esteve apagada no confronto • Divulgação/Barcelona

O Barcelona sofreu na Alemanha nesta terça-feira (15), mas conseguiu se classificar para a semifinal da Champions League 2024-25.

A equipe espanhola foi derrotada por 3 a 1 para o Borussia Dortmund, no Signal Iduna Park, mas levou a melhor fazendo 5 a 3 no agregado, após goleada de 4 a 0 no jogo de ida.

Esta é a primeira derrota do time de Hansi Flik em 2025. De janeiro para cá, foram 24 jogos com incríveis 20 vitórias e 4 empates para Lewandowski, Raphinha e Cia.

Serhou Guirassy foi o nome do confronto, marcando os três gols do Borussia Dortmund, sendo o primeiro após cavadinha em cobrança de pênalti, e voltando a liderar a artilharia da competição. O gol do Barça foi marcado por Ramy Bensebaini contra.

Na semifinal, o Barcelona terá pela frente o vencedor de Inter de Milão x Bayern de Munique. Os italianos venceram o jogo de ida por 2 a 1.

Como foi o jogo

O primeiro tempo se resumiu em um Borussia Dortmund agressivo querendo reverter a desvantagem no placar, enquanto o Barcelona se mostrou irreconhecível e com muita dificuldade na criação de jogadas.

De tanto pressionar, os donos da casa abriram o placar aos 10 minutos com Guirassy batendo o pênalti de cavadinha. A partir daí, o Dortmund seguiu em cima, principalmente com Adeyemi e Beier, mas foi para o intervalo com apenas um gol na conta.

Já o time catalão parecia assustado com a pressão sofrida e, de perigo, só conseguiu criar duas jogadas. Fermín, impedido, arriscou um chute na entrada da área aos 26 minutos. Logo depois, Raphinha arrancou sozinho pela esquerda, aos 29, mas foi alcançado por Sule e perdeu a bola.

O Dortmund seguiu com apetite no início do segundo tempo e conseguiu abrir dois de vantagem. Szczesny salvou o Barcelona em duas jogadas logo aos 2 minutos, mas pouco pôde fazer no lance seguinte.

Aos 3 minutos, após escanteio batido, Nmecha mandou de cabeça, Guirassy, mais uma vez, escorou quase em cima da linha e marcou o segundo dos aurinegros no duelo.

E quando se achava que com 2 a 0 no placar o Dortmund faria uma pressão sem fim, o time alemão sofreu um verdadeiro balde de água fria após o Barcelona se beneficiar de um gol contra.

Guirassy corre para comemorar seu gol após batida de pênalti contra o Barcelona • Divulgação/Borussia Dortmund

Aos 8 minutos, o zagueiro aurinegro Bensebaini vacilou e chutou contra a própria baliza após cruzamento de Fermín López.

O gol sofrido diminuiu o ritmo do Dortmund, mas ainda deu tempo para Guirassy anotar seu hat-trick na partida. O artilheiro aproveitou bobeira de Araújo e chutou de canhota, aos 30 minutos, para estufar as redes de Szczesny.

O Barcelona vai para casa com uma derrota doída na bagagem, mas com a vaga garantida na próxima fase. Já o Dortmund deixa a Champions, mas sai aplaudido pelo seu torcedor, que reconheceu todo esforço da equipe.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Peças para construção de nova ETA chegam a Xapuri

Publicado

em

As estruturas metálicas que irão compor a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Xapuri já chegaram ao município e devem ser instaladas ainda neste verão, informou o Serviço de Saneamento de Água e Saneamento (Saneacre), nesta terça-feira, 15.

Segundo a autarquia, a ETA terá capacidade para tratar até 30 litros de água por segundo e representa um marco significativo para a melhoria do abastecimento de água na cidade. O investimento ultrapassa R$ 1 milhão.

A nova estrutura tem como objetivo garantir mais segurança e regularidade no fornecimento de água para a população de Xapuri, especialmente em períodos de maior consumo.

A conquista foi viabilizada pelo Saneacre com apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que atuou na recuperação de recursos oriundos de parceria entre o Governo do Estado e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Segundo o órgão, além da construção da nova ETA, foi implantado no município cerca de dois mil metros de rede de água na Comunidade Jequiá, na zona rural, beneficiando 165 famílias, com apoio da Prefeitura de Xapuri.

Também foi realizada a substituição de tubulação no bairro Cerâmica, melhorando a pressão da água e atendendo mais de 150 famílias.

Comentários

Continue lendo