Cotidiano
Filha de agricultor morto no aniversário de 50 anos fala de homenagem com nome de ponte em Xapuri
Ponte que liga a Comunidade Sibéria ao 1º Distrito de Xapuri recebeu o nome de Josimar Oliveira, produtor rural que foi assassinado no dia do seu aniversário de 50 anos em 2023

Josimar Oliveira dos Santos, de 50 anos, foi morto em 2023 com uma facada, no dia do seu aniversário. Foto: Arquivo pessoal
“Considero uma homenagem justa, pois meu pai era trabalhador rural e toda vez que vinha à cidade passava horas esperando para atravessar o rio. Ele sonhava com essa ponte, tenho um sentimento de tristeza por ele não vê-la, mas muito feliz com a homenagem tão linda, o sentimento é de gratidão”.
É assim que a jovem Aline Oliveira dos Santos descreve a homenagem que o pai Josimar Oliveira recebeu no último domingo (23). A ponte que liga a Comunidade da Sibéria ao Centro de Xapuri, interior do Acre, recebeu o nome de Josimar, produtor rural assassinado no dia do aniversário em 2023.
Segundo a família, Josimar foi um dos fundadores da Comunidade Sibéria, principal beneficiada com a construção da ponte. “A ponte da Sibéria representa a concretização de um sonho de muitos anos para mim. Era o sonho do meu pai e do meu avô, que não puderam ter o privilégio de vê-lá construída”, disse emocionada.
O nome Sibéria foi dado em alusão à parte da União Soviética que ficava mais distante e isolada, a comunidade foi criada em 1970 como acampamento aos seringueiros que saíam da floresta para a cidade a negócios.

Durante mais de 30 anos, moradores da Comunidade Sibéria utilizaram uma balsa para acessar o 1º Distrito de Xapuri. Foto: captada
Na localidade mora mais de 42% da população de Xapuri, tem fazendas, um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), plantações de castanha, borracha, mandioca e milho e a Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex).
A população passou mais de 30 anos utilizando uma balsa para escoar a produção e ir até a área urbana da cidade para fazer compras, consultas, ter acesso aos bancos e outros atendimentos.
Demora no serviço
Por diversas vezes a população da Comunidade Sibéria ficou sem o serviço da balsa, seja por interdição, mau funcionamento, ação de vândalos, troca de equipamentos ou por decisão judiciais. Os problemas era velhos conhecidos de Josimar.
Marinês Santana de Oliveira, de 50 anos, esposa de Josimar, contou que a família tem uma propriedade na Sibéria e o marido plantava castanha, borracha, feijão e até arroz. A mulher lembra que Josimar sonhava com uma travessia melhor para levar a produção.
“O Dimar tinha um sonho de atravessar por cima daquela ponte. Quando ouviu falar que a ponte ia sair, dizia que gente iria sair dessa humilhação, pois a balsa era muito demorada, às vezes quebrava e a fila era grande. Era um sonho que se ele fosse vivo, estaria muito feliz”, afirmou.
Aline, uma das três filhas de Josimar, recorda que o pai tinha esperança de melhores condições de vida e locomoção para o moradores da comunidade.
“Meu pai dizia que quando a ponte saísse, as coisas iriam melhorar, que traria melhoria para quem mora do lado da Sibéria e até nos seringais. Quando soube da homenagem me emocionei muito”, destacou.

Inauguração da ponte que liga comunidade isolada em Xapuri ocorreu no domingo (23) — Foto: Pedro Devani/Secom
Relembre o caso
Josimar Oliveira dos Santos, de 50 anos, foi morto com uma facada perto do pescoço, no dia do seu aniversário, em 15 de abril de 2023, no Assentamento Tupá, zona rural de Xapuri, no interior do Acre.
À época, a Policia Civil informou que houve um desentendimento com um dos convidados e o aniversariante acabou sendo atingido.
Passados pouco mais de 10 dias do crime, Marcos Amaro da Silva foi preso pela policia por ter desferido a facada, ele foi condenado a 27 anos de prisão em regime inicial fechado.
Já os irmãos dele, Márcio Amaro da Silva e Antônio Felipe dos Santos e ainda o amigo Fabiano Silva de Lima, também foram presos por ajuda-lo a fugir do local do crime.
Os quatro suspeitos tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva. No entanto, o Ministério Público do Acre (MP-AC) pediu que fosse concedida liberdade provisória ao trio que ajudou Marcos na fuga.
Após 2 anos e 7 meses do crime, a motivação do homicídio ainda não foi esclarecida.
Para Aline, filha do produtor, a família ainda busca repostas sobre a verdadeira motivação do crime. “O homem que matou ele não diz. Temos no nosso coração que alguém mandou [matar]. Meu pai não tinha atrito com ninguém. Homem de bem, que dedicou a vida para dar o melhor para a família e teve a vida ceifada de uma forma tão cruel”, lamentou.
Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.
Comentários
Cotidiano
Fafs confirma final do Campeonato Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Quinari e Brasileia empataram o primeiro jogo em Senador Guiomard
O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal (Fafs) confirmou para sábado, 27, às 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, a decisão do Campeonato Estadual de Futsal da Série A entre Brasileia e Quinari. O primeiro jogo entre as duas equipes, em Senador Guiomard, terminou empatado por 4 a 4 e por isso quem vencer a segunda partida fica com o título e a vaga do Acre na Taça Brasil de 2026.
“Fechamos todos os detalhes para a final. A partida decide o título mais importante e fecha a temporada”, declarou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.
Sem mudanças em 2026
Segundo Rafael do Vale, existe a intenção de realizar ajustes no regulamento do Estadual para 2026.
“Permitimos muitas mudanças nas datas dos jogos e isso aumentou o prazo de realização da Série A. Tínhamos planejado fechar a competição no fim de outubro e essas alterações precisam ser reavaliadas”, explicou o dirigente.

Você precisa fazer login para comentar.