Brasil
Fifa joga tradição no lixo e uniformes da Copa terão padrão monocromático
Seleções de parceira da Fifa já apresentaram uniformes que vão contra suas tradições
Bruno Winckler – iG São Paulo
Será corriqueiro vermos em campo na Copa de 2014 aberrações como o Brasil de calção branco, a Alemanha toda de branco, a Espanha toda de vermelho. Mais do que uma ideia dos estilistas da bola, é a regra que a Fifa tem fortalecido nos últimos anos. Duas seleções não poderão ter peças da mesma cor, mesmo que sejam peças diferentes, como short e camisa, camisa e meia e por aí vai.
Comente esta notícia: A Fifa está certa em mudar os úniformes das seleções?
A entidade confirmou ao iG que vai manter a linha de conduta na escolha dos uniformes das seleções nos jogos da Copa e com isso comprometer a tradição de algumas seleções. Em contato via assessoria, a informação é que qualquer “confusão” de cores deverá ser evitada. A Fifa entende como “confusão” qualquer parte do uniforme que tenha as mesmas cores do time rival, ainda que não seja a mesma peça.

Na Copa das Confederações, Brasil e Itália jogaram com uniformes que desrespeitaram suas tradições. Foto: Wander Roberto/VIPCOMM
Um caso recente serve para ilustrar a situação. Na Copa das Confederações a Itália foi o time A no duelo contra Brasil em Salvador e por isso teve a preferência de atuar com seu uniforme principal. Porém, não só a camisa foi azul. Jogadores entraram em campo vestidos de azul dos “pés à cabeça”. E o Brasil trocou o tradicional short azul por um branco. Quem torce acha estranho, principalmente para quem se lembra das finais das Copas de 1970 e 1994, quando Brasil e Itália não alteraram nenhuma peça de seus uniformes e ainda assim não causaram “confusão”.
Todas as informações necessárias sobre os kits que as seleções usarão na Copa do Mundo serão enviadas às federações dos países participantes no final de novembro de 2013 pelo escritório da Fifa. Em seguida, as equipes serão obrigadas a enviar à FIFA todos os elementos de seus uniformes até o final deste ano. Posteriormente, os representantes das equipes serão convidados para a sede da FIFA, em Zurique, para uma reunião no final de janeiro.
Se qualquer artigo do kit oficial não estiver de acordo com os regulamentos de equipamento da Fifa, a associação responsável pela seleção será obrigada a mudá-lo de acordo e re-enviar os itens corrigidos no prazo de 30 dias da primeira decisão por escrito. Estas decisões não são passíveis de recurso.
“A Fifa fará o possível para garantir que cada equipe use seu kit oficial da equipe, pelo menos uma vez durante a fase de grupos”, diz a entidade no regulamento geral da Copa.
A Fifa quer que todas as seleções tenham um uniforme claro e um uniforme escuro. Entende que os dois uniformes devem ter um só tom em sua totalidade. Ou seja: a camisa amarela da seleção brasileira, clara, não combinaria com o calção azul escuro. Em cinco jogos da Copa das Confederações o Brasil jogou duas vezes com o short branco. Além do duelo contra a Itália, jogou também a final contra Espanha com o short branco.
Um Brasil x Itália assim, com as seleções usando seus uniformes tradicionais, como o da final da Copa de 1994, não vai se repetir em 2014 – Mike Hewitt/Getty Images
Ciente dessa situação, a Adidas, parceria da Fifa há mais de 40 anos, e responsável pelos materiais esportivos de seleções tradicionais como Argentina, Alemanha e Espanha, já apresentou uniformes monocromáticos destas seleções para a Copa do Mundo. A Alemanha trocou o tradicional short preto por um branco, assim como a Espanha, que jogará toda de vermelho. (veja as fotos). A Nike manteve os uniformes tradicionais tanto de Brasil como da França.
No regulamento da Copa o texto sobre os uniformes é o seguinte: “A FIFA irá informar as equipes as cores que deverão usar para cada jogo. Na medida do possível, cada equipe deve usar suas cores oficiais, declaradas no formulário oficial da cor da equipe. Se as duas cores das equipes e dos árbitros causarem confusão, em princípio, a equipe A na programação oficial da competição terá o direito de usar seu kit oficial da equipe e da equipe B deverá utilizar sua reserva kit equipe ou, se necessário, as duas equipes podem ter de usar uma combinação dos seus uniformes 1 e 2.”
Comentários
Brasil
Homem de 79 anos procura noiva e divulga lista de requisitos absurdos
Aristocrata abre campanha para encontrar noiva, oferecendo salário e benefícios. As exigências vão do signo até a nacionalidade
Para as pessoas que estão buscando um par romântico, umas das maneiras de se conectar com alguém é usar aplicativos de namoro. No caso deste aristocrata britânico, de 79 anos, essa foi uma das opções, mas não a última. Sir Benjamin Slade lançou uma campanha anunciando que está em busca de uma noiva e que possui certas exigências — até demais.
O homem falou sobre o assunto no programa “Millionaire Age Gap Love” do Channel 5 — rede de televisão britânica — e comentou que procura por uma noiva que seja uma “boa reprodutora” para lhe dar um herdeiro. Mas não para por aí: os requisitos se estendem até a idade e ao signo do zodíaco da “sortuda”.
Será que é fácil cumprir os requisitos?
As condições do barão descendente de Carlos II envolvem que a nova namorada seja, pelo menos, 20 anos mais jovem. Além disso, é preciso saber dançar dança de salão, jogar bridge e gamão e ainda fazer palavras cruzadas.

A lista possui 11 requisitos
De acordo com informações do jornal Daily Star, Benjamin mencionou algumas outras coisas que restringem ainda mais a lista. As mulheres não podem ser escorpianas e nem ter qualquer tipo de dependência química, seja em substâncias psicoativas ou álcool.
Ele também exige fatores relacionados à nacionalidade. Sua companheira não pode ser de países que comecem com a letra “I” ou que tenham a cor verdenas bandeiras. Escocesas também estão proibidas de se candidatarem a essa “oportunidade imperdível”.
“Não me importo com canadenses, americanas, alemãs e pessoas do norte da Europa, como gosto de chamar pessoas semelhantes. Acho que casar com uma esquimó não é para mim. O que eu preciso é de uma moça simples e simpática do interior, que saiba e entenda as coisas”, disse.
Há recompensas
Com esses inúmeros requisitos, é de se esperar que o aristocrata teria que oferecer algo. Segundo ele, a pretendente escolhida será recompensada com 50 mil libras esterlinas por ano, o que corresponde a mais de R$ 270 mil. O objetivo é que com o dinheiro a mulher administre sua propriedade em Somerset, na Inglaterra.

Essa é uma das propriedades da família Slade
Além disso, a namorada também terá direito a carro, casa, despesas pagas, alimentação e até férias. Não é como se fosse incomum que homens procurem por mulheres bem mais jovens para ter relacionamentos, mas Benjamin quis explicar o motivo.
“O imposto sobre herança é de 40% e a única maneira de eu transferir ela e a coleção de arte é deixá-la para minha esposa, livre de impostos, para que distribua aos meus parentes distantes. Ela também precisaria estar segurada, por isso precisamos de uma senhora pelo menos 20 anos mais jovem do que eu, pois não posso segurar uma esposa mais velha, então quanto mais jovem, melhor. Esta é a única maneira que resta para contornar o imposto sobre herança”, comentou.

O homem já colocou anúncios em jornais, criou perfis em aplicativos de relacionamento e até congelou seu esperma, mantendo a esperança de ter um filho homem
Aos 79 anos, o homem não está a procura somente do amor. Apesar de já ter uma filha com sua ex-esposa, Sahara Sunday Spain, o aristocrata britânico deixou claro que ainda quer ter um herdeiro do sexo masculino. Nesse caso, a exigência é que “tenha semelhança genética com um de seus ancestrais paternos”.
Confira a lista completa
- Deve ser uma “boa reprodutora”
- Pelo menos 20 anos mais jovem
- Nenhuma mulher escocesa
- Deve ser capaz de ter filhos homens (ele quer dois, “um herdeiro e um reserva”)
- Nada de comunistas ou lésbicas
- Nada de mulheres com dependência química
- Nada de mulheres do signo de escorpião
- Precisa ter licença para usar espingarda e para dirigir; licença de helicóptero é um bônus
- Capaz de administrar uma propriedade de 1.300 acres (cerca de 5,2 milhões de m²) e 2 castelos
- Mais de 1,68 m de altura
- Nenhuma mulher de países que começam com a letra I ou que tenham verde na bandeira
Comentários
Brasil
Papa Leão XIV divulga nova orientação para sexo no casamento

Papa Leão na FAO em Roma • 16/10/2025 REUTERS/Remo Casilli
Em um novo decreto assinado pelo papa Leão XIV, o Vaticano divulgou orientações para fiéis sobre a prática sexual no casamento, reconhecendo que o sexo não se limita apenas à procriação, mas contribui para “enriquecer e fortalecer” a “união exclusiva do matrimônio”.
A questão está intimamente ligada à finalidade unitiva da sexualidade, que não se limita a assegurar a procriação, mas contribui para enriquecer e fortalecer a união única e exclusiva e o sentimento de pertencimento mútuo.
O documento assinado pelo Dicastério para a Doutrina da Fé cita o Código de Direito Canônico e diz que uma visão integral da caridade conjugal é aquela que “não nega sua fecundidade”, ainda que deva “naturalmente permanecer aberta à comunicação de vida”.
O texto também prevê o conceito de consentimento livre” e “pertencimento mútuo”, assegurando a mesma dignidade e direitos ao casal.
“Um cônjuge é suficiente”
No decreto publicano em italiano, o Vaticano orientou 1,4 bilhão de católicos do mundo a buscarem o casamento com uma única pessoa para a vida toda e a não manterem relações sexuais múltiplas, estabelecendo que o casamento é um vínculo perpétuo e “exclusivo”.
Criticando a prática da poligamia na África, inclusive entre membros da Igreja, o decreto reiterou a crença de que o casamento é um compromisso para toda a vida entre um homem e uma mulher.
“Sobre a unidade do matrimônio – o matrimônio entendido, isto é, como uma união única e exclusiva entre um homem e uma mulher – encontra-se, ao contrário, um desenvolvimento de reflexão menos extenso do que sobre o tema da indissolubilidade, tanto no Magistério quanto nos manuais dedicados ao assunto”, diz o documento.
“Embora cada união conjugal seja uma realidade única, encarnada dentro das limitações humanas, todo matrimônio autêntico é uma unidade composta por duas pessoas, que requer uma relação tão íntima e abrangente que não pode ser compartilhada com outros”, enfatizou a Santa Sé.
Fonte: CNN
Comentários
Brasil
PF afasta delegado e policial em operação contra esquema de ouro ilegal no Amapá
Operação Cartucho de Midas apreende mais de R$ 1 milhão, € 25 mil e prende suspeito com arma restrita; movimentações acima de R$ 4,5 milhões reforçam indícios de lavagem de dinheiro.



Você precisa fazer login para comentar.