Conecte-se conosco

Cotidiano

Federação de Ginástica dos EUA diz que vai brigar para manter bronze de Jordan Chiles

Publicado

em

Equipe da ginasta americana conseguiu melhorar a nota dela por meio de um recurso apresentado fora do prazo

Jordan Chiles subiu ao pódio com Rebeca Andrade e Simone Biles
ANDRÉ DURÃO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO – 05.08.2024

Dirigentes da Federação de Ginástica dos Estados Unidos afirmaram que a CAS (Corte Arbitral do Esporte) não vai aceitar recurso para a decisão que anulou a revisão da nota de Jordan Chiles na final de solo da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Paris.

A entidade afirma que continuará atuando para que a ginasta mantenha a medalha de bronze que recebeu na cerimônia icônica na qual Chiles e Simone Biles (prata) fizeram reverência à campeã Rebeca Andrade.

“A Federação de Ginástica dos EUA recebeu mensagem da Corte Arbitral do Esporte na segunda-feira informando que suas regras não permitem que uma sentença seja reconsiderada mesmo quando novas evidências conclusivas são apresentadas”, afirmou comunicado da entidade. “Estamos profundamente decepcionados com a notificação e continuaremos a buscar todos os caminhos e processos de apelação possíveis, incluindo na Corte Federal da Suíça, para garantir a pontuação, a colocação e a atribuição de medalha justas para Jordan.”

A CAS anulou a revisão da nota de Chiles, que elevou a pontuação em 1 décimo e garantiu o bronze à ginasta, argumentando que o recurso foi feito 4 segundos depois do limite de um minuto para protestos. A federação americana contesta a decisão, afirmando que apresentou evidências de vídeo que mostravam que a técnica da equipe, Cecile Landi, apelou pela primeira vez 13 segundos antes do prazo.

A disputa sobre esses detalhes pode gerar uma batalha legal de meses ou anos. Novos recursos podem ser feitos no mais alto tribunal da Suíça, a Corte Federal do país, ou na Corte Europeia dos Direitos Humanos.

A FIG (Federação Internacional de Ginástica) divulgou na noite de sábado que respeitaria a decisão da corte e colocaria Ana Maria Barbosu, da Romênia, para o terceiro lugar. O COI (Comitê Olímpico Internacional) confirmou a decisão no domingo, anunciando o remanejamento da medalha.

O COI anunciou que entrará em contato com o Comitê Olímpico dos EUA para tratar da devolução do bronze de Chiles e vai tratar com o comitê romeno para organizar uma cerimônia em homenagem a Barbosu.

A FRG (Federação Romena de Ginástica) afirmou não ter pedido a retirada da medalha de Jordan Chiles e sugeriu a divisão do terceiro lugar não somente entre a americana e Barbosu, mas incluindo também Sabrina Maneca-Voinea. Ela terminou a final com a mesma pontuação de Barbosu e ficou atrás na classificação no critério de desempate.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo