O evento é mais um passo rumo à integração entre os países da América do Sul.

fecomercioDa redação, com Assessoria

Para debater temáticas relacionadas ao comércio, turismo e indústria com o fim de aprofundar o intercâmbio de experiências e discutir as normas aplicáveis para cada setor no Brasil, Bolívia e Peru, a Fecomércio/AC irá sediar nesta sexta – feira (21) às 16h, na sede da Fecomércio/AC na avenida Getúlio Vargas, o 3º Encontro Trifronteiriço de Empresários. O evento terá a participação de empresários de Pando e da região de Madre de Dios. Setul, Fieac e o consulado do Peru já confirmaram presença.

O evento é mais um passo rumo à integração entre os países da América do Sul, demandando das autoridades dos países envolvidos políticas de incentivo ao intercâmbio ou melhorando as já existentes, conforme o que recomenda a Associação Latino-Americana de Integração (Aladi).

A principal reclamação dos empresários que estavam no 1º encontro era da falta de informação nas questões de relações comerciais internacionais, o que levou à criação de um documento de linguagem simplificada e de fácil entendimento que foi apresentado em Puerto Maldonado, no Peru.

“Alguns já existem fornecendo orientações para três países, baseado nas peculiaridades comerciais de cada um”, explicou o superintendente da Fecomércio/AC, Egídio José Garó. “Vamos orientar os empresários nos procedimentos de exportação e importação”.

Também se discutiu entre os participantes a estruturação do turismo, criando-se o ermo “triângulo amazônico”, que considera três características do turismo da região: turismo de comércio em Cobija, turismo ecológico no Acre e turismo histórico no Peru. “Fomentando-se a atividade turística, as relações comerciais surgem naturalmente, trazendo benefícios econômico-financeiros às três partes”, disse o superintendente.

Comentários